Questões de Concurso

Foram encontradas 248 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3038132 Pedagogia
O respeito incondicional ao brincar e à brincadeira é uma das mais importantes funções da educação infantil, não somente por ser no tempo da infância que essa prática social se apresenta com maior intensidade, mas, justamente, por ser ela a experiência inaugural de sentir o mundo e experimentar-se, de aprender a criar e inventar linguagens através do exercício lúdico da liberdade de expressão. Desse modo, não se trata apenas de um domínio da criança, mas de uma expressão cultural que especifica o humano. Sobre a brincadeira na educação infantil, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3038130 Pedagogia
Sobre o trabalho docente na educação infantil, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3038127 Pedagogia
Ao contrário do que aconteceu na Europa, no Brasil, até o século XIX, praticamente não existiam instituições destinadas à educação da criança. Como vivíamos num meio rural, ainda era muito forte a concepção de quem deveria cuidar e educar seus filhos eram as mães.
(Mendes, 2015, p. 96.)


Em relação à história da educação infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3038122 Pedagogia
Piaget (1996), em seus estudos, afirmou que as crianças não pensam como adultos, aprendem durante seu desenvolvimento que se dá por estágios cognitivos e sensório-motor, se preparando para ser pessoa adulta e ser inserindo no mundo adulto. Aprende nesses estágios valores morais e éticos, regras sociais e adquirindo uma maturidade psicológica; é neste contexto que acontece o mecanismo de processo de assimilação que é a incorporação de objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes; e acomodação, que se refere às modificações dos sistemas de assimilação influenciadas pelo mundo externo. Considere uma criança entre dois a sete anos aproximadamente, que apresenta o surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. Ainda continua egocêntrica e, além disso, não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. Pode-se afirmar que, segundo Piaget, ela se encontra no estágio 
Alternativas
Q3038121 Pedagogia
Ferreiro e Teberosky (p. 31, 1999) procuraram dentro da teoria de Piaget pesquisar sobre o processo de aquisição da língua. Defenderam que o processo da escrita é um modelo a ser seguido, e nunca a ser copiado, que a escrita deve ser objeto. Às vezes é sujeito de conhecimento cultural que está sempre a descobrir e a buscar outras formas ainda não apresentadas de conhecimento, respeitando sempre seu tempo e observado pelos seus níveis. Segundo as autoras, nos estágios de desenvolvimento de acordo com a teoria de Piaget, é que o professor deve introduzir no cotidiano da criança a linguagem oral e escrita de forma evolutiva, pois a criança necessita ser mediada e acompanhada no processo de aquisição da escrita: “a teoria de Piaget nos permite introduzir a escrita enquanto objeto de conhecimento, e o sujeito de aprendizagem enquanto sujeito de cognoscente”. Sobre o exposto e considerando as hipóteses da aprendizagem da escrita citados a seguir, relacione-os adequadamente às suas respectivas características.

1. Pré-silábica.
2. Silábica.
3. Silábico-alfabética.
4. Alfabética.
( ) Domina o valor das letras e sílabas.
( ) Não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada.
( ) Atribui o valor a cada sílaba, fazendo a identificação de algumas.
( ) Interpreta a letra à sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3038120 Pedagogia
No Brasil, a educação pública só teve início no século XX. Durante várias décadas, houve diversas transformações: a pré-escola não tinha caráter formal, não havia professores qualificados e a mão de obra era muita vezes formada por voluntários, que rapidamente desistiam desse trabalho.
(Mendonça, 2012.)

Até 1874 pouco se falava sobre o ensino na primeira infância; a partir daí, começaram a surgir projetos desenvolvidos por pequenos grupos particulares e, apenas no início do século XX, o tema passou a ganhar relevância nacional, através da fundação de instituições e da criação de leis voltadas para as crianças. Sobre a história da educação infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3038119 Pedagogia
Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Infantil – DCNEI (2012), em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Sobre esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), assinale a alternativa que contém corretamente todos.
Alternativas
Q3038118 Pedagogia
Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento, através de pesquisas, sondagem e análise, criando uma didática para gerar motivação na busca do conhecimento e para que assim seja alcançada a meta do ensino-aprendizagem. Galliano (p. 6, 1979) conclui que método é o “conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar determinado fim”.
Considere os métodos usados no decorrer da história da alfabetização e letramento no Brasil citados a seguir, e relacione-os com as afirmativas dadas.

