Questões de Concurso Para tecnologista em saúde - neonatologia

Foram encontradas 47 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q573320 Medicina
Assinale a alternativa que apresente os marcos de desenvolvimento normal, nos dois primeiros anos de vida.
Alternativas
Q568141 Medicina
Durante um plantão, um médico admite um recém nascido a termo sem asfixia, mas que apresenta cianose e dispnéia. Para adequada avaliação e manejo do caso, é importante inicialmente:
Alternativas
Q568140 Medicina
O obstetra de plantão comunica que vai interromper uma gestação a termo, cujo feto apresenta à ultra sonografia, baixa razão pulmão-cabeça e polidramnia. Não foi realizada aminiocentese para avaliação cromossômica. Ao nascer, o recém nascido está cianótico, tem grave insuficiência respiratória e o abdômen escavado. Após os procedimentos de reanimação adequados, é realizada uma radiografia que revela alças intestinais no hemitórax esquerdo, com desvio do mediatino para a direita, além de ausência de gás no abdômen. Assinale a alternativa que indique a melhor conduta neste momento.
Alternativas
Q568138 Medicina
Um recém nascido de 36 semanas, peso de nascimento 3000g apresenta doença de membrana hialina grave, tendo recebido três doses de surfactante no segundo dia de vida. Está em ventilação convencional, com pressão inspiratória 30, frequência respiratória 65, pressão média nas vias aéreas 15 e FiO2 1,0. Seu índice de oxigenação é 25. A gasometria colhida recentemente indica acidose respiratória descompensada. Assinale a alternativa que indique a melhor opção de ventilação deste recém nascido no momento.
Alternativas
Q568137 Medicina
No décimo dia de vida, um neonato PIG de 30 semanas e 900g de peso de nascimento, em ventilação de suporte e dieta plena com fórmula para prematuros, evolui com distensão abdominal, letargia, hipotemia e elevados resíduos gástricos. O médico assistente suspende a dieta, inicia nutrição parenteral total, colhe hemograma, marcadores inflamatórios e culturas sistêmicas e inicia antimicrobianos por via parenteral. Quarenta e oito horas depois, o neonato apresenta instabilidade respiratória e hemodinâmica, sensibilidade à palpação abdominal e eritema de parede abdominal. Neste momento a radiografia de abdômen mostra pneumoperitônio. Assinale a alternativa que indique a melhor conduta a ser seguida neste momento.
Alternativas
Q568136 Medicina
Recém nascidos de baixo peso (pré termo ou pequenos para idade gestacional) têm menos cálcio e fósforo do que recém nascidos a termo adequados para idade gestacional. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q568135 Medicina
Uma gestante com 33 semanas de idade gestacional é internada em trabalho de parto com membranas rotas há 12 horas. O bem estar fetal é assegurado pela cardiotocografia e o parto será por via baixa. Com relação à profilaxia para infecção pelo estreptococo do grupo B no neonato, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q568134 Medicina
Durante a discussão de casos clínicos da unidade de terapia intensiva, o plantonista questiona a indicação de CPAP nasal do coordenador da unidade para um recém nascido de quatro dias de vida, peso de nascimento 880g, Ballard 27 semanas, que já recebera duas doses de surfactante e estava em ventilação mecânica com parâmetros de suporte. Assinale a afirmativa que resolve melhor esta divergência.
Alternativas
Q568133 Medicina
Com relação aos procedimentos de reanimação na sala de parto, analise as afirmativas a seguir. I. O neonatologista deve avaliar o índice de Apgar no primeiro minuto para determinar o inicio dos procedimentos de reanimação. II. A massagem cardíaca só deve ser iniciada se, após 60 segundos de ventilação e oxigênio a 100%, o recém nascido apresentar ou persistir com frequência cardíaca menor que 60 bpm. III. A administração de oxigênio inalatório deve ser iniciada se o recém nascido, após os cuidados para manutenção da temperatura e da permeabilidade das vias aéreas apresenta respiração espontânea, frequência cardíaca maior que 100 bpm e cianose central. Assinale:
Alternativas
Q568132 Medicina
Durante o plantão numa maternidade de baixo risco um médico avalia um recém nascido a termo, de 24 horas de vida, sem intercorrências na gestação. Nascido de parto vaginal, peso 3,4 kg, Apgar 9/10, está no alojamento conjunto, em aleitamento materno exclusivo. A mãe refere que seu filho apresentou dois episódios de vômitos biliosos durante o dia e que está recusando o seio. Ao exame clínico, tem o abdomen distendido e doloroso e o cateter nasogástrico dá saída à secreção biliar e sanguinolenta. Após o toque retal há saída de sangue enegrecido. Uma radiografia simples de abdômen revela distribuição gasosa irregular, presente no estômago e na primeira porção do duodeno, sem gás no restante do abdômen. Em sua maternidade, não há cirurgiões, mas o radiologista de plantão realiza uma serigrafia, visualizada na figura a seguir. Imagem associada para resolução da questão
