Questões de Concurso Público Prefeitura de Monte Horebe - PB 2019 para Professor - Português
Foram encontradas 14 questões
Diante do exposto, compete à Escola, como um todo, a responsabilidade de considerar o lugar da língua no funcionamento geral da sociedade. Neste sentido, o Professor de Língua Portuguesa deve proporcionar aos alunos(as) o desenvolvimento:
I- Das competências, estratégias e habilidades em leitura e escrita requeridas, tanto pela efetiva inserção social, quanto pelo pleno exercício da cidadania. II- Da capacidade de refletir sobre a língua e, em decorrência, monitorar o próprio desempenho (oral ou escrito), nas diferentes situações de comunicação. III- De um corpo de conhecimentos sobre a língua e a linguagem capaz de motivar a construção de atitudes e valores éticos bem fundados.
Acerca do exposto, é VERDADE o que se afirma em:
I- Redimensionar o fazer escolar, a fim de que haja uma interação efetiva entre a escola e a vida. II- Procurar novas formas de acessar o conhecimento para que possa ensinar a ler e escrever de forma crítica, contribuindo para a formação da cidadania e da ética. III- Conceber uma Escola, cuja prática pedagógica do(a) professor(a) sinaliza para um desempenho no ensino de língua, com base numa lógica transmissiva e unidirecional.
Em face do exposto é VERDADE o que se afirma apenas em:
Neste sentido, analise as proposições a seguir e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) O ser humano é cercado de linguagens por todos os lados ou, ainda, ele é a própria linguagem, pois expressa a si mesmo e o mundo onde vive, criando-o e recriando-o. ( ) As várias nuances da língua/linguagem, no tocante às suas diversas funções, exige de cada usuário habilidades específicas, quanto ao uso e compreensão da linguagem. ( ) O ensino de Língua Portuguesa não deve ultrapassar o âmbito da escola e é neste espaço que o professor(a) deve ser visto como o “Senhor da Verdade”.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:
Nessa visão centrada sobre o ensino de língua portuguesa, podemos afirmar que:
I- O foco das atenções se restringia ao domínio da morfossintaxe, com ênfase no rol das classificações e de suas respectivas nomenclaturas. II- Os efeitos de sentido pretendidos pelos interlocutores e as finalidades comunicativas presumidas para os eventos verbais eram prioridade no processo de ensino e aprendizagem. III- As relações entre língua e seus contextos de uso tinham mais visibilidade, implicando em maior produção e expressão da cultura de cada comunidade e colocando os interlocutores em interação.
É VERDADE o que se afirma apenas em:
Neste sentido, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) O caráter inovador e plural dos estudos sobre esta área é de significativa relevância para o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os desafios postos à educação formal na contemporaneidade. ( ) As concepções de práticas letradas como estruturantes de propostas pedagógicas são muito importantes para integrar a escola ao contexto sócio-histórico e para viabilizar um currículo articulado e flexível. ( ) O corriqueiro ensino de conteúdos, mesmo descontextualizados, está vinculado a questões concretas do cotidiano dos alunos e lhes permitem refigurarem os seus conceitos sobre língua/linguagem.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. É preciso:
I- Conceder espaço e voz ao educador no sentido de obter perspectivas reais para a situação da escola pública. II- Refletir sobre as concepções, valores e opiniões acerca do papel da escola pública. III- Interagir com as complexas demandas sociais para a efetiva contribuição à reflexão da coletividade dos que fazem e pensam a educação.
Está CORRETO o que se afirma em:
Nesta perspectiva, considerando-se a informação da citação acima, a alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Leia o texto “Convite”, a seguir:
Poesia É brincar com palavras Como se brinca Com bola, papagaio, pião. Só que Bola, papagaio, pião De tanto brincar Se gastam. As palavras não: Quanto mais se brinca com elas Mais novas ficam. Como água do rio Que é água sempre nova, Como cada dia, Que é sempre um novo dia! Vamos brincar de poesia. (José Paulo Paes. Poemas para brincar. São Paulo: Ática,1991).
Neste sentido, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) Ler um poema é decodificar palavras, sendo suficiente, apenas, identificar os aspectos formais para a construção dos sentidos do texto e sua utilização em práticas sociais. ( ) Há uma multiplicidade de perspectivas em relação à produção e à leitura de um texto poético, pois “quanto mais se brinca com elas [as palavras] como água do rio/ é água sempre nova”. ( ) Ler um poema significa propor ao leitor um diálogo que envolva os sentidos, as emoções e o intelecto, interagindo com os contextos sócio-históricos em que se inscrevem esses enunciados e as atitudes responsivas do leitor.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:
Leia o texto a seguir:
- Estou com vontade de ganhar na loteria de novo. - O quê? Você já ganhou? - Não! Mas, já tive essa vontade antes.
Analise as proposições:
I- O discurso humorístico tem por objetivo provocar o entretenimento no interlocutor; em razão disto, não deve fazer parte da diversidade textual em sala de aula, pois impede a construção do letramento escolar. II- Acomicidade da piada acontece em razão da ambiguidade da palavra que a expressão “de novo” determina. III- O riso do texto é provocado pela interferência do sistema de ideias no enunciado, pois se sobrepõem sentidos independentes.
Está CORRETO o que se afirma em:
( ) Prevalece a intensificação das relações sociais como uma nova forma de estar em uma sociedade em rede, participante desse espaço que, em essência, é interativo. ( ) O crescimento vertiginoso das tecnologias digitais, entretanto, tem prejudicado o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. ( ) O processo de globalização que se reflete, sobremaneira na escola, aponta para a necessidade de propostas didático pedagógicas que vençam os desafios que emergem das rodas do progresso tecnológico.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas. O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
Neste sentido, a escrita deve ser um (a)
I- As mudanças decorrentes da tecnologia, que se encaixam em mudanças sociais mais amplas, não impactam a linguagem e as práticas comunicativas na escola. II- A tecnologia faz parte das experiências vividas pelas pessoas, desde engajar-se numa infinidade de sites de redes sociais com amigos, no trabalho, nos estudos, provocando a transformação digital das atividades cotidianas. III- As novas concepções do ensino de língua incluem a diversidade de gêneros digitais para a construção do letramento escolar e os espaços online são locais importantes de aprendizagem múltipla.
É VERDADE o que se afirma apenas em:
Neste sentido, entendemos que:
( ) A adesão crescente das pessoas aos ambientes digitais e a facilidade de gerar e propagar conteúdos nesses ambientes ocasionam tendências que podem modificar o cenário social. ( ) Hoje, além das plataformas tradicionais, como TV, rádio e mídia impressa, em geral, contamos com um elenco digital, cada vez mais extenso, de tecnologias e plataformas que colaboram com o processo de ensino e aprendizagem. ( ) A pedagogia dos multiletramentos deve impedir/disciplinar o uso da internetês na internet, pois podem transformar os hábitos institucionais de ensinar e aprender.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas. O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa:
Desta forma, entendemos que:
I- Há uma relação intrínseca entre cada um de nós e o seu Outro e a nossa identidade, enquanto professor(a), reside no duplo movimento de ensinar e aprender como forma de perpetuidade. II- Ensinar Língua Portuguesa é uma ação que se estabelece na prática do ensino da gramática, estabelecendo uma relação pedagógica que se completa pelo ato de aprender regras e normas. III- O fazer educativo, situado no princípio das relações sociais, culturais e históricas, requer formas plurais de ensino, para que se instaurem processos de desenvolvimento integral, fortalecidos pelo afeto, pelo amor e pela “alegria de ensinar”.
Analise as proposições acima. É verdade o que se afirma apenas em: