Questões de Concurso Público Prefeitura de Crato - CE 2021 para Professor de História

Foram encontradas 20 questões

Q1800263 História
"(...) Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra e vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas; Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação." (Adaptado de: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação,1978, p. 55. Domínio Público).

Considerando as relações estabelecidas entre a sociedade e a cultura no Egito Antigo e o Rio Nilo, é correto afirmar:
Alternativas
Q1800264 História
"Após ter criado belo o mal em vez de um bem levou-a lá onde eram outros Deuses e homens adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (...) Dela descende a geração das femininas mulheres. Dela é a funesta geração e grei das mulheres, grande pena que habita entre homens mortais, (...)" (Teogonia, v. 585-592).
- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:
Alternativas
Q1800265 História
"O caráter despótico da dominação era bastante claro nas seguintes palavras que o inca Atahualpa dirigiu ao conquistador Pizarro: ’No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade?". Pomer, Leon. "Os Incas". In História da América Hispano-Indígena. São Paulo. Adaptado.


- Sobre os elementos da hierarquia social e política dos Incas, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q1800266 História
"O dinheiro é infecundo. Ora, a usura queria fazer com que ele frutificasse. [...] Tomás de Aquino afirma: a moeda [...] foi principalmente inventada para as trocas; assim, seu uso próprio e primeiro é o de ser consumido, gasto nas trocas. Por consequência, é injusto receber uma recompensa pelo uso do dinheiro emprestado. [...] O dinheiro em si e por si não frutifica, mas o fruto vem de outra parte"Le Goff, Jacques, A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 29 (Adaptado). - Sobre a temática relativa ao dinheiro no período final da Idade Média, marque a opção correta:
Alternativas
Q1800267 História
"Nzinga Mbandi Ngola, rainha de Matamba e Angola nos séculos XVI-XVII (1587-1663), foi uma das mulheres e heroínas africanas cuja memória mais tem desafiado o processo diluidor da amnésia, dando origem a um imaginário cultural na diáspora tal como no folclore brasileiro com o nome de Ginga; [...] é cultuada como a heroína angolana das primeiras resistências pelos modernos movimentos nacionalistas de Angola; e tem despertado um crescente interesse dos historiadores e antropólogos para a compreensão daquele momento histórico que caracterizou a destreza política e de armas desta rainha africana na resistência à ocupação dos portugueses do território angolano e consequente tráfico de escravos."Serrano, Carlos M. H. Ginga, a rainha quilombola da Matamba e Angola. Revista USP- São Paulo, 28, 136 - 141, dezembro/fevereiro, 95 - 96 (Adaptado).
Sobre os reinos africanos nos séculos XVI e XVII é correto afirmar:
Alternativas
Q1800268 História
"Nós temos no Renascimento um desses momentos particularmente interessantes da História, em que o homem aparece transtornado, atônito, sufocado pelo peso da própria liberdade. Nessas condições podemos tentar fazer uma avaliação desse homem preso na solidão de ser livre e temos uma situação estratégica para verificar a dimensão de sua coragem, de seus desejos e de seus pavores."Sevcenko, Nicolau. O renascimento. São Paulo: Atual; Campinas, SP, 1994. (Adaptado)
- Considerando o conjunto de concepções e ideias que marcam o Renascimento, marque a opção correta:
Alternativas
Q1800269 História
"No século XVI, os Estados afirmam-se como grandes coletores e redistribuidores de rendimentos; apoderam-se, e por meio do imposto, da venda de cargos, das rendas, dos confiscos e de uma enorme parte dos diversos ’produtos nacionais’. Esta múltipla penhora é eficaz dado que os orçamentos flutuam por junto sobre a conjuntura e seguem a maré dos preços. O desenvolvimento dos Estados está assim diretamente ligado à vida econômica [...] Querendo-o ou não, são os maiores empreendedores do século."Braudel, Fernand. O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico na época de Felipe II. Lisboa, Martins Fontes, 1983. (Adaptado).
- Sobre a formação e desenvolvimento dos Estados Nacionais Modernos é correto afirmar:
Alternativas
Q1800270 História
"[...] O caminho marítimo, esse, não tem que pagar todos esses impostos, e os portugueses podem vende-las mais baratas. As pessoas bem informadas dão-se conta disso, outras não podem acreditar na notícia, e outras pessoas pensam que o rei de Portugal não poderá conservar por muito tempo esse caminho e este comércio com Calicute, pois [...] as perdas serão maiores que os lucros."Priuli, "Diários", 1499. In: Freitas, Gustavo de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa, Platano Editorial, s/d. (Adaptado)
- Sobre a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV - XVI é correto afirmar:
Alternativas
Q1800271 História
"Afinal, atribuía-se aos engenhos astuciosos fabricados pelos homens - as máquinas com seus mecanismos irresistíveis e incansáveis - essa vitória na guerra com a rude natureza. [...] À máquina o século XIX conferiu todo o poder transformador e produtor da abundância. Também a ela foi conferido o poder transformador da estrutura social, o que colocava em algo exterior ao próprio homem a potência movimentadora do novo sistema social."Bresciani, M. Stella Martins. Metrópoles: as faces do monstro urbano (As cidades no século XIX). In: Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPHU/ Marco Zero, 1984/85. (Adaptado).
- Sobre a Revolução Industrial, marque a opção correta: 
Alternativas
Q1800272 História
Marque a opção correta sobre a Primeira Guerra Mundial:
Alternativas
Q1800273 História
Marque a opção correta sobre a sociedade escravista colonial na América Portuguesa:
Alternativas
Q1800274 História
"Muitos africanos não abandonaram a religião em que foram criados na África e a transmitiram a seus filhos e netos crioulos. Mas a praticavam com muito cuidado a fim de evitar a repressão das autoridades, que em geral viam com maus olhos os batuques noturnos e muitas vezes destruíam os santuários com violência e prendiam os que neles se encontravam. Entre os presos podia estar um escravo ou liberto que não perdia a missa aos domingos, mas tocava o tambor ritual num terreiro no qual os deuses ou ancestrais se apossavam do corpo dos fiéis. Nisso não via ele contradição, pois o panteão africano se ampliar a com os santos católicos e nestes identificava entidades trazidas da África."Costa e Silva, Alberto da. População e Sociedade. In: Schwartz, L. M. (Direção) Crise Colonial e Independência: 1808-1830. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. (Adaptado).

