Questões de Concurso Público Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás - GO 2023 para Professor Pedagogo
Foram encontradas 24 questões
I Na escola, a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. II Quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços estará conquistando em relação aos alunos, pois, desse modo, eles se sentirão mais curiosos e mobilizados para transformar a realidade. III A relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da empatia com seus alunos e de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir.
Assinale a alternativa correta.
I A função de articulação desempenhada pelo coordenador pedagógico abrange os professores, os familiares de alunos, os estudantes, a legislação educacional e o projeto político-pedagógico da escola. II No cotidiano escolar, o coordenador pedagógico tem a atribuição de avaliar e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem e organizar eventos e festividades. III O coordenador pedagógico deve mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola e levar os professores a ressignificar suas práticas, resgatando a autonomia docente, sem desconsiderar a importância do trabalho coletivo.
Assinale a alternativa correta.
I A dificuldade de compreensão de textos atinge apenas o grupo dos idosos, pois não tiveram acesso à educação formal na idade própria.
II Os analfabetos funcionais, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples ou de realizar operações matemáticas básicas.
III Indivíduos funcionalmente alfabetizados são aptos a analisar gráficos de duas variáveis.
IV Políticas de combate ao analfabetismo devem considerar a ideia de educação ao longo da vida, garantindo o acesso à educação de qualidade a crianças, jovens, adultos e idosos.
Assinale a alternativa correta.
I De acordo com a abordagem sociocultural, o princípio da escola democrática visa ao afrouxamento das normas disciplinares. O aluno é o centro do processo de ensino e aprendizagem e o professor é seu facilitador, fornecendo condições para a aprendizagem. Essa abordagem prioriza as relações, em detrimento dos conteúdos.
II Conforme a abordagem cognitivista, o que importa é a interação do sujeito com o objeto, sendo a aprendizagem decorrente da assimilação do conhecimento pelo sujeito e da modificação de estruturas mentais já existentes.
III A abordagem comportamentalista enfatiza os recursos didáticos que são selecionados, organizados e aplicados pelo professor, garantindo a eficiência e a eficácia do ensino. O sujeito é produto do meio e, portanto, pode ser controlado por meio da transmissão do conhecimento. Já as mudanças de conduta ocorrem por meio do processo educativo.
IV Segundo a abordagem humanística, o processo de ensino e aprendizagem não se restringe à educação formal. Escola e sociedade são espaços possíveis de aprendizado. A educação é percebida como um ato político e deve levar o sujeito a uma consciência crítica da realidade. O professor e o aluno constroem um conhecimento crítico, reflexivo e compartilhado.
V De acordo com a abordagem tradicional, a escola é o lugar ideal para a realização da educação. O ensino é centrado no professor e a relação professor‐aluno baseia‐se no respeito à sua competência técnica, em uma perspectiva hierárquica. A prática educativa, por sua vez, está focada na transmissão do saber acumulado pela humanidade ao aluno.
Assinale a alternativa correta.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que não apresenta um fator condicionante envolvido na dificuldade de aprendizagem de João.
Internet: <http://www.filosofianaescola.com.br>
Assinale a alternativa que apresenta a teoria da
aprendizagem satirizada pela charge acima.
I Como estratégia de política cultural, o planejamento caracteriza-se como uma prática que questiona (de forma hipercrítica) os discursos culturais que moldam as experiências, as relações, os gestos e os gostos cotidianos.
II Em uma perspectiva tradicional, o planejamento de ensino confere maior eficiência às atividades educacionais, visando ao alcance das metas estabelecidas em determinado prazo.
III A perspectiva crítico-dialética do planejamento adota o diálogo como estratégia de mudança da educação escolar, valorizando a participação, o poder coletivo e a formação da consciência crítica a partir da reflexão sobre a prática transformadora.
IV Quando o planejamento de ensino é um roteiro aplicado a qualquer realidade, um guia sempre retomado, servindo para anos e anos, é associado a uma concepção tecnicista de planejamento.
A quantidade de itens certos é igual a