Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe - PE 2024 para Médico Urgência e Emergência Hospitalar

Foram encontradas 20 questões

Q2405474 Medicina
Os pacientes com taquiarritmias podem procurar o departamento de emergência por diversos sintomas, não sendo possível, apenas pelo quadro clínico, identificar alguma arritmia presente. Entre as principais manifestações estão mal-estar inespecífico, dor torácica, dispneia, palpitações, alterações do nível de consciência e hipotensão. Sobre a patologia ora descrita, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2405475 Medicina
Os termos “urgências hipertensivas” (UH) e “emergências hipertensivas” (EH) surgiram em 1993, a partir do V Joint National Committee on Detection Evaluation and Treatment of High Blood Pressure, como proposta de classificação funcional das crises hipertensivas. No que se refere a crises hipertensivas, analise os itens a seguir:

I. O principal diagnóstico diferencial das crises hipertensivas são as chamadas pseudocrises hipertensivas, na qual, tais pacientes devem ser tratados com repouso, analgésicos ou tranquilizantes, e não com agentes anti-hipertensivos.
II. Os achados de retinopatia hipertensiva aguda incluem transudatos periarteriolares, lesões epiteliais pigmentares da retina, edema do disco óptico e macular, exsudatos algodonosos e moles.
III. Entre as metas pressóricas nas emergências hipertensivas, em casos de AVC hemorrágico, a PA deve ser mantida entre < 180 mmHg de sistólica e < 105 mmHg de diastólica.

Mediante a análise dos itens supracitados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405476 Medicina
Bacteriúria assintomática é definida pelo isolamento de bactérias na urina, em contagens significativas, porém sem sintomas locais ou sistêmicos. Raramente requer tratamento, com exceção de certas populações. De acordo com a temática, são considerados pacientes com bacteriúria assintomática com indicação de tratamento, exceto: 
Alternativas
Q2405477 Medicina
A hemorragia digestiva alta (HDA) possui incidência de 48 a 172 casos a cada 100.000 habitantes ao ano, e é responsável por cerca de uma internação a cada 10.000 adultos/ano. Ocorre duas vezes mais frequentemente em homens do que em mulheres. A mortalidade associada à HDA varia entre 1,9 e 2,5%. Sobre o assunto, assinale a alternativa em que consta corretamente apenas etiologias de hemorragia digestiva alta.
Alternativas
Q2405478 Medicina
Usualmente, a apresentação clínica da hipercalcemia reflete a causa desta, assim como é dependente de sua gravidade e velocidade de instalação. No que se refere à hipercalcemia, correlacione as lacunas com os mecanismos e as causas correspondentes:

I – Hiperparatireoidismo. II – Hipercalcemia hipocalciúrica familiar. III – Excesso de vitamina D.