1. Alfabético.
2. Silábico.
3. Fônico.
4. Palavração.
5. Sentenciação.
( ) Ênfase na frase, que, depois de analisada e reconhecida, é decomposta em palavras e por fim separada por sílabas.
( ) Funciona da parte para o todo; porém, o mais importante a ser analisado e mediado para o aluno é a formação silábica, e ainda é muito usado nas escolas. Parte das sílabas prontas; o que se chamam também de famílias: ba-be-bi-bo-bu.
( ) Tem como ênfase a palavra, que é decomposta em sílabas separadas para que sejam conhecidas e depois ajudar na formação de outras palavras. Essa decomposição não é sugerida antes que a criança tenha domínio da palavra, para que não use o método de memorização silábica e sim o do conhecimento gráfico-visual.
( ) Foi utilizado em massa até meados do século XX e consistia em apresentar partes mínimas da escrita, as letras do alfabeto, que, ao se juntarem umas às outras, formavam as sílabas ou partes que dariam origem às palavras. Primeiro serão reconhecidas letra por letra e depois se faz a formação de silábicas que será separada por hífen: bê - a = ba; bê - e = be.
( ) É uma técnica conhecida e reconhecida em todo o mundo. Inclusive, em muitos países da Europa, é usada como método base para a alfabetização, sendo fundamentada no aprendizado da associação do uso de sons. As crianças não pronunciam o nome da letra e sim o seu som; identifica a letra ou as palavras através do som pronunciado e a princípio dará a ela o nome do som da sílaba.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3038115 Pedagogia
De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – RCNEI (Brasil, 1998), o professor da educação infantil tem a função de buscar meios de suprir e possibilitar o interesse e a descoberta das crianças. Elas estão em processo de formação de identidade e o professor é o mediador para que isso aconteça de forma graduada, buscando formar seres sociais, ou seja, capazes de se inteirarem no meio. Diante de todos os fatores que a criança necessita, o cuidar e o educar são dois elementos essenciais e significativos para o crescimento e desenvolvimento infantil. Sobre o educar, analise as afirmativas a seguir.

I. Proporciona a criança a oportunidade de desenvolver suas capacidades e habilidades.
II. Refere-se em mediar a criança ao conhecimento, ao novo, ensinando e direcionando à realidade social e cultural.
III. Significa acompanhar, apoiar, incentivar e ter a compreensão do professor, ou seja, é a interação afetiva de ambas as partes, focando em ajudar e buscar o bem-estar do outro.
IV. Deve focar nas necessidades das crianças, que podem transmitir a qualidade daquilo que está sendo passada a elas. Isso pode ser capturado diante de observações, quando ouvidas e respeitadas.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q3038114 Pedagogia
Ariès (1981) mostra como o conceito de criança tem evoluído através dos séculos e oscilado entre extremos em que ora consideram a criança como um bibelot ou um bichinho de estimação, ora a consideram um modelo de adulto, passível de encargos e abusos como os da negligência, do trabalho precoce e da exploração sexual. A história da criança demonstra que a presença infantil, como fator merecedor de atenção, cuidados, respeito, no contexto social, só começa a ser considerada muito recentemente. Foi a partir da psicanálise e, posteriormente da psicologia infantil, que se passou a dar importância à infância como etapa fundamental e decisiva na formação da personalidade dos indivíduos. Considerando a concepção da infância na idade média, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3038113 Pedagogia
As proposições sobre a importância do lúdico têm início na Grécia, com filósofos como Platão, que falava da formação moral do cidadão a partir da infância por meio de brincadeiras (Cambi, 2001). Desde então, filósofos, psicólogos e educadores como Santo Agostinho, Pestallozi, Froebel, Piaget e Vygotsky empreenderam esforços teóricos e práticos para valorizar o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento humano, sobretudo na infância. Sobre os jogos na sala de aula e suas implicações pedagógicas, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3038086 Pedagogia
A Educação Matemática surgiu no século XIX, em consequência dos primeiros questionamentos sobre o ensino de matemática. Os matemáticos da época preocupavam-se em como tornar os conhecimentos mais acessíveis aos alunos e buscavam uma renovação no ensino de matemática. No Brasil, foi na década de 1950 que as discussões sobre Educação Matemática tiveram suas origens. No entanto, sua consolidação se deu em 1988, ano de fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Vários autores definem o que entendem por Educação Matemática. Em 1993, durante o I Seminário de Educação Matemática, definiu-se Educação Matemática como área autônoma de conhecimento com objeto de estudo e pesquisa interdisciplinar.
(Souza et al., 1991.)

