Questões de Concurso Público IF-MG 2013 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 50 questões

Q754076 Português
Tomando-se como base a leitura do texto, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q754077 Português
Assinale a alternativa que não apresenta modalizações deônticas:
Alternativas
Q754078 Português
Analise o uso da vírgula no seguinte trecho retirado do texto I: “Historicamente falando, temos de considerar que vivemos hoje a era da informática, com suas contradições, seus paradoxos. Como já afirmava Heráclito, o filósofo grego pré- socrático, ‘no mundo tudo flui, tudo se transforma, pois a essência da vida é a mutabilidade, e não a permanência’. Assim, aquela escola, que era boa para o momento da revolução industrial, já não atende às necessidades do homem do final do século XX.” (linhas 3-7) Nesse trecho, justifica-se indevidamente o uso da vírgula ao se afirmar que ela foi empregada para isolar:
Alternativas
Q754079 Português
No texto acima (Texto II), o autor:
Alternativas
Q754080 Português
O artigo de opinião é um texto de cunho argumentativo, em que o locutor/enunciador defende uma ideia por meio de diferentes recursos argumentativos. Assinale a afirmativa que se contrapõe ao texto II.
Alternativas
Q754081 Português
“Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam.” (linhas 2-5) A reescrita do período acima apresenta problemas quanto à organização sintático-semântica em:
Alternativas
Q754082 Português
Os textos I e II compartilham a seguinte ideia:
Alternativas
Q754083 Português
“Afinal de contas, para que serve a nossa cabeça? Ainda podemos pensar? Adianta pensar?” (Texto II, linhas 11 e 12) A ironia que se depreende do questionamento acima encontra ressonância na mensagem do texto I, visto que:
Alternativas
Q754084 Português
Observou-se a correção e a adequação linguística na seguinte redação:
Alternativas
Q754085 Português

O texto a seguir é a simulação do corpo de um memorando:

1. Segundo o Departamento de Educação, (I) haviam dois processos de seleção de professores para (II) atuarem na educação profissional, no entanto nenhuma das vagas relacionadas (III) foram preenchidas, pois (IV) faltou candidatos para concorrerem às mesmas. O curso de Engenharia foi um dos que não (V) conseguiram preencher a vaga disponível.

2. De acordo com a coordenação do departamento, (VI) poderão existir novas demandas para o próximo semestre letivo. Sendo assim, (VII) faz-se necessário novas publicações de edital para contratação desses profissionais.

3. Nesse sentido, solicitamos a Vossa Senhoria o (VIII) vosso empenho em tomar as providências cabíveis.

Na mensagem acima, os itens destacados, que indicam infração à norma culta são:

Alternativas
Q754086 Pedagogia
No desenho curricular da educação profissional e tecnológica, a transversalidade e a verticalização constituem aspectos que contribuem para a singularidade dessa organização. A esse respeito, NÃO se pode afirmar que:
Alternativas
Q754087 Pedagogia
Em relação aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q754088 Pedagogia
Sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA –, considerando-se especificamente a educação profissional técnica de nível médio/ensino médio, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q754089 Pedagogia
Em Educação Profissional no Brasil, Silvia Maria Manfredi (2002) aponta que as visões e representações sobre o trabalho, as profissões e sobre sua relação com a escolarização são muito variadas. Para a autora, as relações entre trabalho e escola expressam visões ambíguas e idealizadas, que retratam um reducionismo de processos históricos complexos. Tendo em vista a retomada histórica e as reflexões que a autora faz sobre essa relação, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q754090 Pedagogia
As afirmativas abaixo referem-se à reforma gestada no campo da Educação Profissional no Brasil nos fins da década de 90, instituída pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996) e pelo Decreto Federal 2.208/1997. Em relação a essa reforma no ensino médio e profissional, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q754091 Pedagogia
Em relação às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q754092 Pedagogia
“Apesar das mudanças que vêm ocorrendo e sendo sugeridas no âmbito do sistema educacional brasileiro, a sala de aula, nosso principal ambiente de aprendizagem, continua anacrônica. Grande parte das práticas pedagógicas atuais ainda privilegia o ensino transmissivo, às custas de uma ênfase na aprendizagem mediada pelo professor e suas escolhas de recursos educacionais.” GUIMARÃES, A. de M.; DIAS, R. In: COSCARELLI, C. (org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 24. São modificações na prática educativa sugeridas pelos autores, EXCETO:
Alternativas
Q754093 Pedagogia
A respeito da proposta político-pedagógica dos Institutos Federais, a eles cabe ofertar: I. Educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público de jovens e adultos; II. Ensino técnico concomitante e subsequente, destinado a quem já tenha concluído o ensino médio; III. Formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade; IV. Graduações tecnológicas, licenciatura e bacharelado em áreas que a ciência e tecnologia são componentes determinantes; V. Cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q754094 Pedagogia
De acordo com Perrenoud (1999), a regulação dos processos de aprendizagem é, frequentemente, pouco eficaz, já que os professores nem sempre conseguem otimizar sua avaliação e suas intervenções. PERRENOUD, Philippe. Avaliação – entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: ArtMed, 1999, p. 11. São obstáculos que dificultam a regulação das aprendizagens, EXCETO:
Alternativas
Q754095 Pedagogia
A respeito da comunicação na sala de aula, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: C
6: A
7: B
8: A
9: B
10: E
11: D
12: E
13: D
14: C
15: C
16: B
17: B
18: A
19: D
20: C