Questões de Concurso Público EBSERH 2020 para Farmacêutico
Foram encontradas 30 questões
I. Compete ao farmacêutico avaliar e monitorar, no âmbito da vigilância sanitária, materiais, equipamentos, substâncias e insumos industrializados, como bolsas, equipos para transfusão, seringas, filtros, conjuntos de aférese, agulhas, anticoagulantes, dentre outros, utilizados para a coleta, preservação, processamento, armazenamento e transfusão de hemocomponentes, assim como os reagentes usados para os testes imunossorológicos e imuno-hematológicos. II. O farmacêutico legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição pode avaliar a prescrição médica e, se julgar necessário, entrar em contato com o prescritor para esclarecer eventuais interações medicamentosas e/ou discrepâncias na prescrição perante protocolos definidos pelo serviço e/ou com a literatura técnica e sanitária. Contudo, não compete ao farmacêutico solicitar a suspensão, correção ou complementação da prescrição. III. Nas atividades de assistência farmacêutica o farmacêutico deve supervisionar e executar a dispensação dos medicamentos pró-coagulantes para os pacientes com coagulopatias e do componente especializado para os pacientes com doença falciforme e sobrecarga de ferro, e demais medicamentos que o hemocentro seja a referência na dispensação. IV. É atribuição do farmacêutico participar do comitê transfusional e do planejamento, execução e avaliação das atividades deliberadas pelo mesmo, ficando vedado o exercício da função de presidente de comitê quando o profissional pertencer ao respectivo serviço de hemoterapia e/ou banco de sangue.
Assinale a alternativa correta.
( ) O farmacêutico deve atuar, juntamente com os demais membros da equipe multiprofissional na elaboração das rotinas padronizadas, orientando e capacitando o pessoal quanto ao preparo e administração dos medicamentos. ( ) É atribuição do farmacêutico avaliar a farmacoterapia quanto à indicação, doses, frequência, horários, vias de administração, formas farmacêuticas, dialisabilidade, reconstituição, diluição, tempo e velocidade de infusão e duração do tratamento, com o objetivo de atender às necessidades individuais do paciente. ( ) O farmacêutico deve avaliar a necessidade de adaptação de formas farmacêuticas e orientar quanto ao uso seguro, considerando as peculiaridades do paciente, a compatibilidade com os dispositivos para administração desses medicamentos e a efetividade terapêutica. ( ) Não cabe ao farmacêutico a solicitação de exames laboratoriais. Logo, compete a outros membros da equipe multiprofissional esta atribuição, bem como, a análise e interpretação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. O Teste de Coombs direto avalia as células vermelhas do sangue, verificando se há anticorpos ligados às hemácias e se esses anticorpos são derivados do próprio sistema imune da pessoa ou recebidos por transfusão. É habitualmente solicitado em situações de transfusão. II. O Teste de Coombs indireto é capaz de avaliar o plasma do sangue e identificar os anticorpos ali presentes. Assim, é capaz de detectar anemias hemolíticas autoimunes. III. Na realização do Teste de Coombs direto é importante lavar as hemácias, pois, outras globulinas presentes no plasma podem neutralizar o soro antiglobulina, provocando falsos resultados. IV. A geleia de Wharton presente no sangue coletado de cordão umbilical é responsável por interferências no Teste de Coombs direto.
Assinale a alternativa correta.
