Questões de Concurso Público Prefeitura de Osasco - SP 2014 para Nutricionista

Foram encontradas 30 questões

Q754601 Nutrição
Na reunião sobre a construção da sede definitiva de uma empresa de Engenharia, um profissional de nutrição foi consultado para opinar, na planta, sobre a melhor localização para construir uma Unidade de Alimentação (U.A.N.) no prédio da empresa. Ela respondeu que a U.A.N. deve ser localizada:
Alternativas
Q754602 Nutrição
Entre os aspectos considerados na elaboração de um cardápio oferecido por uma Unidade de Alimentação (U.A.N.), encontram-se:
Alternativas
Q754603 Nutrição
Os índices empregados para calcular a área de uma Unidade de Alimentação (U.A.N.) são decorrentes do número de variáveis intervenientes. Nesse sentido, as áreas previstas para a cozinha e o estoque de gêneros alimentícios deverão apresentar os seguintes percentuais da área do refeitório, respectivamente:
Alternativas
Q754604 Nutrição
Vários são os fatores que devem ser considerados na ambiência do trabalho de Unidade de Alimentação (U.A.N), alguns interferindo diretamente na produção e outros proporcionando condições adequadas de trabalho. Dentre os que interferem diretamente na produção pode-se citar a iluminação. É recomendável que a iluminação:
Alternativas
Q754605 Nutrição
Assim como a alanina e a glutamina, o lactato também pode ser convertido em piruvato e este em glicose para manutenção da glicemia. A formação de glicose a partir do piruvato denomina-se:
Alternativas
Q754606 Nutrição
Um estudo comparativo entre indivíduos sedentários e atletas demonstrou que, após 20 minutos de exercício aeróbico, os indivíduos sedentários apresentaram concentrações significativamente mais elevadas do seguinte componente sérico:
Alternativas
Q754607 Nutrição
A vitamina D é o segundo fator lipossolúvel da dieta e, historicamente, vem sendo relacionada à saúde do metabolismo ósseo. Mais recentemente a sua deficiência vem sendo considerada um problema de saúde pública mundial. Em casos de necessidade de intervenção de origem suplementar, a forma da vitamina D que deve ser utilizada é:
Alternativas
Q754608 Nutrição
Um paciente com deficiência de vitamina A realizou exames de sangue complementares que apontaram a carência de outro micronutriente relacionado ao fornecimento adequado dessa vitamina aos tecidos alvos. Podemos afirmar que se trata da deficiência de:
Alternativas
Q754609 Nutrição
A encefalopatia hepática consiste em alterações neuropsíquicas de origem metabólica e potencialmente reversíveis, que traduzem agravamento funcional do fígado. Uma vez instalada a encefalopatia, a dieta deve ser imediatamente modificada no seguinte aspecto:
Alternativas
Q754610 Nutrição
A obesidade apresenta prevalência crescente na população mundial e as alterações hepáticas vêm aumentando nessa população. Dentre os acometimentos hepáticos mais relacionados à obesidade, pode-se destacar:
Alternativas
Q754611 Nutrição
Pacientes renais em tratamento conservador com taxa de filtração glomerular < 30mL/ min, para diminuir a formação de compostos nitrogenados tóxicos e para a redução e/ou controle da concentração de fósforo e potássio, deve-se orientar como conduta dietoterápica:
Alternativas
Q754612 Nutrição
A aterosclerose é um processo dinâmico, evolutivo e sistêmico que se desenvolve em artérias e se caracteriza pelo acúmulo de material lipídico no espaço intra e extra celular na camada íntima do endotélio. Tem maior relação com a instalação e o agravamento da placa aterosclerótica o seguinte componente do perfil lipídico:
Alternativas
Q754613 Nutrição
O Diabetes Mellitus tipo 2 é o mais comum, representando cerca de 90 a 95 % dos casos mundiais, na maioria das vezes acometendo adultos. As alterações metabólicas mais associadas a essa enfermidade são:
Alternativas
Q754614 Nutrição
A desnutrição proteica-calórica tem um grande espectro de manifestações clínicas que variam de acordo com a intensidade relativa do déficit proteico ou calórico, gravidade, duração e idade do paciente. Quando há predominância de deficiência proteica e deficiência calórica, temos os quadros, respectivamente, de:
Alternativas
Q754615 Nutrição
Quando comparada à nutrição parenteral, a oferta de nutrientes pela via gastrointestinal é mais fisiológica. Além desses, destaca(m)-se o(s) seguinte(s) benefício(s):
Alternativas
Q754616 Nutrição
As situações a serem consideradas para a indicação da terapia nutricional enteral estão relacionadas ao risco de desnutrição. Entretanto, quando o trato digestivo encontra-se total ou parcialmente funcional, algumas contra-indicações devem ser avaliadas, como:
Alternativas
Q754617 Nutrição
Pacientes submetidos à resecção distal do intestino delgado perdem a capacidade de absorção de sais biliares e alguns nutrientes. Por essa razão o nutricionista deve estar atento ao estado nutricional das seguintes vitaminas:
Alternativas
Q754618 Nutrição
A infecção por HIV pode causar desnutrição através de uma variedade de mecanismos. Além disso, a ocorrência de múltiplas infecções oportunistas conduzem à rápida depleção nutricional simultaneamente à redução da ingestão calórico-proteica. Em se tratando de indivíduos HIV + assintomáticos, as metas nutricionais consistem, prioritariamente, em:
Alternativas
Q754619 Nutrição
Prebióticos são carboidratos complexos de configuração molecular que os tornam resistentes à ação hidrolítica de enzima salivar intestinal, atingindo cólon intactos, com efeito sobre a microflora colônica. São considerados prebióticos:
Alternativas
Q754620 Nutrição
O paciente submetido à intervenção cirúrgica para tratamento do câncer gástrico sofre perda de sua capacidade de armazenamento de nutrientes, pela remoção parcial ou total do estômago, e alterações na absorção de nutrientes devido à modificação do trânsito intestinal. As recomendações nutricionais no período pós-operatório imediato abrangem:
Alternativas
Respostas
1: C
2: X
3: D
4: A
5: D
6: D
7: B
8: D
9: C
10: D
11: A
12: C
13: A
14: B
15: X
16: B
17: C
18: A
19: C
20: E