Questões de Concurso Público Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS 2019 para Secretário de Escola
Foram encontradas 40 questões
Texto 1
Analise as assertivas a seguir acerca do exposto no texto:
I. Ao longo do texto, a autora critica a exposição desnecessária e a busca por algo parecido com a fama, medido através das respostas dos seguidores em redes sociais.
II. Para a autora, se uma experiência de vida não for registrada em fotos e postada nas redes sociais, ela não tem verdadeiro valor pessoal.
III. A autora considera que, no mundo atual, as pessoas se entregam demais a sentimentos negativos e agradecem pouco pelo que têm, sendo que, na verdade, devemos buscar estarmos sempre bem e em paz com nossa vida.
Quais estão corretas?
Texto 1
Texto 1
Texto 1
Texto l
Texto ll
Analisando as relações entre os Textos 1 e 2, analise as assertivas a seguir:
I. O Texto 1 e o Texto 2 são antagônicos, na medida em que o Texto 1 apoia o uso das redes sociais e o Texto 2 o critica.
II. O Texto 1 e o Texto 2 são complementares, uma vez que ambos criticam de forma direta, através de expressões verbais, o uso das redes sociais.
III. O Texto 1 faz uma crítica aberta ao uso ostensivo das redes sociais, ao passo que o Texto 2 faz uma alusão crítica e bem-humorada ao seu uso.
Quais estão corretas?
Considerando os quadrinhos do cartunista argentino Quino, analise as assertivas a seguir:
I. Mafalda apresenta uma perspectiva mais crítica e reflexiva acerca da humanidade do que seu amigo, que faz apenas um comentário eventual.
II. Mafalda deixa implícito, no segundo quadrinho, que o mundo não está satisfeito com a forma como as pessoas estão agindo.
III. O amigo de Mafalda, por conhecer bem a amiga, acha seu comentário engraçado, o que se percebe por sua expressão no segundo quadrinho.
Quais estão corretas?
Considerando o primeiro quadrinho, tem-se a ocorrência da palavra “que” três vezes. Analise as assertivas abaixo a respeito dessas ocorrências e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na primeira ocorrência, a palavra “que” é empregada como conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada.
( ) Em sua segunda ocorrência, a palavra “que” é empregada como um pronome relativo, introduzindo uma oração subordinada adjetiva.
( ) Em sua terceira ocorrência, a palavra “que” indica sentido de proporção, introduzindo uma oração subordinada adverbial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise os exemplos a seguir sobre os direitos assegurados aos servidores públicos municipais através da Lei Orgânica, assinalando A, para os que estão de acordo com o texto legal, ou D, para os que estão em desacordo.
( ) Para passar mais tempo com o filho e aumentar sua renda, Bianca solicitou trabalhar à noite, pois o salário nesse turno é superior ao do dia.
( ) O município não oferece salário família para os dependentes dos servidores.
( ) Luisa e Antonio são colegas de trabalho, desempenhando a mesma função; ela tem 32 anos e é solteira; ele, 28 e é casado. Ambos recebem vencimentos idênticos.
( ) Breno precisou buscar alguém para cuidar de seu filho de cinco anos, já que o menino atingiu a idade limite considerada para ter direito à creche.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a eles o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
III. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
Quais estão corretas?