- Sobre a cultura e a religiosidade africana no Brasil Colonial é correto afirmar:
Alternativas
Q1800275 História
"Sem esquecer do lado pragmático de nossas tratativas de libertação, vale a pena insistir na importância simbólica do poder político. [...] Tratava-se de dar naturalidade, tradição e até antiguidade ao que era recente, quase imediato. [...] Se parecia difícil manter uma monarquia que nascia cercada de repúblicas por todos os lados, ou um país escravocrata de dimensões continentais, quem sabe os símbolos e rituais realizariam bem a sua parte. Por meio deles divulgaram-se sensos comuns, modos de pensar e acreditar."Schwarz, L. M. Pagando caro e correndo atrás do prejuízo. In: Malerba, J (org.). A independência brasileira - Novas dimensões. Rio de Janeiro: FGV, 2006. - Marque a opção correta sobre o movimento de independência no Brasil: 
Alternativas
Q1800276 História
Sobre as principais características da Assembleia Constituinte de 1823 o início do I Império, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q1800277 História
O chamado Período Regencial no Brasil foi marcado por diversas revoltas. Dentre as mais importantes temos a Revolta dos Malês, que:
Alternativas
Q1800278 História
São considerados processos que estão na base da crise do Segundo Império no Brasil e estímulos para a propagação dos ideais republicanos:
Alternativas
Q1800279 História
"Finda a sessão no Centro das Classes Operárias, a massa popular que saiu daquele Centro juntou-se à que estacionava nas suas imediações e assim formando um numeroso grupo de cerca de 2 mil pessoas, marchou pela Praça da República, Rua do Theatro, Largo de S. Francisco e Rua do Ouvidor. Pelo caminho levantavam gritos contra a vacina e os seus defensores e a polícia. Em frente às redações dos jornais davam palmas e aclamações a uns e vaias a outros (...). Correram com insistência boatos de manifestações de desagrado aos jornais. O Dr. Chefe de Polícia mandou que imediatamente partisse para a Rua do Ouvidor uma força de 60 praças de cavalaria, a garantir os jornais, dos quais dois aceitaram essa medida de prevenção, os nossos colegas do Jornal do Commercio e O Paiz. Alguns grupos, de fato, passaram em vozeria pela Rua do Ouvidor, mas nenhum desacato grave foi praticado." Gazeta de Notícias, em 13 de novembro de 1904 (Adaptado).
- Considerando as temáticas de saneamento, saúde e doença no início da República temos a Revolta da Vacina. A vacinação obrigatória defendida por Oswaldo Cruz teve como base as ideias:
Alternativas
Q1800280 História
"Com a criação dos sindicatos profissionais moldados em regras uniformes e precisas, dá-se às aspirações dos trabalhadores e às necessidades dos patrões expressão legal e autorizada. O arbítrio, tanto de uns como de outros, gera desconfiança, é causa de descontentamento, produz atritos que estalam em graves e lock-outs. Os sindicatos e associações de classe serão os para-choques dessas tendências antagônicas. (Lindolfo Collor, Ministro do Trabalho entre 1930 a 1932)". Ítalo Tronca. Revolução de 30: a dominação oculta. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Adaptado).
- Considerando o período ressaltado no texto, marque a opção correta para característica do movimento sindical no Brasil da chamada Era Vargas.
Alternativas
Q1800281 História
"O Tio Sam está querendo Conhecer a nossa batucada. Anda dizendo que o molho da baiana melhorou o seu prato ... Eu quero ver, eu quero ver eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar ..." (Assis Valente) Moura, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil - a penetração cultural americana. São Paulo: Brasiliense, 1986 (Adaptado)
- Em 1945 é eleito Presidente do Brasil o General Eurico Gaspar Dutra, apoiado pelo PSD-PDT, partidos ligados à Getúlio Vargas. Num mundo da chamada Guerra Fria, foram características e ações do governo Dutra:

Alternativas
Q1800282 História
"Em 1701, a Coroa determinou um afastamento para o criatório de, no mínimo, dez léguas a partir da área de plantio da cana"Simonsen. Roberto C. História econômica do Brasil: 1500/1820. 10. ed. São Paulo: Nacional, 1978 (Brasiliana, 5). (Adaptado).
- Essa determinação realizada desde a Carta Régia de 1701 teve como objetivo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: C
6: D
7: A
8: B
9: C
10: A
11: C
12: C
13: C
14: E
15: B
16: B
17: E
18: D
19: D
20: C