Questões de Concurso Público Prefeitura de Soledade - PB 2024 para Professor com Licenciatura em Educação Artística
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Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA quanto à mudança no artigo 4º da LDB 9.394/1996:
Sobre o método sintético assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA quanto à sequência dos estágios do desenvolvimento postulados por Wallon em sua teoria.
Considerando o texto, analise as proposições sobre a colaboração da direção e da coordenação pedagógica na cooperação para oportunizar as melhores práticas:
I- O histórico da comunidade é considerado no projeto político-pedagógico da escola. II- Os alunos apresentam à dupla gestora a realidade de suas comunidades de pertencimento para somar aos planejamentos e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem. III- Os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital são valorizados para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Sobre a colaboração para as melhores práticas junto aos participantes da comunidade escolar, é CORRETO o que se afirma em:
Considerando a citação, analise as proposições sobre a elaboração dos pilares da abordagem teórica de Vygotsky:
I- As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. II- O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. III- A relação homem/mundo é entendida como não-mediada por sistemas simbólicos.
Sobre os pilares do pensamento de Vygotsky é CORRETO o que se afirma em:
I- Os deveres e a viabilização ao direito fundamental à educação com a tríplice natureza da finalidade desta, são: o pleno desenvolvimento do educando, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. II- A educação como processo intencional deve contribuir para que o organismo psicológico do aprendiz se desenvolva numa trajetória única e estável. O nível cognitivo volta-se para a não-assimilação de certos conhecimentos e de certas operações mentais. III- A primeira etapa da trajetória do desenvolvimento educacional corresponde às aprendizagens desenvolvidas na fase inicial da evolução da criança.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. II- Um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos –, também a vida mental pode ser concebida como evoluindo na direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto. III- O desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Assim, do ponto de vista da inteligência, é fácil se opor à instabilidade e incoerência relativa às ideias infantis e à sistematização de raciocínio do adulto. No campo da vida afetiva, notou-se, muitas vezes, por que o equilíbrio dos sentimentos diminui com a idade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Observe a lista de perguntas abaixo:
I- Que tipo de conhecimento caracteriza a arte? II- Qual a função da arte na sociedade? III- Qual a contribuição específica que a arte traz para a educação do ser humano? IV- Como as contribuições da arte podem ser significativas e vivas dentro da escola? V- Como o professor de arte pode adequar suas perspectivas em relação ao estudo da matemática? VI- Como se aprende a criar, experimentar e entender a arte e qual a função do professor nesse processo?
Dentre as perguntas acima, qual(is) está(ão) entre as elaboradas nos PCNs – ARTE e faz(em) parte do pensamento que, atualmente, fundamenta o currículo escolar dessa disciplina?
I- As práticas de ensino de Arte apresentam níveis de qualidade tão diversificados no Brasil que em muitas escolas ainda se utilizam, por exemplo, modelos estereotipados para serem repetidos ou apreciados, enriquecendo o universo cultural do aluno. II- Em conjunto com as outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de Arte podem-se problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados à ética; ao meio ambiente; à orientação sexual; à saúde; ao trabalho, consumo e cidadania; à comunicação e tecnologia informacional; à pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar. III- A Arte na escola não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos ante os problemas vitais que estão presentes na sociedade de nossos dias, e também não constitui uma possibilidade para os alunos exercitarem suas corresponsabilidades pelos destinos de uma vida cultural individual e coletiva mais digna, sem exclusão de pessoas por preconceitos de qualquer ordem.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
“A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural”.
Assinale a alternativa abaixo que contém três dessas dimensões.