Questões de Tratados Internacionais para Concurso
Foram encontradas 66 questões
( ) O conceito de inovação de Schumpeter é essencialmente centrado na firma, e de certa forma negligencia o ambiente setorial e nacional no qual ela se insere. É útil para tratar da gestão tecnológica e organizacional, focado na competitividade da empresa no mercado.
( ) No Manual Frascati, a inovação é mais abrangente, abarcando as não tecnológicas, as inovações atreladas ao paradigma da sustentabilidade, inserindo as variáveis sociais, ambientais, éticas, políticas, culturais e espaciais, indo muito além do monitoramento de estatísticas e indicadores de P&D.
( ) O Manual de Oslo é a referência mais utilizada para analisar o processo de inovação. Um instrumento que orienta e padroniza conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de P&D.
( ) A inovação incremental geralmente é fruto das atividades de P&D e tem um caráter descontínuo no tempo e nos setores, traz saltos descontínuos na tecnologia de produtos e serviços, inicia nova trajetória tecnológica. Enquanto a inovação radical é mais elementar e gradual em aperfeiçoamento.
Assinale a sequência correta.
Leia a manchete, abaixo:
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/10/23/esquema-de-trafico-depessoas-para-a-turquia-e-alvo-de-operacao-da-pf.ghtml
O tráfico de pessoas [...] apresenta--se de maneiras diversas, desde a exploração sexual até o trabalho escravo, remoção de órgãos ou, ainda, em conflitos bélicos. Esse crime representa uma forma de escravidão moderna e é o terceiro negócio ilícito mais rentável do mundo [...] relaciona-se diretamente à desigualdade social e a questões de gênero.
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/aviolacao-dos-direitos-humanos-no-trafico-depessoas-para-fins-de-exploracaosexual/1563284550
O tráfico humano caracteriza-se como a máxima desobediência a:
I A energia produzida por Itaipu é dividida em partes iguais entre Brasil e Paraguai, e é reconhecido o direito de aquisição da energia que não seja utilizada pelo outro país ou para comercialização com outros Estados.
II As altas partes contratantes poderão adquirir o total da potência instalada, seja conjunta ou separadamente, ou considerar as conveniências de mercado para comercializar a energia que lhes cabe, mediante manifesto interesse de outros Estados.
III As altas partes contratantes se obrigam a declarar de utilidade pública as áreas necessárias à instalação do aproveitamento hidrelétrico, obras auxiliares e sua exploração, bem como a praticar, nas áreas de suas respectivas soberanias, todos os atos administrativos ou judiciais tendentes a desapropriar terrenos e suas benfeitorias ou a constituir servidão sobre os mesmos.
Assinale a opção correta.