Questões de Concurso Público IPREMM - SP 2019 para Médico Perito

Foram encontradas 60 questões

Q1029553 Português

      Membro da equipe curatorial do Brooklyn Museum desde 1998, Edward Bleiberg é especialista em arqueologia e em arte egípcias. Ele é o autor de uma pesquisa que busca compreender por que as estátuas egípcias têm não só o nariz quebrado, mas outras partes do corpo, como as mãos.

      Em entrevista, Bleiberg afirmou que partes quebradas não são comuns apenas em se tratando de protuberâncias de estátuas, mas também em baixos-relevos, como entalhes em placas de pedra, por exemplo.

      Isso indica que não se trata apenas de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas sugere que ele é proposital.

      Os egípcios acreditavam que a essência de uma deidade ou parte da alma de um ser humano morto podiam habitar estátuas que os representassem.

      Em tumbas e templos, estátuas e relevos em pedra tinham propósitos ritualísticos e eram um ponto de encontro entre o mundo sobrenatural e o mundo natural.

      Na crença do Egito Antigo, estátuas em uma tumba tinham o propósito de alimentar a pessoa morta com a comida deixada como oferenda.

    Segundo a explicação encontrada por Bleiberg, o vandalismo tinha, portanto, o objetivo de “desativar a força da imagem”.

      Quando um nariz era quebrado, a estátua não podia mais respirar, o que impedia que ela recebesse oferendas ou as retransmitisse para deuses ou poderosos mortos.

      Normalmente, as oferendas eram transmitidas com a mão esquerda. Por isso, muitas estátuas dedicadas à transmissão de oferendas tinham os braços esquerdos depredados. Por outro lado, estátuas que recebiam as oferendas tinham as mãos direitas depredadas.

      Posteriormente, durante o período cristão, entre os séculos 1 e 3 depois de Cristo, as estátuas eram vistas como demônios pagãos e, também, acabavam atacadas.

(André Cabette Fábio. Por que tantas estátuas egípcias têm os narizes quebrados. www.nexojornal.com.br, 06.04.2019. Adaptado)

