Questões de Concurso Público Prefeitura de Chapecó - SC 2011 para Assistente Social
Foram encontradas 40 questões
I - Fica assegurado à pessoa portadora de deficiência o direito de se inscrever em concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.
II - O candidato portador de deficiência, em razão da necessária igualdade de condições, concorrerá a todas as vagas, inclusive nos casos de provimento de cargo em comissão de livre nomeação e exoneração, sendo reservado no mínimo o percentual de cinco por cento do quadro profissional.
I- Realizar crítica pública à colega e a outros profissionais, de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.
II- Mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberação de carga horária de subordinado, para fim de estudos e pesquisas que visem ao aprimoramento profissional, bem como de representação ou delegação de entidade de organização da categoria e outras, dando igual oportunidade a todos.
I- Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e comando único das ações em cada esfera de governo.
II - Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações somente em alguns níveis pré- determinados.
III - Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
Está(ão) CORRETO(S):
I -Têm como protagonistas históricos os agentes filantrópicos e as organizações comunitárias.
II - Estruturam-se a partir do espaço público em função de necessidades tidas como direitos dos indivíduos.
A complexidade da dinâmica do real requer do profissional uma visão crítica que lhe possibilite uma compreensão da realidade, que apreenda os limites e possibilidades para uma ação transformadora. Quando menciona-se a visão crítica e ação transformadora não se pretende assumir a mudança social somente a partir da profissão, mas enfatizar a competência do assistente social, cuja prática possui uma dimensão ___________. Ser competente requer domínio teórico-metodológico, visão crítica e compromisso social.
A ______________ e a fragmentação são características históricas da Assistência Social no Brasil. Mesmo com a Constituição de 1988 e a aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, que são considerados divisores de águas entre o feitiço da ajuda e a criação de uma política públicas, constitutiva de direitos, essas marcas não foram totalmente superadas.