Questões de Concurso Público Prefeitura de Sombrio - SC 2022 para Professor de Filosofia , Edital nº 003

Foram encontradas 20 questões

Q2006847 Português

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:

Eu nasci há dez mil anos atrás

Eu nasci há dez mil anos atrás

e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais


Eu vi Cristo ser crucificado

O amor nascer e ser assassinado

Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,

Eu vi,

Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho

Vi Maomé cair na terra de joelhos

Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho

Eu vi,


Eu vi as velas se acenderem para o Papa

Vi Babilônia ser riscada do mapa

Vi conde Drácula sugando o sangue novo

e se escondendo atrás da capa

Eu vi,

Eu vi a arca de Noé cruzar os mares

Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares

Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta

pro quilombo dos palmares

Eu vi,


Eu vi o sangue que corria da montanha

quando Hitler chamou toda a Alemanha

Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha


Eu li,

Eu li os símbolos sagrados de Umbanda

Eu fui criança para poder dançar ciranda

E, quando todos paraguejavam contra o frio,

eu fiz a cama na varanda


Eu tava junto com os macacos na caverna

Eu bebi vinho com as mulheres na taverna

E quando a pedra despencou da ribanceira

Eu também quebrei a perna

Eu também,

Eu fui testemunha do amor de Rapunzel

Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu

E pra aquele que provar que eu estou mentindo

eu tiro o meu chapéu

Raul Seixas

A respeito do conteúdo expresso pela letra de composição de Raul Seixas é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2006848 Português

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:

Eu nasci há dez mil anos atrás

Eu nasci há dez mil anos atrás

e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais


Eu vi Cristo ser crucificado

O amor nascer e ser assassinado

Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,

Eu vi,

Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho

Vi Maomé cair na terra de joelhos

Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho

Eu vi,


Eu vi as velas se acenderem para o Papa

Vi Babilônia ser riscada do mapa

Vi conde Drácula sugando o sangue novo

e se escondendo atrás da capa

Eu vi,

Eu vi a arca de Noé cruzar os mares

Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares

Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta

pro quilombo dos palmares

Eu vi,


Eu vi o sangue que corria da montanha

quando Hitler chamou toda a Alemanha

Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha


Eu li,

Eu li os símbolos sagrados de Umbanda

Eu fui criança para poder dançar ciranda

E, quando todos paraguejavam contra o frio,

eu fiz a cama na varanda


Eu tava junto com os macacos na caverna

Eu bebi vinho com as mulheres na taverna

E quando a pedra despencou da ribanceira

Eu também quebrei a perna

Eu também,

Eu fui testemunha do amor de Rapunzel

Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu

E pra aquele que provar que eu estou mentindo

eu tiro o meu chapéu

Raul Seixas

A forma verbal destacada abaixo é uma flexão em terceira pessoa do singular do verbo haver e nesse contexto apresenta sujeito:
Eu nasci dez mil anos atrás
Alternativas:
Alternativas
Q2006849 Português

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:

Eu nasci há dez mil anos atrás

Eu nasci há dez mil anos atrás

e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais


Eu vi Cristo ser crucificado

O amor nascer e ser assassinado

Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,

Eu vi,

Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho

Vi Maomé cair na terra de joelhos

Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho

Eu vi,


Eu vi as velas se acenderem para o Papa

Vi Babilônia ser riscada do mapa

Vi conde Drácula sugando o sangue novo

e se escondendo atrás da capa

Eu vi,

Eu vi a arca de Noé cruzar os mares

Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares

Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta

pro quilombo dos palmares

Eu vi,


Eu vi o sangue que corria da montanha

quando Hitler chamou toda a Alemanha

Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha


Eu li,

Eu li os símbolos sagrados de Umbanda

Eu fui criança para poder dançar ciranda

E, quando todos paraguejavam contra o frio,

eu fiz a cama na varanda


Eu tava junto com os macacos na caverna

Eu bebi vinho com as mulheres na taverna

E quando a pedra despencou da ribanceira

Eu também quebrei a perna

Eu também,

Eu fui testemunha do amor de Rapunzel

Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu

E pra aquele que provar que eu estou mentindo

eu tiro o meu chapéu

Raul Seixas

Na mesma frase da questão anterior o compositor, provavelmente motivado por questões de métrica poética se vale de um recurso/vício de linguagem chamado:
Alternativas
Q2006850 Português

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:

