Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2024 para Auditor de Controle Interno

Foram encontradas 10 questões

Q2449365 Direito Constitucional
Hipólito é servidor público da administração direta e pretende se candidatar a vereador. Ao ler a Constituição Federal (CF)e fazer as necessárias considerações preliminares, verificou que, caso seja efetivamente investido do mandato de vereador, a atividade parlamentar impedirá o regular exercício de suas funções em razão da incompatibilidade de horários. Na hipótese, é correto afirmar que Hipólito: 
Alternativas
Q2449366 Direito Constitucional
Considerando o disposto no Art. 37 da CF, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2449367 Direito Constitucional
Sobre a regulamentação do regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos, à luz do disposto no Art. 40 da CF, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2449368 Direito Constitucional
À luz do Art. 39 da CF, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2449369 Direito Constitucional
Isolde é servidora pública municipal e acaba de ser empossada. Consultando o teor da CF sobre o regime de estabilidade, especialmente o fixado no Art. 41, concluiu, de forma INCORRETA, que: 
Alternativas
Q2449370 Direito Constitucional
Acerca do sistema tributário nacional e sua previsão constitucional, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2449371 Direito Constitucional
Em relação aos impostos dos municípios e sua normação constitucional, compete aos Municípios instituir impostos sobre:
Alternativas
Q2449372 Direito Constitucional
No que concerne às finanças públicas e sua previsão constitucional, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2449433 Direito Constitucional
Analise as assertivas a seguir a respeito do controle da Administração Pública no âmbito do Município de Porto Alegre e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As entidades da administração indireta, bem como qualquer outra entidade constituída ou mantida pelo Município, são fiscalizadas pelo sistema de controle interno municipal apenas quanto aos aspectos contábil, financeiro e patrimonial.
( ) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Município de Porto Alegre é exercida pelo controle externo e pelo sistema de controle interno.
( ) O controle externo, a cargo do Tribunal de Contas do Estado, é exercido com auxílio do sistema de controle interno e do Poder Legislativo do Município.
( ) Por decisão de dois terços dos membros da Câmara, poderá ser criado Tribunal de Contas do Município de Porto Alegre para exercer os controles atualmente afetos ao Tribunal de Contas do Estado.
( ) Só deixará de prevalecer o parecer prévio, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2449435 Direito Constitucional
Ao tratar do controle externo, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu as competências dos Tribunais de Contas. Entre essas competências, estão:

I. Julgar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.
II. Julgar as contras prestadas anualmente pelo chefe do Poder Executivo.
III. Realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: E
5: B
6: A
7: B
8: B
9: A
10: E