Questões Militares Comentadas sobre principais autores em pedagogia

Foram encontradas 116 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260710 Pedagogia
O funcionamento cognitivo é um dos aspectos mais difundidos da abordagem de L. Vygotsky. Quanto aos afetos, na visão do autor,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260708 Pedagogia
Ao estudar o processo de aprendizagem, L. Vygotsky e H. Wallon valorizaram, respectivamente, o papel 
Alternativas
Q2194901 Pedagogia
Na concepção de avaliação de Luckesi (2011), o processo de avaliar passa, basicamente, por três passos: “I) conhecer o nível de desempenho do estudante em forma da constatação da realidade; II) comparar constatação da realidade com aquilo que é considerado importante no processo educativo; e III) tomar decisões que possibilitem alcançar os resultados esperados, quando necessário”.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011, p. 295-296.

Estes passos de avaliação, na sua totalidade, qualificam atos que, no conjunto, visam: 
I. Ter claro os objetivos que se esperam alcançar com a avaliação. II. Verificar o nível de aprendizagem dos estudantes e conferir se eles aprenderam ou não. III. Desempenhar a finalidade da avaliação de revelar a eficiência ou não da ação pedagógica. IV. Quebrar o paradigma da avaliação punitiva e excludente que ainda hoje está presente na Escola. V. Subsidiar as práticas avaliativas classificatórias e discriminárias, necessárias aos sistemas de avaliação externa.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2194898 Pedagogia
“Para a prática da avaliação da aprendizagem, deverão ser coletados os dados que lhe sejam essenciais, relevantes, significativos. À semelhança do que ocorre na prática científica, a avaliação da aprendizagem não pode assentar-se sobre dados secundários do ensino-aprendizagem, mas apenas sobre os que efetivamente configuram a conduta que cabe ao educador ensinar e ao educando aprender.”
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011, p. 285.

No caso da avaliação escolar, é necessário diagnosticar e tomar decisões, em vista da melhoria da aprendizagem do educando.
Sob esta concepção, para explicar e compreender o que ocorre com a aprendizagem, é importante ter presente a(s) 
Alternativas
Q2194896 Pedagogia
Vigotsky observou que a capacidade de crianças com o mesmo nível de desenvolvimento mental para aprender sob a orientação de um professor, variava enormemente. Em seus estudos, ele considera que existem três concepções sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir.

I. A primeira concepção centra-se na ideia de que os processos de desenvolvimento e aprendizagem são independentes.
II. A segunda concepção admite que aprendizado é desenvolvimento e que os ciclos de desenvolvimento e de aprendizagem ocorrem simultaneamente.
III. A terceira concepção admite que o desenvolvimento se baseia em dois processos inerentemente diferentes, embora relacionados, em que cada um influencia o outro.

Sobre as concepções acima, é correto afirmar que Vigotski defende 
Alternativas
Q2194895 Pedagogia
Para o construtivismo de Piaget, a razão não é inata. O autor atribui às autorregulações, e não à hereditariedade, a explicação biológica das construções mentais no plano do organismo. Assim, ele explica como o indivíduo passa de um estado inicial para outros mais evoluídos de cognição, graças às abstrações e à tomada de consciência. Sob esta perspectiva, a experiência do sujeito com os objetos dá lugar à abstração, que é o reconhecimento de atributos comuns a esses objetos e, sendo assim, as abstrações consubstanciam fontes de novas estruturações, uma vez que levam o sujeito a generalizar os conhecimentos. Por meio das abstrações e generalizações, é que as construções mentais vão se tornando progressivamente necessárias.

Sobre esta temática, analise as assertivas a seguir.

I. O termo adaptação é usado para explicar o balanço entre assimilação e acomodação.
II. A assimilação envolve responder às situações usando atividades ou conhecimentos já aprendidos, ou que estão presentes no nascimento.
III. Os invariantes funcionais da inteligência, assimilação e acomodação, são funções ou modo de se comportar, que não mudam por causa do desenvolvimento.
IV.Quando uma criança brinca, ela assimila temporariamente objetos ou atividades predeterminadas, ignorando os atributos que não se encaixam naquela atividade.
V. A sofisticação da representação do mundo pela criança é uma função do seu estágio de desenvolvimento, definido pelas estruturas de pensamento que elas possuem na ocasião.