Sobre as atuais tendências da Educação Matemática, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2574944 Pedagogia
De acordo com Libâneo (2008), a escola é vista como um espaço educativo, uma comunidade de aprendizagem, um lugar em que os profissionais podem decidir sobre seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão. A organização e a gestão da escola adquirem um significado bem amplo, além das questões administrativas e burocráticas. Elas são entendidas como práticas educativas, pois passam valores, atitudes, modos de agir, influenciando as aprendizagens de professores e alunos. De acordo com as ideias de Ribeiro (2003), pode-se dizer que o pedagogo atuante dentro de uma organização, através de seus conhecimentos e base educacional, tem capacidade de identificar, selecionar e desenvolver pessoas, criando técnicas e instrumentos, capazes de contribuir para estes determinados processos. Treinamento e desenvolvimento são partes de um grande processo de aprendizagem (Milkovich,2000). Observando as tendências e técnicas mais contemporâneas de treinamento e desenvolvimento, vislumbramos objetivos mais complexos do que apenas treinar para melhorar o desempenho do profissional ou obter o nível desejado de competência para realizar de forma produtiva, eficaz e lucrativa o seu trabalho. Portanto, há uma disrupção entre o treinamento e desenvolvimento tradicional do contemporâneo. Sobre o exposto e tendo em vista a diferença entre treinamento e desenvolvimento, quando o pedagogo elabora o planejamento para o desenvolvimento profissional na escola:
Alternativas
Q2574943 Pedagogia
A educação, além de um direito, é também um dever a ser cumprido, sendo o Estado e a família os primeiros responsáveis pelo seu cumprimento. A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 205, afirma que: “A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.A família não é o único canal pelo qual se pode tratar a questão da socialização, mas é, sem dúvida, um âmbito privilegiado, uma vez que este tende a ser o primeiro grupo responsável pela tarefa socializadora. A família constitui uma das mediações entre o homem e a sociedade. Sob este prisma, a família não só interioriza aspectos ideológicos dominantes na sociedade, como projeta, ainda, em outros grupos, os modelos de relação criados e recriados dentro do próprio grupo.

(Carvalho, M. B., 2006, p. 90.)

A parceria entre família e escola pode ser definida a partir das interações colaborativas que ocorrem direta ou indiretamente. Para promover o desenvolvimento social, emocional, físico e intelectual de crianças e jovens algumas premissas são de fundamental importância, EXCETO:
Alternativas
Q2574942 Pedagogia
A presença do supervisor escolar é importante no ambiente escolar devido ao seu olhar criterioso sobre a realidade de seu ambiente de ensino com objetivo de realizar mudanças, transformando-se numa via de acesso para o sucesso da educação escolar. Assim, o supervisor escolar é o profissional responsável pela coordenação do trabalho pedagógico, assumindo um papel de liderança envolvido no processo de ensino-aprendizagem, rumo à educação de qualidade para todos.

(Medina, 1995.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando os setores que fazem parte da competência do supervisor, analise.

I. Na política: coordenação da interpretação e coleta de subsídios para desenvolver novas políticas relacionadas à realidade.
II. No planejamento: elaboração do projeto educacional para organizar as ações didáticas a serem desenvolvidas pelos professores.
III. Na avaliação: analisa e julga as práticas educacionais, sendo a avaliação o ponto essencial do processo de ensino-aprendizagem.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2574941 Pedagogia
Chamamos de liderança a um conjunto de fatores associados como, por exemplo, a dedicação, a visão, os valores, o entusiasmo, a competência e a integridade expressos por uma pessoa, que inspira os outros a trabalharem conjuntamente para atingirem objetivos e metas coletivos. A liderança eficaz é identificada como a capacidade de influenciar positivamente os grupos e de inspirá-los a se unirem em ações comuns coordenadas. Os líderes traduzem as nossas incertezas e nos ajudam a cooperar e trabalhar em conjunto para tomarmos decisões acertadas.

