Questões de Concurso Público Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO 2024 para Professor de Pedagogia - Licenciatura
Foram encontradas 20 questões
Para o autor, são funções do planejamento escolar:
I. Fundamentar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurando a articulação entre a incumbência da escola, as exigências do contexto social a qual está inserida e do processo de participação democrática.
II. Assegurar objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos. Manifestando a relação entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional do professor com suas ações educativas.
III. Garantir a realização de um processo de ensino de qualidade, afastando-se de improvisação e rotina, buscando sempre que possível o replanejamento a partir de novas ações ou situações que venham a ser revelada visto que este processo se caracteriza pelo movimento permanente, impedindo desta forma que o plano seja rígido e acabado.
IV. Antiquar os conteúdos do plano sempre que for preciso, baseando-se nas e no campo do conhecimento, levando em consideração as aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA.
( ) Clarificar princípios, diretrizes e procedimentos da função docente que assegurem o vínculo entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
( ) Fomenta a conexão entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional com as ações efetivas a serem desenvolvidas em sala de aula, por meio dos objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
( ) Direciona a preparação das aulas, visto que se organiza tempo, material a ser utilizado, conteúdo, além do ato de replanejar ao surgimento de uma nova situação que possa acontecer ao desenvolver da atividade previamente pensada.
( ) Atualizar os conteúdos do plano a cada 6 meses, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que são aprimorados nas vivências do cotidiano.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é?
O trecho acima se refere a uma das principais críticas de qual autor?
Analise as assertivas a seguir sobre esse contexto.
I. "Comunicação" abrange as línguas, a visualização de textos, o braille, a comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos de multimídia acessível, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizada e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, inclusive a tecnologia da informação e comunicação acessíveis.
II. "Língua" abrange as línguas faladas e de sinais e outras formas de comunicação não-falada.
III. "Discriminação por motivo de deficiência" significa qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro. Abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável.
IV. "Adaptação razoável" significa as modificações e os ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional ou indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.
V. "Desenho universal" significa a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico. O "desenho universal" não excluirá as ajudas técnicas para grupos específicos de pessoas com deficiência, quando necessárias.
Assinale a alternativa CORRETA.
“Como a criança gostará de si mesma se traz em seu corpo características desvalorizadas socialmente? De acordo com Gomes:
No Brasil foi construído, ao longo da história, um sistema classificatório relacionado com as cores das pessoas. O cabelo, transformado pela cultura como sinal mais evidente da diferença racial (...) nesse processo, as cores “branca” e “preta” são tomadas como representantes de uma divisão fundamental do valor humano – “superioridade”/ “inferioridade” (2003:148).
Nessa perspectiva, inferioridade associa-se a feiúra e superioridade à beleza, reforçando-se os estereótipos negativos com relação àqueles que fogem aos padrões considerados ideais.”
Disponível http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicora ciais.pdf Acesso em: 12 set. 2024.
É conhecido na sociedade atual a questão impregnada do racismo e que por muitas vezes se inicia na infância e que precisa ser trabalhado de forma sistemática e enérgica. Sobre racismo e sua definição, assinale a alternativa INCORRETA.