Estão corretas apenas as assertivas 
Alternativas
Q2038670 Pedagogia
Zabala e Arnau (2010) enfatizam que, diferentemente de uma avaliação direcionada apenas para o conhecimento, as competências assumem a complexidade de uma aprendizagem para a vida. Para avaliar as competências, tornase necessário relacionar os conhecimentos científicos ao uso social dos saberes escolares.
Marque a opção que apresenta a classificação da tríade de composição dos conteúdos curriculares.
Alternativas
Q2038652 Pedagogia
Segundo Libâneo (2013, p. 222), o planejamento é “uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ação”. Sobre as Funções do Planejamento, informe Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente. ( ) Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente. ( ) Assegurar a unidade e coerência do trabalho docente. ( ) Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto. ( ) Fornecer subsídios para a preparação das aulas.
Alternativas
Q1989659 Pedagogia
A professora Celeste é conhecida por aplicar provas difíceis e reprovar muitos alunos. Parte da comunidade escolar considera que ela é uma excelente professora porque transmite conteúdo denso e extenso e poucos conseguem aprovação. O caso da professora Celeste virou tema dos momentos de formação continuada na escola. Nos escritos de Libâneo (2013), o grupo de professores da escola leu que o entendimento correto de avaliação consiste em
Alternativas
Q1969495 Pedagogia
De acordo com Luckesi (2011), tem sido difícil para os educadores transitar dos hábitos relativos aos exames escolares para hábitos relativos à avaliação. As razões que geram essa dificuldade podem ser sintetizadas em três temas: 
Alternativas
Q1969490 Pedagogia
Segundo Perrenoud (2002), assinale a opção que apresenta um dos dez princípios básicos que colocam a avaliação em seu justo lugar. 
Alternativas
Q1969487 Pedagogia
Luckesi (2011) interpreta que o papel da educação na sociedade pode ser expresso em três tendências: educação como redenção; educação como reprodução; e educação como transformação da sociedade. Assinale a opção que apresenta a tendência da educação como transformadora da sociedade.  
Alternativas
Q1969467 Pedagogia
Quando se faz um exercício para que a aprendizagem seja manifestada, esse mesmo exercício já é uma oportunidade de fixar o conteúdo de modo mais adequado na memória. O exercício de avaliação apresenta-se, neste caso, como uma das múltiplas oportunidades de aprender. Fazer um exercício a mais, se o exercício é suficientemente significativo, é um modo de aprender mais. Para Luckesi (2011), esse conceito está relacionado a qual função de avaliação?  
Alternativas
Q1969454 Pedagogia
É muito comum as escolas estabelecerem um volume de conteúdos muito acima do que o aluno é capaz de assimilar e em nível tal que os alunos não dão conta de compreendê-los. De acordo com Libâneo (2013), a escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor. Quando o docente compatibiliza os conteúdos com o nível de preparo e desenvolvimento mental dos alunos, podemos afirmar que está sendo atendido qual critério de seleção de conteúdos? 
Alternativas
Q1969392 Pedagogia
Para Lukesi (2011) nem todas as aprendizagens, que ao longo do tempo configuram cada ser humano individual, necessariamente ocorrerão exclusivamente através do trabalho produtivo (= trabalho produz lucro); elas ocorrerão sempre de uma forma ativa, que pode ser mediada pela comunicação - pela transmissão e pela assimilação ativa da experiência. Esses elementos atingem todos os seres humanos, incluindo, é claro, o educador e o educando,: sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Segundo o autor, pode-se concluir, sinteticamente, que o ser humano manifesta-se:  
Alternativas
Q1969391 Pedagogia
De acordo com Perrenoud (2000), na escola primária ou no ensino médio, o domínio da individualização dos percursos visa, sobretudo, ao não-aumento das desigualdades em relação à formação. Trata-se, pois, de enfatizar as discriminações positivas, de favorecer os desfavorecidos de sempre contra uma individualização selvagem que aumenta as variações ou, pelo menos, não contribui para sua redução. O autor distingue três níveis de organização nos quais pode ocorrer a individualização dos percursos de formação, sendo um deles: 
Alternativas
Q1969372 Pedagogia
No dicionário, a palavra competência refere-se a uma atribuição que alguém - uma instituição ou a própria pessoa - recebe ou se dá para tomar decisão sobre alguma coisa. Para Macedo (2001 apud PERRENOUD e THURLER, 2002), ser competente é: 
Alternativas
Q1969369 Pedagogia
Segundo Libâneo (2013), para que o professor possa atingir efetivamente os objetivos, é necessário que realize um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. Assim, para a direção do ensino e da aprendizagem requer-se:  
Alternativas
Q1969349 Pedagogia
De acordo com Zabala e Arnau (2014), a necessidade de conceituar o termo competência provocou o surgimento de diversas e, geralmente, complementares definições, apesar das diferenças substanciais em alguns casos. Uma revisão de algumas delas, nos campos profissional e educacional, nos permite reconhecer os aspectos-chave das competências, seja em seu caráter semântico ou estrutural. Uma das definições do termo competência dentro do campo profissional é:
“As competências profissionais definem o exercício eficaz das capacidades que permitem o desempenho de uma ocupação, ou seja, relacionam-se aos níveis requeridos em um emprego. Trata-se de algo do conhecimento técnico, o qual faz referência ao saber e ao saber fazer. O conceito de competência engloba não apenas as capacidades requeridas para o exercício de uma atividade profissional, como ainda um conjunto de comportamentos, capacidade de análise, de tomada de decisão, transmissão de informação, ete., considerados necessários para o pleno desempenho.”
Segundo Zabala e Arnau (2014), a quem corresponde a definição acima?  
Alternativas
Q1968870 Pedagogia
Conforme Luckesi (2011), na prática docente, muitas vezes se exercita o ensino sem se perguntar o que é conhecimento, seu sentido, seu significado. Para um exercício satisfatório do ensino, entre outros elementos fundamentais, é importante, também, possuir uma teoria do conhecimento, vista como um entendimento do que vem a ser 0 conhecimento, seu processo, seu modo de ser. Assim, discutir o conhecimento é necessário para nos apropriarmos do seu sentido, de tal forma que tenhamos a possibilidade de utilizá-lo da melhor maneira possível em nossas atividades docentes. Conhecimento, no verdadeiro sentido do termo, é aquele que possibilita uma efetiva compreensão da realidade, de tal forma que permite agir com adequação. Nesse sentido, existem duas formas de nos apropriarmos da realidade pelo conhecimento. Segundo Marx (apud LUCKESI, 2011), quais são os dois métodos do conhecimento? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: C
5: A
6: B
7: A
8: A
9: A
10: E
11: B
12: C
13: C
14: E
15: E
16: C
17: A
18: A
19: C
20: E