Questões de Concurso Público UFPR 2017 para Farmacêutico
Foram encontradas 20 questões
A Política Nacional de Medicamentos, aprovada como Portaria Ministerial em,1998, aponta os rumos e as linhas estratégicas de atuação do governo brasileiro para a área de saúde, em particular, a área de medicamentos. Nesse sentido, considere as seguintes diretrizes:
1. Promoção do uso racional de medicamentos, o que prevê a adequação dos currículos dos cursos de formação dos profissionais de saúde.
2. Produção de imunobiológicos pelo setor público.
3. Presença obrigatória do profissional responsável na farmácia, que deve ser considerada estabelecimento comercial diferenciado.
4. Apoio a pesquisas que visem ao aproveitamento do potencial terapêutico da flora e fauna nacionais.
São diretrizes da Política Nacional de Medicamentos:
( ) É permitida a aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos, sendo que os parâmetros fisiológicos cuja aferição é permitida nos termos dessa Resolução são pressão arterial, temperatura corporal e batimento cardíaco.
( ) As sobras de medicamentos adquiridos na farmácia ou drogaria, a serem administrados no interior do estabelecimento, cujas embalagens permitam múltiplas doses, poderão permanecer de posse do profissional farmacêutico responsável para o devido descarte, conforme Resolução específica.
( ) Poderá ser disponibilizado serviço de atenção farmacêutica domiciliar pelo estabelecimento farmacêutico no domicílio do usuário, sendo que esse serviço somente será permitido a estabelecimentos devidamente licenciados e autorizados pelos órgãos sanitários competentes.
( ) São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com a RDC ANVISA 67/2007, que trata de Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, para a manipulação de determinadas substâncias é necessário atender a requisitos específicos. Nesse sentido, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico.
2. Manipulação de substâncias sujeitas a controle especial.
3. Manipulação de hormônios, antibióticos e citostáticos.
4. Manipulação de preparações estéreis.
( ) A farmácia deve possuir salas de manipulação dedicadas, dotadas com antecâmaras para a manipulação das classes terapêuticas.
( ) Somente poderá ser iniciada a manipulação após a publicação em Diário Oficial da Autorização Especial emitida pela ANVISA.
( ) A farmácia deve solicitar inspeção à Vigilância Sanitária local, e a manipulação dessas substâncias somente poderá ser iniciada após sua aprovação.
( ) A sala destinada à manipulação e envase deve ser independente e exclusiva, dotada de filtros de ar para retenção de partículas e microrganismos.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1. interação medicamentosa e alimentar clinicamente significante.
2. toxicidade, quando reações graves ocorrem apenas com a administração de grande quantidade do produto, além de apresentar janela terapêutica segura.
3. dependência, e nesses casos, desde que preconizado em bula.
4. risco ao paciente quando na condição de abuso, com a utilização do medicamento em quantidade superior ao preconizado ou por período superior ao recomendado.
Assinale a alternativa correta.
Com os avanços da indústria farmacêutica no Brasil e no mundo e o consequente aumento da disponibilidade de medicamentos isentos de prescrição para a população, cresce a necessidade de farmacêuticos habilitados para a prática de dispensação desses produtos com a devida orientação profissional. Nesse contexto, autores como Finkel e Pray (2007) afirmam que as condições para o diagnóstico de saúde dos pacientes por profissionais farmacêuticos, necessárias para a dispensação dos referidos medicamentos, são mais limitadas quando comparadas às de outros profissionais de saúde, em função de determinadas razões. Com base nesse contexto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O profissional farmacêutico não recebe treinamento formal para avaliação física dos pacientes.
( ) Frequentemente, os pacientes formulam um autodiagnóstico baseado em uma suposição leiga.
( ) Não é fornecido ao profissional farmacêutico um completo espectro de informações que lhe permita fazer um diagnóstico preciso da condição de saúde do paciente.
( ) Normalmente, as farmácias e drogarias não possuem um espaço privado onde o farmacêutico possa realizar exames físicos nos pacientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Os analgésicos isentos de prescrição para uso interno são vendidos para uma ampla variedade de condições dolorosas, entre elas as cefaleias, que por sua vez possuem diversas etiologias. No atendimento de pacientes nessa condição, é fundamental que o farmacêutico obtenha informações sobre os sintomas apresentados, verificando se poderá dispensar um medicamento isento de prescrição ou deverá indicar uma consulta médica, na suspeita de uma doença grave. Tendo em conta essas observações, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Aneurisma.
2. Cefaleia tensional.
3. Hemorragia intracraniana ou meningite.
4. Sinusite ou outra infecção craniana.
( ) Cefaleia que inicia gradualmente mas piora com o passar dos dias ou semanas, podendo ser acompanhada de febre.( ) Cefaleia caracterizada por dor constante, cortante, profunda e geralmente bilateral, como uma faixa ou capacete apertado, que frequentemente irradia para o pescoço ou se origina do pescoço.
( ) Cefaleia grave causada por esforço ou exercício. O paciente pode se tornar menos atento aos acontecimentos ao seu redor ou apresentar funcionamento mental anormal.
( ) Cefaleia acompanhada por rigidez da nuca, sensibilidade à luz, náuseas, vômitos e perda de consciência ou coma.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Para se obter a ação desejada e segura de medicamentos, é fundamental que os profissionais de saúde envolvidos tanto com a prescrição quanto com a dispensação estejam atentos às variações inter e intraindividuais, que podem ser de caráter farmacocinético e/ou farmacodinâmico. Nesse sentido, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Em relação às variações étnicas, os chineses são consideravelmente mais sensíveis aos efeitos cardiovasculares do propranolol que os caucasianos, por metabolizarem o fármaco mais rapidamente, indicando que a diferença está relacionada com variações farmacodinâmicas na sensibilidade aos receptores β-adrenérgicos ou em etapas anteriores.
( ) Os pacientes idosos merecem especial atenção no uso de medicamentos, porque nessa população o “clearance” dos fármacos tende a ser maior.
( ) A utilização de medicamentos por mulheres durante o período de gravidez deve ser cautelosa, entre outros motivos, em função das variações da barreira placentária e eventuais efeitos sobre o feto, sendo que os estudos revelam que alguns fármacos atravessam a barreira placentária.
( ) Fatores genéticos influenciam a farmacocinética, a farmacodinâmica e a susceptibilidade a reações idiossincráticas. Nesse sentido, é descrito o fato de que portadores de deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase podem apresentar uma resistência parcial à malária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.