O vocábulo eventual, em destaque no 3° parágrafo, apresenta como sinônimo no contexto em que se encontra:
Alternativas
Q1029554 Saúde Pública
Em um município de 230000 habitantes, há 5 hospitais municipais. Os serviços de medicina e segurança do trabalho desses hospitais se reúnem para produzir uma orientação conjunta no tocante à notificação de acidentes de trabalho com exposição a material biológico ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Essa orientação deve ser de notificação
Alternativas
Q1029555 Saúde Pública
A violência é um problema social de grande dimensão que afeta toda a sociedade, atingindo crianças, adolescentes, homens e mulheres, durante diferentes períodos de vida ou por toda a vida dessas pessoas. Nas visitas domiciliares das equipes de Saúde da Família,
Alternativas
Q1029556 Segurança e Saúde no Trabalho
Um ginecologista de unidade básica de saúde percebe sinais de depressão em uma de suas pacientes, que é bancária. Ela refere que passou a ter dificuldade de dormir, tristeza e ansiedade desde que foi promovida a gerente de contas de pessoas físicas. Refere que é cobrada diariamente pelo desempenho de sua equipe, que seu superior hierárquico a humilha na frente de seus pares, alterando a voz e exigindo-lhe metas inatingíveis. Conversando com o psiquiatra da paciente, eles concluem que ela é vítima de assédio moral no trabalho. Qual é a conduta correta em relação à notificação do caso ao Sistema Único de Saúde (SUS)?
Alternativas
Q1029557 Saúde Pública
Segundo os dados do Vigitel, que compõe o sistema de vigilância de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, na capital de um dos estados brasileiros, o percentual de homens fumantes vinha decrescendo, de 2006 a 2013. Porém, de 2014 a 2017, houve uma certa estabilização. Assinale a alternativa correta em relação a essas informações e ações de vigilância em saúde.
Alternativas
Q1029558 Saúde Pública
A esperança de vida aos 60 anos de idade vem aumentando progressivamente em todas as regiões brasileiras, em ambos os sexos. Em relação a esse indicador, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1029559 Medicina
Uma das preocupações do SUS na atenção à pessoa idosa é a comunicação. Assinale a alternativa correta no tocante a essa questão.
Alternativas
Q1029560 Medicina
No município de Marília, os moradores de uma região em torno de uma empresa que expele uma fumaça com forte odor se queixa à prefeitura. Muitos referem que desde a instalação da empresa na região, as infecções respiratórias se tornaram mais frequentes. Após certo tempo, a população cobra uma posição da prefeitura, que havia delegado às pastas da Saúde e do Meio Ambiente a responsabilidade de investigar a situação. Assinale a alternativa que contém o procedimento correto.
Alternativas
Q1029561 Medicina
Em uma unidade básica de saúde, um adulto jovem, em bom estado geral, assintomático, é atendido por mordida de cão, que resultou em ferimento de pequenas proporções na mão direita. O cão, que é seu, desapareceu. Assinale a alternativa que contém o procedimento correto.
Alternativas
Q1029562 Medicina
Ao nascer, a criança recebe vacinas contra
Alternativas
Q1029563 Medicina
A Política Nacional de Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) norteia e legitima as necessidades e especificidades de uma população, e sua formulação seguiu as diretrizes de governo expressas no Programa Brasil sem Homofobia. Essa atenção diferenciada a uma determinada população específica visa ao atendimento de um dos princípios do SUS, qual seja,
Alternativas
Q1029564 Saúde Pública
Um estudo pretendeu verificar a relação entre exposição precoce ao leite de vaca e ocorrência de Diabetes Mellitus tipo 1 entre menores de 18 anos atendidos em um Hospital X. A amostra foi constituída por 128 indivíduos de ambos os sexos, dos quais 64 eram portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 e 64 indivíduos não tinham a doença. Esse estudo é do tipo
Alternativas
Q1029565 Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo
Segundo a Lei Orgânica do Município de Marília, as instâncias de participação da comunidade nas políticas do SUS municipal são
Alternativas
Q1029566 Medicina
A vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê. As vacinas indicadas para essa fase da vida da mulher são contra 
Alternativas
Q1029567 Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo
O proprietário de uma clínica privada com fins lucrativos, que dispõe de vários especialistas médicos em seu quadro clínico, procura o prefeito de Marília e oferece consultas aos munícipes em troca da concessão de recursos públicos para a realização de uma pequena obra nas dependências do serviço. O prefeito declina porque
Alternativas
Q1029568 Direito Constitucional
Segundo a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que
Alternativas
Q1029569 Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo
De acordo com o disciplinado na Lei Complementar n° 680/2013, assinale a alternativa que contempla corretamente um dos deveres que norteiam a atuação do servidor público municipal.
Alternativas
Q1029570 Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo
Carlos, médico perito no IPREMM, vem observando que o seu chefe imediato, em decorrência do exercício do cargo que ocupa, tem praticado atos que atentam contra as normas legais e éticas da Administração Pública. Decorridos trinta dias, Carlos resolveu comunicar à autoridade competente para apuração dos fatos. Conforme a Lei Complementar n° 680/2013, a atitude de Carlos poderá gerar, para ele,
Alternativas
Q1029571 Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo
Os procedimentos a serem adotados pela Comissão de Ética para apuração de fato ou ato que, a princípio, se apresente contrário à ética, em conformidade com a Lei Complementar n° 680/2013, poderá culminar com a penalidade a ser aplicada ao servidor público de
Alternativas
Q1029572 Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo
Carlos, médico perito do IPREMM, após o devido processo legal, no qual se apurou que ele acumulou ilegalmente outro cargo, foi punido com a pena de demissão. Em decorrência da punição, e conforme disciplinado na Lei Complementar n° 680/2013, Carlos fica incompatibilizado para investidura em outro cargo público municipal pelo prazo de
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: B
5: E
6: D
7: C
8: A
9: D
10: E
11: B
12: A
13: C
14: B
15: C
16: E
17: C
18: E
19: B
20: D