(Chiavenato, 1994.)


Os estudos concluíram que os gestores mais eficazes são aqueles cuja abordagem é primordialmente “centrada nos funcionários” e não “centrada nas tarefas”, ou seja, concentram sua atenção, primeiramente, no aspecto humano dos problemas de sua equipe, no empenho em construir grupos de trabalho eficazes com objetivos desafiadores. Portanto, trata-se da liderança participativa. Sobre o exposto, são aspectos da liderança participativa, EXCETO: 
Alternativas
Q2574940 Pedagogia
A prática educacional não se restringe às questões pedagógicas, mas também envolve os diversos aspectos sociopolíticos, dentre eles as leis, a economia, a justiça, o cenário social etc. E as tendências pedagógicas, por sua vez, tratam da relação entre a educação, o tempo histórico e as questões sociais e econômicas que formam a sociedade, sendo fortemente influenciadas pelos movimentos sociopolíticos e filosóficos de cada época. As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. O conhecimento dessas tendências e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa, que tenha algum sentido para o aluno, pois tais tendências objetivam nortear o trabalho do educador, ajudando-o a responder a questões sobre as quais deve se estruturar todo o processo de ensino. Nos últimos 50 anos, a educação brasileira tem sido marcada pelas tendências liberal e progressista, ora conservadora, ora renovada.

(Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/. Adaptado.)

Sobre a tendência liberal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2574939 Pedagogia
Nos dias atuais, no quadro da chamada pós-modernidade, presenciamos transformações sociais, econômicas e tecnológicas que alteram nosso modo de viver e impõem novas formas de ensinar e aprender. O desenvolvimento das novas tecnologias, nas últimas décadas, tem afetado todos os setores da atividade humana. O crescente desenvolvimento e aprimoramento dos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) proporcionam novos espaços em que a comunicação e a informação são processadas. De acordo com Kenski (apud Baladeli e Altoé, 2010), a inserção desses recursos tecnológicos nos diversos contextos da atividade humana gera mudanças significativas que podem ser percebidas no mundo do trabalho, no acesso à informação, no modo de estudar, pensar e interagir com o conhecimento. A difusão das novas tecnologias no meio educacional tem favorecido a aplicabilidade de novas abordagens de ensino-aprendizagem e estratégias pedagógicas, provocando uma revisão nos paradigmas educacionais vigentes. No entanto, ainda que as vantagens se sobreponham às desvantagens, não se pode negar o fato de elas existirem. Isso exige certa atenção e preparo do professor. Sobre o exposto, é uma desvantagem do uso da tecnologia na educação:
Alternativas
Q2574938 Pedagogia
Segundo Lück (2005), ao se adotar o conceito de gestão, assume-se uma mudança de concepção a respeito da realidade e do modo de compreendê-la e de nela atuar. Cabe ressaltar, portanto, que, com a denominação de gestão, o que se preconiza é uma nova óptica de organização e direção de instituições, tendo em mente a sua transformação de atuação, de pessoas e instituições de forma interativa e recíproca, a partir de uma perspectiva aberta, democrática e sistêmica. Evidenciam-se diferenças marcantes entre a concepção de administração e gestão, apontando-se as limitações da administração e como a gestão as supera. Sobre a gestão democrática do pedagogo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2574937 Pedagogia
Menegolla (2012, p. 22) destaca que o planejamento “[...] dimensiona o processo educativo e reconstrutivo do homem, que vise planejar a ação educativa para que o homem viva o presente e, ao mesmo tempo, se projete para o futuro que está cada vez mais próximo”. Na educação, há vários tipos e níveis de planejamento utilizados no âmbito escolar. Sobre o planejamento de ensino, infere-se que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: D
6: B
7: D
8: D
9: B
10: C
11: B
12: C
13: D
14: D
15: C
16: C
17: A
18: A
19: D
20: A