Questões de Concurso Público PC-RJ 2011 para Perito Legista, Genética Forense

Foram encontradas 25 questões

Q252153 Medicina Legal
Uma população pode evoluir (mudar as frequências de genes) sem que necessariamente a seleção natural esteja agindo sobre ela. Uma situação que ilustra esse tipo de evolução é a deriva gênica que leva à fixação de certos alelos devido a eventos aleatórios não previsíveis.

Um fator que reconhecidamente favorece a evolução por deriva gênica é:

Alternativas
Q252155 Medicina Legal
A sexagem de restos mortais ou de manchas de sangue, lança mão da amplificação do gene da amelogenina, que se localiza nos cromossomos sexuais.
Normalmente o gene da amelogenina apresenta uma diferença de seis nucleotídeos entre homens e mulheres, sendo que o alelo masculino é maior que o feminino.
Em um teste de sexagem usando iniciadores da amelogenina, a partir de uma amostra de mancha de sangue, somente um alelo foi amplificado. Isso significa que:

Alternativas
Q252156 Medicina Legal
Algumas subpopulações de Drosophila melanogaster exibem variações alélicas da enzima álcool desidrogenase em função da altitude, sendo que a frequência do alelo Adh-F aumenta com a altitude.
Os dados da tabela a seguir mostram as frequências de Adh-F de sete populações de cerca de 300 moscas cada, capturadas na montanha, no sopé da montanha e na planície.

Imagem associada para resolução da questão

Usando a estatística de F de Wright, assinale a alternativa que apresenta a FSA (frequência da subpopulação dentro de cada altitude) e a FST (frequência da subpopulação relativa ao total).

Alternativas
Q252158 Medicina Legal
Um gene autossômico de um indivíduo em uma população de 500 pessoas sofre uma mutação que gera um alelo neutro.
Assinale a alternativa que indica a probabilidade de que esse alelo seja oportunamente fixado na população por meio de deriva gênica.

Alternativas
Q252159 Medicina Legal
A análise de haplótipos do cromossomo Y por amplificação e genotipagem é muito informativa nos casos em que se deseja estabelecer vínculos familiares em linhagens patrilineares.

Assinale a alternativa que descreva a característica do cromossomo Y, na qual se baseia o procedimento.

Alternativas
Q252163 Medicina Legal
Há muitas vantagens em usar polimorfismos de único nucleotídeo (SNPs) em investigações de paternidade ou de identidade em comparação com o método de STR. No entanto, uma desvantagem é a necessidade de analisar pelo menos 40-50 marcadores de SNP em vez de 13-15 lócus com o método de STR.

A principal razão para se usar quase três vezes mais SNPs deve-se:

Alternativas
Q252165 Medicina Legal
Na técnica de RFLP para determinação de paternidade é comum reservar uma raia no sistema de eletroforese em gel de agarose para uma amostra que consiste na mistura do DNA digerido do suposto pai e o DNA digerido do(a) suposto(a) filho(a).

Assinale a alternativa que apresente a razão de tal procedimento.

Alternativas
Q252166 Medicina Legal
O lócus polimórfico HPRTB tem localização cromossomial Xq26. Frequentemente esse lócus compõe o conjunto de marcadores de STR na investigação de vínculo familiar por genotipagem.

Assinale a alternativa em que esse marcador não é informativo.

Alternativas
Q252167 Medicina Legal
Em um caso no qual se realizou a genotipagem por STR de um pai biológico e seu filho, o resultado mostrou que havia exclusão em somente um dos 15 lócus testados.
Sabendo-se que o pai era autenticamente o pai biológico da criança, assinale a alternativa que explica corretamente o resultado obtido.

Alternativas
Q252168 Medicina Legal
Os iniciadores (primers), usados para amplificar por PCR os microssatélites (STR), são desenhados de modo a hibridar-se (anelar-se) com o DNA a ser amplificado.

Assinale a alternativa que indique o sítio da região polimórfica na qual os primers deverão se anelar.

Alternativas
Q252169 Medicina Legal
Em um caso de investigação de paternidade por genotipagem, o suposto pai (SP) já havia falecido. Uma mulher (M) apresentou- se com um filho (F) alegando que SP era o pai biológico de F. Além de M e F, estavam disponíveis para essa investigação os pais de SP, o avô (Vô), a avó (Vó) e seu irmão (I).
Com a finalidade de determinar se SP era pai biológico de F, assinale a alternativa que indica a estratégia mais indicada.

Alternativas
Q252171 Medicina Legal
Dentre as vantagens em se usar o DNA mitocondrial, para a investigação de vínculos familiares em humanos, estão a sua maior resistência à degradação e ao alto número de cópias por célula.

Dentre as desvantagens, é correto citar:
Alternativas
Q252173 Medicina Legal
A tabela a seguir mostra os genótipos obtidos da análise de vários lócus das partes que participaram de uma investigação de paternidade, sendo estas a mãe (M), o filho 1 (F1) e o filho 2 (F2). O suposto pai (SP) havia falecido.

Examinando os alelos obtidos é possível reconstituir os genótipos paternos em cada lócus analisado.

Imagem associada para resolução da questão

Os genótipos de SP são:


Alternativas
Q252174 Medicina Legal
Nos desastres aéreos, muitas vezes os corpos ficam carbonizados e frequentemente ocorrem mutilações resultando na mistura de restos das vítimas. Nesses casos, para identificá- las, recorre-se à tipagem do DNA mitocondrial.
A análise do DNA mitocondrial é recomendada porque este é mais resistente à degradação do que o DNA nuclear, além de que as células têm muitas cópias deste. Para se estabelecer a identidade, os resultados obtidos são comparados ao DNA mitocondrial dos familiares das vítimas.
Assinale a alternativa que indica o familiar que não poderia ser selecionado para comparação.

Alternativas
Q252175 Medicina Legal
O teste específico de Uhlenhuth é geralmente empregado com a finalidade de determinar:

Alternativas
Q252176 Medicina Legal
Ao encontrar pelos no local de um crime é possível analisá-los microscopicamente e tecer considerações sobre sua origem.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q252177 Medicina Legal
Ao pesquisar uma determinada fibra, o analista detectou a presença de queratina.
O perito concluiu, então, que:
Alternativas
Q252178 Medicina Legal
Em um caso de estupro foram colhidas três amostras para análise de DNA:

Amostra 1: esfregaço genital da vítima;
Amostra 2: raspado bucal da vítima;
Amostra 3: raspado bucal de um suspeito.

A razão para colher a amostra 2 nesse caso é:

Alternativas
Q252179 Medicina Legal
Tanto o teste de Kastle-Meyer (fenolftaleína) quanto o teste do luminol (3-amino-ftalhidrazida) dependem de reações de oxidação.

Essas reações são catalisadas:

Alternativas
Q252180 Medicina Legal
Considerando-se que um mililitro de ejaculado contém cem ou mais milhões de espermatozóides, poder-se-ia concluir que o exame por microscopia óptica de um pequeno volume de água no qual o material suspeito foi imerso constituiria a melhor maneira para identificar uma mancha como sêmen. No entanto, um resultado negativo não elimina a possibilidade de que a mancha possa ser de fato sêmen.

As afirmativas a seguir se aplicam a essa situação, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: A
5: B
6: B
7: C
8: D
9: A
10: C
11: C
12: E
13: B
14: A
15: C
16: B
17: B
18: C
19: D
20: E