( ) Mutação no receptor sensor de cálcio. ( ) Tuberculose, hanseníase, histoplasmoses, granulomatose de Wegener e sarcoidose. ( ) Adenoma, hiperplasia e carcinoma.
Alternativas
Q2405479 Medicina
São denominadas farmacodermias as reações adversas a medicamentos que apresentam em sua evolução acometimento cutâneo. Além de serem uma importante causa de procura ao departamento de emergência (DE), são também uma frequente complicação em pacientes hospitalizados. No que se refere a farmacodermias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405480 Medicina
Neutropenia febril é uma condição com elevada morbimortalidade, habitualmente associada à quimioterapia citotóxica, definida pela ocorrência de febre em pacientes com contagem absoluta de neutrófilos menor que 500 células/µL, ou com expectativa de decréscimo abaixo de 500 células/µL nas próximas 48 horas. De acordo com a temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405481 Medicina
A síndrome de lise tumoral (SLT) é uma emergência oncológica que se caracteriza por um conjunto de distúrbios hidroeletrolíticos (DHE), que surge devido à rápida destruição de um grande número de células malignas, liberando seu conteúdo intracelular na circulação. Quanto aos distúrbios eletrolíticos metabólicos na síndrome de lise tumoral, assinale a alternativa que apresenta corretamente como são considerados. 
Alternativas
Q2405482 Medicina
A síndrome da veia cava superior (SVCS) consiste no conjunto de sinais e sintomas resultantes da obstrução parcial ou total do fluxo de sangue pela veia cava superior. As principais etiologias da SVCS podem ser divididas em malignas (60-85% dos casos) e benignas (até 40% dos casos). Sobre a patologia em questão, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405483 Medicina
Marcos, 23 anos, portador de diabetes mellitus tipo I, é levado à UPA devido a quadro de dor abdominal, náuseas e vômitos há 2 horas. Ao exame, constatou-se que o paciente se encontra taquipneico, com extremidades frias, pulsos periféricos palpáveis, desorientado e letárgico.
Durante a triagem, o paciente apresentou pressão arterial de 100/85 mmHg, frequência cardíaca de 136 bpm, Glasgow 11 e gasometria arterial constando PH 7,9; HCO3- 4mmol/L e Sat02 96%.
De acordo com o caso clínico ora apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405484 Medicina
Uma pessoa com tosse por mais de 3 semanas é considerada sintomática respiratória e deve ser investigada. A tuberculose pulmonar é a mais frequentemente observada e é a forma clínica mais importante em termos de saúde pública, especialmente a bacilífera, pois mantém a cadeia de transmissão da doença. Acerca da patologia em questão, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405485 Medicina
Acerca do acidente vascular cerebral (AVC), assinale a alternativa que descreve corretamente os achados do AVC de artéria cerebral média.
Alternativas
Q2405486 Medicina
As definições de sepse foram estabelecidas no início da década de 1990, com o intuito de aumentar a sensibilidade para o seu diagnóstico e, recentemente, em 2016, foram aperfeiçoadas para aumentar também sua especificidade. Sobre os escores para a triagem de sepse, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405487 Medicina
No que se refere ao estado de mal epiléptico, pode-se afirmar que
Alternativas
Q2405488 Medicina
.Os pacientes com demência apresentam um declínio em pelo menos um dos seguintes domínios: memória e aprendizagem, função executiva, linguagem, cognição social, atenção complexa e funções motoras, prejudicando, assim, a capacidade do paciente de viver de forma independente. No que se refere a demências senis, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2405489 Medicina
Somente achados clínicos isolados apresentam desempenho insatisfatório para o diagnóstico de trombose venosa profunda (TVP); o uso de critérios específicos são um grande auxílio. Dentre esses critérios, o de Wells para TVP é o de melhor validação. Sobre o assunto, assinale a alternativa que descreve corretamente, segundo o critério de Wells, o quadro de um paciente com alta probabilidade de diagnóstico de TVP.
Alternativas
Q2405490 Medicina
Choque é a expressão clínica da hipóxia celular, tecidual e orgânica. É causado pela incapacidade do sistema circulatório de suprir as demandas celulares de oxigênio, por oferta inadequada de oxigênio (DO2) e/ou por demanda tecidual aumentada de oxigênio (VO2). Sobre o manejo do paciente chocado, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2405491 Medicina
Sobre o manejo da hipertensão intracraniana no departamento de emergência, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2405492 Medicina
Paulo, 62 anos, é levado ao departamento de emergência devido a quadro de dor precordial há 1 hora, associado a episódios de fraqueza muscular ascendente, que se iniciava nas pernas e irradiava para o tronco e MMSS. Paciente portador de insuficiência renal crônica. Durante a triagem do paciente, foi realizado o ECG abaixo: 


Imagem associada para resolução da questão



Assinale a alternativa com a conduta mais eficaz para o paciente em questão.
Alternativas
Q2405493 Medicina
Oclusão arterial aguda (OAA) é uma emergência vascular caracterizada pela súbita oclusão de uma artéria de qualquer calibre, culminando na perda de irrigação e isquemia do segmento corporal correspondente. Acerca do assunto em questão, analise os itens a seguir:

I. A embolectomia cirúrgica (com cateter de Fogarty®) restabelece rapidamente o fluxo sanguíneo através da retirada mecânica dos trombos; apresenta resultados melhores nos quadros embólicos de localização distal.
II. A síndrome compartimental ocorre em cerca de 30% dos pacientes submetidos à revascularização após uma oclusão arterial aguda; trata-se de emergência que pode levar à perda do membro e ao óbito, se não for prontamente reconhecida e abordada.
III. O principal diagnóstico diferencial da oclusão arterial aguda são as tromboses venosas agudas complicadas (flegmasia cerulea dolens e flegmasia alba dolens).


Mediante a análise dos itens supracitados, analise a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: C
6: A
7: D
8: B
9: A
10: C
11: B
12: D
13: C
14: A
15: D
16: B
17: A
18: C
19: D
20: B