( ) Esta via de administração de medicamentos é indicada para pessoas com impossibilidade de acesso venoso. Contudo, é contraindicada para pessoas com anasarca grave. ( ) Metoclopromida e furosemida são medicamentos incompatíveis para infusão. Logo, recomenda-se a administração em sítios de punção distintos e distantes uns dos outros. ( ) O intervalo entre as aplicações de morfina deve ser reduzido em pessoas com insuficiência renal ou hepática. ( ) Uma vantagem de utilização desta via trata-se do baixo risco de hiponatremia e hipervolemia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A urina pode ser avaliada pelas características físicas de cor, turbidez, odor e volume. Sabe-se que determinados medicamentos podem alterar a coloração, bem como, os corantes naturais ou artificiais dos alimentos. ( ) Na análise bioquímica identifica-se a presença ou ausência de determinadas substâncias, pH e também a densidade. A elevada densidade da urina pode indicar hidratação. ( ) O exame miscroscópico do sedimento urinário pode revelar a presença de células, cristais minerais, bactérias e fungos. O número aumentado de cristais é indicativo de cálculos biliares. ( ) A presença de urobilinogênio na urina pode indicar danos hepáticos e distúrbios hemolíticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. O termo genérico hemoglobina glicada refere-se a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. O processo de glicação de proteínas envolve uma ligação não enzimática e permanente com açúcares redutores como a glicose, ao contrário do processo de glicosilação, que envolve uma ligação enzimática e instável. II. Os métodos baseados em ligações específicas usam a diferença estrutural ou química entre hemoglobina glicada e HbA0 para separar as frações. Os principais exemplos são os métodos imunológicos que usam anticorpos direcionados ao N-terminal glicado da hemoglobina (sequências que variam de 3 a 8 aminoácidos) e são específicos para a fração HbA1c, sendo que os resultados são expressos com porcentagem de HbA1c. III. A cromatografia líquida por troca iônica (HPLC) e a eletroforese usam a diferença de carga elétrica entre GHb e HbA0. O princípio baseia-se no fato de que a ligação da glicose, ou de outro açúcar, ao amino grupo terminal da cadeia α altera a carga total da hemoglobina, fazendo com que a fração glicada migre mais rápido em um campo elétrico ou em resinas de troca iônica, permitindo a separação das frações. Os métodos de HPLC por troca iônica permitem a automação e são métodos bastante robustos. IV. O teste de albumina glicada reflete a média dos níveis glicêmicos das últimas duas a três semanas. À semelhança da hemoglobina glicada, os seus resultados são expressos em porcentagem, mas ainda há uma grande variação nos valores de referência (de 0,8-1,4 a 18-22%) devido a não padronização dos testes.
Assinale a alternativa correta.
( ) Agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios, são pertencentes a classe de risco 2 (dois) e considerados de moderado risco individual e limitado para a comunidade. ( ) Os produtos farmacêuticos são resíduos de serviços de saúde do grupo B, em que se encontram os produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade, mutagenicidade e quantidade. ( ) Todos os serviços cujos suas atividades estejam relacionadas com a atenção à saúde humana ou animal, devem dispor de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. ( ) No armazenamento temporário, o expurgo não pode ser compartilhado para os resíduos de serviços de saúde dos grupos A, E e D.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. O estudo de equivalência farmacêutica deve ser realizado previamente ao estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência, quando este for aplicável a forma farmacêutica, não sendo obrigatoriamente necessário empregar os mesmos lotes dos utilizados no estudo de equivalência farmacêutica. II. O estudo de equivalência farmacêutica pode ser realizado com medicamentos que se apresentem na forma de comprimido revestido/drágea, cujo medicamento de referência seja comprimido simples, desde que o revestimento não controle a liberação da substância ativa. III. Os medicamentos que passam pelo estudo devem cumprir em até 90% com os requisitos da monografia individual da Farmacopeia Brasileira ou com os de outros compêndios oficiais, normas ou regulamentos específicos aprovados/referendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. IV. Aspecto, viscosidade, densidade, pH (potencial hidrogeniônico) e valor do peso ou do volume médio são considerados ensaios informativos para fins de equivalência farmacêutica.
Assinale a alternativa correta.
I. Reações idiossincráticas, como por exemplo, o cloranfenicol que causa anemia aplástica em aproximadamente um paciente em 50.000 (cinquenta mil). II. Reações adversas, como por exemplo as estatinas que podem causar mialgia e distúrbios gastrintestinais. III.Reações idiossincráticas, como por exemplo a hipertermia maligna, uma reação metabólica à fármacos, incluindo vários anestésicos inalatórios e fármacos antipsicóticos. IV. Efeito colateral, como por exemplo a toxicidade causada pelo paracetamol.
Assinale a alternativa correta.
( ) Sabendo que o peso molecular do sulfato de salbutamol é 576,71g (gramas) e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 2,409. ( ) Sabendo que o equivalente-grama do sulfato de salbutamol é 288,35g (gramas)e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 1,20. ( ) Para uma prescrição de betacaroteno 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia uma matéria prima de betacaroteno 11%, devemos considerar um fator de correção de 9,09. ( ) Para uma prescrição de magnésio 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia magnésio aspartato cujo teor é de 9,8%, cada cápsula deverá conter 102 mg (miligrama) deste aspartato magnésio para atender a prescrição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.