Questões de Concurso Público CISOP 2022 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 20 questões
( ) A fenda triangular médio-posterior é a fenda típica da disfonia por tensão muscular.
( ) Na fenda triangular ântero-posterior predomina a hipocontração ou hipocinesia da laringe.
( ) A maioria das fendas glóticas, especialmente as triangulares, responde positivamente à fonoterapia.
( ) A fenda triangular anterior está restrita à região da área respiratória da laringe.
A sequência correta de cima para baixo é:
( ) A avaliação dos componentes do sistema estomatognático é complementada pela palpação da musculatura elevadora e abaixadora da mandíbula, bem como dos músculos cervicais.
( ) Quando presente, a DTM caracterizase por dores nas articulações temporomandibulares, nos músculos mastigatórios, sintomas auditivos, limitação dos movimentos mandibulares, oclusão estática e dinâmica anormais.
( ) Passar suavimente a língua nas papilas palatinas, com movimentos lentos no sentido Antero-posterior, aproximando a ponta da papila alveolar e recuando ao final das papilas com os dentes desocluídos e lábios selados, por alguns minutos é um exercício indicado para relaxar a musculatura abaixadora da mandíbula, aliviando a dor em qualquer tipo de DTM.
( ) Os fatores etiológicos das desordens temporomandibulares são problemas oclusais, neuromusculares e emocionais, associados ou não.
A sequência correta de cima para baixo é:
( ) Indivíduos com dislexia nunca apresentam déficits cognitivos e de desempenho acadêmico em outras áreas como a atenção, a matemática e a expressão escrita.
( ) A dislexia do desenvolvimento não é considerada um distúrbio de origem genética.
( ) O distúrbio de aprendizagem é sinônimo de dificuldade de aprendizagem.
( ) Na dislexia do desenvolvimento, o distúrbio fonológico sempre está presente antes do início da escolarização.
A sequência correta de cima para baixo é:
( ) A TAN deve ser realizada, preferencialmente, nos primeiros dias de vida (24h a 48h) na maternidade, e, no máximo, durante o primeiro mês de vida, a não ser em casos quando a saúde da criança não permita a realização dos exames
( ) No caso de neonatos e lactentes com indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA), justifica-se a realização do Potencial Evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) como primeira escolha devido à maior prevalência de perdas auditivas retrococleares não identificáveis por meio do exame de Emissões Otoacústicas (EOA).
( ) O registro das EOA deve ser realizado mais do que duas vezes. Na persistência da falha, realizar EOA três meses depois.
( ) A realização da etapa de reteste das EOA deverá acontecer no período de até 30 dias após o teste.
A sequência correta de cima para baixo é: