Questões de Concurso Para regente de turma

Foram encontradas 40 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2349178 Pedagogia
A respeito do processo de alfabetização, analise as afirmativas a seguir:

I. A invenção da escrita foi um processo histórico de construção de um sistema de representação de símbolos sonoros, não um processo de codificação. No caso dos dois sistemas envolvidos no início da escolarização (o sistema de representação dos números e o sistema de representação da linguagem), as dificuldades que as crianças enfrentam são dificuldades conceituais semelhantes às da construção do sistema e por isso podem-se dizer, em ambos os casos, que a criança reinventa esse sistema.
II. Pode-se entender que as escritas alfabéticas (tanto que as escritas silábicas) são caracterizadas como sistema de representação cujo intuito original e primordial é representar as diferenças entre os significantes, ao contrário das escritas de tipo ideográfico que poderiam ser caracterizadas como sistemas de representação cuja intenção primeira ou primordial é representar diferenças nos significados.
III. Ao concebermos a escrita como um código de transcrição que converte as unidades sonoras em unidades gráficas coloca-se em primeiro plano a discriminação perceptiva nas modalidades envolvidas (visual e auditiva).

Assinale
Alternativas
Q2349177 Pedagogia
A questão do meio ambiente deve ser trabalhada nas escolas como
Alternativas
Q2349176 Pedagogia
Assinale a alternativa em que esteja indicado corretamente o nome de uma famosa autora de literatura infantil.
Alternativas
Q2349175 Pedagogia
Segundo Piaget, o desenvolvimento da linguagem se dá
Alternativas
Q2349174 Pedagogia
A respeito da infância, analise as afirmativas a seguir:

I. Por muito tempo, a criança foi vista como um miniadulto e era abandonada pela sociedade e pela família. Ela não pertencia a nenhum grupo social, não tinha acesso à saúde e nem à disciplina; a criança era vista como um mero objeto a ser moldado.
II. Na contemporaneidade, a concepção de infância passa por uma ação pedagógica que considera a criança como um ser social. Nesse processo, a criança passa a ser vista como um indivíduo e um sujeito histórico, com necessidades específicas.
III. Educar consiste em dialogar com o conhecimento de mundo trazido pelas crianças. Esse conhecimento, a criança traz de casa. São saberes que ela adquire com a família e cabe ao educador conhecer e considerar as singularidades infantis, promovendo, em suas práticas de educação e cuidados, a integração entre seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos/linguísticos e sociais, porque a criança é um ser total, completo e indivisível.

Assinale
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: D