Ao solicitar a transferência do recém nascido para um hospital de maior complexidade, baseado nos dados de história, exames clínico e radiológico, o médico deve indicar como diagnóstico provável:
Alternativas
Q568131 Medicina
Na identificação de risco perinatal são utilizadas escalas de gravidade baseadas em análise multivariada e posteriormente validadas. Com relação ao CRIB (Clinical Risk Índex for Babies), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q568130 Medicina
No terceiro dia de vida, um recém nascido pré termo de 30 semanas, filho de diabética, com 1.800g, após três doses de surfactante, necessita aumento dos parâmetros ventilatórios no respirador por acidose respiratória. Ao exame apresenta precórdio dinâmico, pulsos amplos, sopro contínuo com irradiação para o dorso e hepatomegalia. Seu hematócrito é 45%, a bilirrubina indireta 2,5 mg/dL e tem escórias e plaquetas normais. O diagnóstico ecocardiográfico é persistência de canal arterial, medindo 1,5 mm , com repercussão hemodinâmica e sem disfunção miocárdica. A conduta indicada é:
Alternativas
Q568129 Medicina
Recém nascido a termo, grupo sanguíneo O Rh positivo, mãe O Rh negativo, com teste de Coombs indireto positivo 4+/4+ e anti-D positivo, gesta III para II, nasce em boas condições de vitalidade, sem alterações clínicas, com teste de Coombs direto positivo 4+/4+, bilirubina indireta 4,0 mg/dl e hemoglobina 12 g/dl no sangue do cordão umbilical. Assinale a alternativa que apresente a conduta indicada.
Alternativas
Q568128 Medicina
No décimo quinto dia de pós operatório de atresia de piloro corrigida com 15 horas de vida, surgem edema e rubor ao redor da ferida operatória. O cirurgião abre a incisão superficial e colhe secreção no tecido celular subcutâneo. O RN tem bom estado geral, não apresenta distermias e a progressão da dieta está adequada. Com relação à classificação e à conduta mais indicada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q568127 Medicina
Na avaliação com 24 horas de vida de um recém nascido de 29 semanas, com 750g, que recebeu duas doses de surfactante e atualmente está em ventilação mecânica em parâmetros de suporte, você encontra pH 7,20, pCO2 52, pO2 65,BA 10, EB-7; sódio sérico 141mEq/L; potássio sérico 7,5mEq/L; cálcio ionizado 3,0mmol/L; glicemia capilar 100mg/dL. O traçado eletrocardiográfico mostra taquicardia ventricular e o coração é estruturalmente normal pelo ecocardiograma. O débito urinário é 1,8ml/kg/hora. Neste momento o médico deve prescrever:
Alternativas
Q568126 Medicina
O citrato de fentanil é uma opção adequada para analgesia no período neonatal. Com relação às características do citrato de fentanil, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q568125 Medicina
Uma primigesta portadora do vírus HIV, com duas consultas de prénatal, sem uso de antirretrovirais durante a gravidez e com carga viral desconhecida, é admitida na maternidade com 38 semanas, em pródromos de trabalho de parto, com membranas íntegras. Assinale a alternativa que indique a melhor conduta para a redução da transmissão vertical do HIV.
Alternativas
Q568124 Medicina
O médico plantonista é chamado ao alojamento conjunto para avaliar RN de 4 horas de vida com história de “engasgar" durante a mamada. História gestacional: GI PI, toxemia leve, parto cesariana por CTG alterada. RN de 38 semanas, PN 3.200g, Apgar 9/10. Na sala de parto foram realizadas secagem e aspiração da vias aéreas superiores. Ao exame, RN eupneico, saturação O2 94% em ar ambiente, com bolhas de muco na cavidade oral e tosse frequente. Abdome plano, sem visceromegalias. A tentativa de passagem da sonda gástrica, esta não progrediu. Imagem associada para resolução da questão
Analisando a história, o exame clínico e a radiografia do paciente (indicada acima), o diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q568123 Medicina
Um pré termo de 27 semanas, peso de nascimento 800 g, no 4º dia de vida, com cateter umbilical venoso, estável do ponto de vista hemodinâmico e em ventilação mecânica em parâmetros de suporte deve receber, por via enteral, como primeira opção:
Alternativas
Q568122 Medicina
Durante o plantão, um plantonista é chamado para atender um recém nascido a termo, grande para idade gestacional, filho de mãe diabética. Seu peso de nascimento foi 5100g, Apgar 8/9, parto cesariana. Evoluiu com taquipneia persistente desde o nascimento e sua dieta foi administrada por cateter naso gástrico. No momento do exame, com 6 horas de vida, está irritado, taquipnéico sem esforço, acianótico, sem movimentos anormais. O controle de glicemia capilar foi 30 mg/dL. Assinale a alternativa que apresente a melhor conduta a ser adotada nesse caso.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: D
5: B
6: D
7: A
8: B
9: C
10: E
11: B
12: D
13: A
14: C
15: D
16: B
17: E
18: D
19: A
20: C