Questões de Concurso
Para tecnologista em saúde - produção de fitomedicamentos
Foram encontradas 59 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. No processo de produção de mudas deve ser levado em consideração o controle eficaz de organismos patogênicos como fungos e nematóides.
II. O cultivo orgânico é indicado para a produção de plantas medicinais.
III. As instalações para armazenamento após colheita e secagem devem garantir o isolamento dos materiais tanto em relação a insetos e roedores quanto em relação à umidade e variações de temperatura.
Assinale:
I. Antes do início do preparo dos extratos, é necessário o conhecimento das classes químicas presentes na droga para otimização do processo extrativo.
II. O uso de solventes de alta polaridade como álcool etílico, água ou glicerina promove a extração não seletiva de princípios ativos.
III. A extração por maceração leva ao esgotamento total da droga e permite a rápida obtenção dos extratos.
Assinale:
I. Técnicas analíticas que façam uso de métodos de cromatografia gasosa (CG) ou cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).
II. Métodos não-cromatográficos, desde que estes ofereçam uma seletividade aceitável (por ex. titulometria, espectrofotometria UV-VIS).
III. Testes histoquímicos realizados com materiais fixados em glutaraldeído em tampão fosfato e emblocados em historresina.
Assinale:
I. A identificação correta do vegetal é fator preponderante para a qualidade do fitomedicamento.
II. A obtenção de mudas por semeadura garante a rápida obtenção de grandes quantidades de matérias-primas para o preparo de extratos vegetais.
III. A estaquia é um método de propagação vegetativa que produz mudas geneticamente similares à planta-mãe.
Assinale:
I. Autorização da empresa fabricante para o registro, representação comercial e uso da marca no Brasil, quando aplicável.
II. Comprovação do registro do produto, emitida pelo órgão responsável pela vigilância sanitária do país origem. Na impossibilidade, deverá ser apresentada comprovação de comercialização, emitida pela autoridade sanitária do país em que seja comercializado, ou autoridade sanitária internacional.
III. Contar o prazo de validade do produto importado a granel a partir da data de de embalagem no Brasil, respeitando o prazo de validade registrado na ANVISA.
Assinale:
Sobre essas etapas, assinale a alternativa correta.
I. pó fino é aquele que passa em sua totalidade pelo tamis de número 85.
II. pó grosso é aquele que passa, em sua totalidade, pelo tamis de número 10 e no máximo em 70% pelo tamis de número 44.
III. pó semi-fino é aquele que passa em sua totalidade pelo tamis 44 e no máximo em 40% pelo tamis de número 85.
Assinale: