Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Professor - Dança

Foram encontradas 25 questões

Q935052 Direito Administrativo
A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que
Alternativas
Q935053 Legislação Federal
Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q935055 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. No que se refere aos dispositivos desta Lei, analise as assertivas:


(I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

(II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

(III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

(IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.


Estão corretas

Alternativas
Q935056 Direito Constitucional
De acordo com a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo de outras garantias, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de
Alternativas
Q936812 Legislação Federal
De acordo com o disposto na Lei nº 12.772/2012, a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente,
Alternativas
Q972765 Artes Visuais
Rudolf Laban afirma, em seu livro Domínio do movimento (1978), que os componentes constituintes das diferentes qualidades de esforço resultam de uma atitude interior (consciente ou inconsciente) relativa aos fatores do movimento.
 
Esses fatores de movimento são
Alternativas
Q972766 Artes Plásticas
“As danças não foram criadas a partir de uma alegria, mas a partir de uma necessidade” (BAUSCH apud FERNANDES, 2018). O trabalho de Pina Bausch mostra um entrelaçamento entre vida e arte. Seus bailarinos respondiam a questionários antes do início de algum trabalho coreográfico, o mundo estava sempre incluído na sua dança.
 
FERNANDES, Ciane. Dança cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa.  Salvador: Edufba, 2018.
 
Tomando como certa a afirmação acima, a forma de atuação que se relaciona a essa visão de dança pretende
Alternativas
Q972767 Artes Plásticas
A coreógrafa Pina Bausch é reconhecida mundialmente como expoente da dança-teatro. Suas obras são baseadas nas experiências de vida de seus bailarinos e apresentam propósitos curiosos com muita sensibilidade. Os figurinos são compostos de trajes elegantes, como se os bailarinos fossem a uma grande festa. A repetição de movimentos simples ou frases de movimentos são a base de suas obras, que levam sempre à reflexão, sem qualquer julgamento de valor, mas com um sentido de honestidade sobre o que está sendo retratado.

Tomando como base essa linha de construção coreográfica, a dinâmica a ser usada por um professor de Dança que deseje praticar um trabalho mais autoral com seus estudantes é
Alternativas
Q972768 Artes Cênicas
Improvisação é um processo muito utilizado em teatro e dança, e serve de base para muitas criações artísticas. Trabalha com o imprevisto, aceitando e assumindo suas consequências.

Seguindo esse pensamento, a estratégia para se trabalhar a improvisação numa aula de Dança é
Alternativas
Q972769 Pedagogia
As turmas nas escolas públicas são geralmente formadas por aproximadamente 30 a 40 alunos, oriundos de diversos grupos sociais. Sabemos que, em qualquer grupo, o grau de aptidão dos participantes para dança é bem variado.

A atitude correta em relação ao ensino de dança, com base no comentário anterior, é considerar que
Alternativas
Q972770 Artes Cênicas

Em sua obra Uma cartilha para o dançarino moderno, a bailarina Martha Graham afirma:


Eu não desejo ser uma árvore, uma flor ou uma onda. Quando somos espectadores, no corpo de um dançarino devemos ver nós mesmos, não a ação ilimitada das forças; não os fenômenos da natureza, não as criaturas exóticas de outros planetas, mas algum milagre que é o ser humano, motivado, disciplinado.
 
GRAHAM apud TAVARES, J.; KEISERMAN, N. O corpo cênico: entre a dança e o teatro.  São Paulo: Annablume, 2013, p. 73-74.
 
 
Com essas palavras, Martha Graham revela sua 

Alternativas
Q972771 Educação Artística
Segundo Moshe Feldenkrais, no livro Consciência pelo movimento (1977), “para compreender o movimento é preciso sentir, e não forçar”.
 
Com base nessa afirmação, a possibilidade metodológica para desenvolver um processo de aquecimento corporal em uma aula de dança é
Alternativas
Q972772 Pedagogia
A transmissão da técnica da dança tem utilizado, como principal veículo, a história oral para se perpetuar. Aprendemos o que nossos professores aprenderam e nos passaram, e eles também aprenderam o que seus mestres lhes passaram. Como a maioria dos professores de Dança no Rio de Janeiro e no Brasil vieram da Europa, a herança europeia é muito grande.

Em um contexto escolar, a estratégia que um professor deve usar para colocar seus estudantes em contato com a ideia de pluralidade de culturas é
Alternativas
Q972773 Educação Artística
Segundo Mônica Dantas, em seu livro Dança: o enigma do movimento (1999), a “improvisação é um jogo, cuja regra principal é estar sensível e atento às propostas que estão surgindo”.
 
Com base nessa afirmação, a estratégia mais adequada para o trabalho em sala de aula é 
Alternativas
Q972774 Educação Artística
A maitrê de ballet Eugênia Feodorova afirmava em suas aulas: “O ballet é a arte da repetição, e a repetição é a mãe da sabedoria”.

Tomando por base essa afirmação, o uso da repetição em aulas de Dança é visto como
Alternativas
Q972775 Artes Visuais

Para nos induzir a uma melhor postura em pé, é comum ouvirmos no cotidiano os seguintes comandos: 


– Anda direito!

– Coloca essa coluna reta!

– Olha essas costas!
 
Para Feldekrais (1977), no livro Consciência pelo movimento, a boa postura em pé recomenda que se esteja com

Alternativas
Q972776 Educação Artística

“O conceito de motrizes culturais será empregado para definir um conjunto de dinâmicas culturais utilizadas na diáspora africana para recuperar comportamentos ancestrais africanos. A este conjunto chamamos de práticas performativas, e se refere à combinação de elementos como a dança, o canto, a música, o figurino, o espaço, entre outros, agrupados em celebrações religiosas em distintas manifestações do mundo afro-brasileiro.” 

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras.  Rio de Janeiro: Garamond, 2011, p. 108.
 
Com base nos princípios das motrizes culturais brasileiras, é correto afirmar que

Alternativas
Q972777 Educação Artística
O ensino da Dança na escola apresenta um duplo caráter: o artístico e o pedagógico.

No caso específico do ballet clássico, a dimensão artística envolve
Alternativas
Q972778 Educação Artística
A dança surgiu de manifestações coletivas do povo, como divertimento. Com o passar dos anos foi se tornando divertimento da aristocracia e sinônimo de poder. A dança é, até hoje, capaz de desenvolver aspectos sociais, cognitivos e motores aliados à sensação de prazer. As festas com danças são sempre alegres e divertidas.

Com base nesse pensamento, a atitude do professor de Dança na sala de aula é
Alternativas
Q972779 Artes Cênicas
Os termos teatral e teatralidade há algum tempo passaram a fazer parte de vários segmentos, não só do teatro. A partir da década de 1960, a dança passou a se interessar por esse tipo de narrativa. Maguy Marin e Pina Baush são expoentes na busca de uma teatralidade traduzida em corpo e movimento.

A maneira correta de se trabalhar a teatralidade na dança em sala de aula é
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: B
6: A
7: B
8: D
9: C
10: A
11: D
12: C
13: D
14: A
15: A
16: B
17: A
18: B
19: C
20: B