Questões de Concurso Público TRT - 5ª Região (BA) 2013 para Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Foram encontradas 11 questões

Q403731 Governança de TI
Ana trabalha no TRT da Bahia e, empenhada em adotar boas práticas de governança de TI, listou as seguintes questões de gerenciamento que precisavam ser tratadas:

- Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades do TRT?
- Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?
- Os novos sistemas funcionarão apropriadamente quando implementados?
- As alterações ocorrerão sem afetar as operações atuais do TRT?

Consultando o CobiT 4.1, Ana verificou que as questões acima são tratadas no domínio
Alternativas
Q403732 Governança de TI
O modelo CobiT para o gerenciamento de processos de TI foi desenvolvido com uma ênfase forte em controles. O TRT adotou o modelo de maturidade do CobiT. No estágio atual, os procedimentos do TRT foram padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. Mas, embora seja mandatório que os processos estabelecidos fossem seguidos, alguns desvios não foram detectados. Os procedimentos adotados ainda não são sofisticados, mas existe a formalização das práticas existentes no TRT.

De acordo com o modelo de maturidade do CobiT 4.1, o TRT encontra-se no nível
Alternativas
Q403733 Governança de TI
De acordo com a Instrução Normativa para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação (MPOG/SLTI IN 04/2010), a tarefa “Análise de Viabilidade da Contratação”, da fase de Planejamento da Contratação, compreende a “identificação das diferentes soluções que atendam aos requisitos”. Para tanto, deve-se manter a observância às políticas, premissas e especificações técnicas definidas por:
Alternativas
Q403734 Governança de TI
A Instrução Normativa para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação (MPOG/SLTI IN 04/2010), elenca, no que se refere às licitações dos tipos técnica e preço, as seguintes recomendações:

I. Incluir critérios de pontuação técnica que não estejam diretamente relacionados com os requisitos da Solução de Tecnologia da Informação a ser contratada ou que frustrem o caráter competitivo do certame.
II. Incluir, para cada atributo técnico da planilha de pontuação, sua contribuição percentual com relação ao total da avaliação técnica.
III. Proceder à avaliação do impacto de pontuação atribuída em relação ao total de pontos, observando se os critérios de maior peso são de fato os mais relevantes e, se a ponderação atende ao princípio da razoabilidade.
IV. Fixar os fatores de ponderação das propostas técnicas e de preço sem justificativa.

As recomendações que são VEDADAS pela IN são APENAS:
Alternativas
Q403735 Governança de TI
O CMMI suporta dois caminhos de melhoria usando níveis. Esses níveis correspondem a duas formas de melhoria de processo, chamadas de representações. Numa representação, a melhoria é medida por processos, sendo possível ter um processo com um certo nível e outro processo com um nível mais elevado, variando de acordo com os interesses da empresa. Na outra representação, a melhoria é medida por um conjunto de processos, sendo necessário que todos os processos atinjam um mesmo nível para que a empresa seja certificada naquele nível. O uso da representação ...I ... permite que se atinjam níveis de ...II.... . O uso da representação..III ... , permite que se atinjam níveis de ...IV..... .

Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I, II, III e IV:
Alternativas
Q403736 Governança de TI
O Modelo de Referência MR-MPS define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O MR-MPS define 7 níveis de maturidade. Considere:

I. A capacidade do processo é a caracterização da sua habilidade para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros, estando relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade.
II. Os níveis são acumulativos, ou seja, se a organização está no nível G, esta possui o nível de capacidade do nível G que inclui os atributos de processo dos níveis F e G para todos os processos relacionados no nível de maturidade G (que também inclui os processos de nível F).
III. Na passagem para um nível de maturidade superior, os processos anteriormente implementados devem passar a ser executados no nível de capacidade exigido neste nível superior.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q403739 Governança de TI
O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. No MR-MPS-SW,
Alternativas
Q403748 Governança de TI
A questão seguinte, deve ser respondida considerando-se a atualização realizada na ITIL v3 em 2011.

Considere:

I. Restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível.
II. Minimizar o impacto adverso nas operações do negócio.
III. Monitorar o serviço de TI e detectar quando o desempenho cai abaixo dos limites aceitáveis.
IV. Encontrar a causa raiz do problema e aplicar uma solução definitiva.

São objetivos do processo de Gerenciamento de Incidentes da ITIL v3 o que consta APENAS em
Alternativas
Q403749 Governança de TI
A questão seguinte, deve se respondida considerando-se a atualização realizada na ITIL v3 em 2011.

Considere os seguintes acordos firmados em uma organização que utiliza a ITIL v3:

1. Acordo entre o provedor de serviço de TI interno e o departamento de compras para obter hardware dentro de um prazo acordado.
2. Acordo entre a Central de Serviço e um grupo de suporte interno para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado.
3. Acordo legal entre o provedor de serviço de TI e um terceiro, para que o terceiro provenha bens ou serviços que suportem a entrega de um serviço de TI para o cliente.

Sobre os acordos firmados é correto afirmar que:
Alternativas
Q403750 Governança de TI
A questão seguinte, deve ser respondida considerando-se a atualização realizada em 2011.

A etapa de Transição de Serviço da ITIL v3 tem o propósito de planejar, gerenciar mudanças nos serviços e implantar liberações de serviços com sucesso no ambiente operacional. Dentre os processos desta etapa encontra-se o processo de
Alternativas
Q403751 Governança de TI
A questão seguinte, deve ser respondida considerando-se a atualização realizada em 2011.

Melhoria Contínua de Serviço é uma etapa no ciclo de vida de um serviço que garante que os serviços estejam alinhados com as necessidades do negócio por meio da identificação e da implementação de melhorias para os serviços de TI que suportam os processos de negócio. Os 7 passos para a Melhoria Contínua do Serviço são, na ordem correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: D
6: E
7: A
8: C
9: A
10: C
11: D