Eu nasci há dez mil anos atrás

Eu nasci há dez mil anos atrás

e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais


Eu vi Cristo ser crucificado

O amor nascer e ser assassinado

Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,

Eu vi,

Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho

Vi Maomé cair na terra de joelhos

Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho

Eu vi,


Eu vi as velas se acenderem para o Papa

Vi Babilônia ser riscada do mapa

Vi conde Drácula sugando o sangue novo

e se escondendo atrás da capa

Eu vi,

Eu vi a arca de Noé cruzar os mares

Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares

Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta

pro quilombo dos palmares

Eu vi,


Eu vi o sangue que corria da montanha

quando Hitler chamou toda a Alemanha

Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha


Eu li,

Eu li os símbolos sagrados de Umbanda

Eu fui criança para poder dançar ciranda

E, quando todos paraguejavam contra o frio,

eu fiz a cama na varanda


Eu tava junto com os macacos na caverna

Eu bebi vinho com as mulheres na taverna

E quando a pedra despencou da ribanceira

Eu também quebrei a perna

Eu também,

Eu fui testemunha do amor de Rapunzel

Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu

E pra aquele que provar que eu estou mentindo

eu tiro o meu chapéu

Raul Seixas

Para dar mais verossimilhança ao seu relato, Raul Seixas repete a palavra “Eu”, no começo da maioria dos versos da canção. Essa figura de linguagem, que nesta canção tem o objetivo de convencer o interlocutor das ações do eu-lírico recebe o nome de:
Alternativas
Q2006851 Português

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:

Eu nasci há dez mil anos atrás

Eu nasci há dez mil anos atrás

e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais


Eu vi Cristo ser crucificado

O amor nascer e ser assassinado

Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,

Eu vi,

Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho

Vi Maomé cair na terra de joelhos

Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho

Eu vi,


Eu vi as velas se acenderem para o Papa

Vi Babilônia ser riscada do mapa

Vi conde Drácula sugando o sangue novo

e se escondendo atrás da capa

Eu vi,

Eu vi a arca de Noé cruzar os mares

Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares

Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta

pro quilombo dos palmares

Eu vi,


Eu vi o sangue que corria da montanha

quando Hitler chamou toda a Alemanha

Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha


Eu li,

Eu li os símbolos sagrados de Umbanda

Eu fui criança para poder dançar ciranda

E, quando todos paraguejavam contra o frio,

eu fiz a cama na varanda


Eu tava junto com os macacos na caverna

Eu bebi vinho com as mulheres na taverna

E quando a pedra despencou da ribanceira

Eu também quebrei a perna

Eu também,

Eu fui testemunha do amor de Rapunzel

Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu

E pra aquele que provar que eu estou mentindo

eu tiro o meu chapéu

Raul Seixas

Em ocasiões em que o verbo se repetia no próximo verso, o autor suprimia o sujeito “Eu”, como no trecho abaixo:
Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho Vi Maomé cair na terra de joelhos
No primeiro verso o sujeito apresenta-se como sujeito simples, sendo esta função desempenhada pelo pronome pessoal “Eu”. No segundo verso, apesar de ficar subentendido também tratar-se da mesma pessoa que está relatando, qual o sujeito gramatical do verbo naquele contexto?
Alternativas
Q2006852 Pedagogia
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 24, inciso VI, diz que o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de _____ do total de horas letivas para aprovação.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: 
Alternativas
Q2006853 Pedagogia
A elaboração do PPP de uma instituição deve ser um trabalho de equipe, construído coletivamente, de forma democrática, com representantes da administração, corpo docente e discente, ex-alunos, funcionários e comunidade escolar. Sua produção e execução “é a melhor demonstração de autonomia da equipe escolar e uma oportunidade de desenvolvimento profissional dos professores” (LIBÂNEO, 2004, p. 153). Vasconcellos (2000), baseado na vertente de Danilo Gandin (1994), apresenta a composição do Projeto Político Pedagógico em três partes articuladas entre si:
Alternativas
Q2006854 Pedagogia
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, quanto às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, a Educação Básica compreende:
I. A Educação Infantil, que compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos.
II. O Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 4 (quatro) anos iniciais e a dos 5 (cinco) anos finais;
III. O Ensino Médio, com duração mínima de 3 (três) anos.
Assinale a resposta CORRETA:
Alternativas
Q2006855 Pedagogia
A avaliação dos alunos do Ensino Fundamental, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica deve ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve:
I. Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
II. Utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando;
III. Assegurar tempos e espaços diversos para que os alunos com menor rendimento tenham condições de ser devidamente atendidos ao longo do ano letivo;
IV. Prover, excepcionalmente, períodos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, como determina a Lei nº 9.394/96;
V. Possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem idade-série.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2006856 Pedagogia
Para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, nas classes de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando, segundo os eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), o perfil do professor-mediador caracteriza-se por critérios indispensáveis à dinâmica de apropriação da leitura e da escrita. Tais critérios orientam-se por atitudes que visam à atuação de um profissional reflexivo e crítico no desempenho da função ‘alfabetizador’. São eles, EXCETO:
Alternativas
Q2006857 Pedagogia
Célestin Freinet (1896-1966) desenvolveu uma pedagogia fortemente caracterizada pelo seu engajamento político a favor da classe proletária. Tomando como base sua atuação como professor primário, Freinet posicionou-se contra a escola tradicional e foi um crítico perspicaz da Escola Nova. Dedicou toda a sua vida à experimentação de princípios, métodos e técnicas educacionais alternativos. Para Freinet, a renovação da escola fazia parte de um projeto político mais amplo, isto é, o projeto de transformação da sociedade.
Os princípios educacionais da Pedagogia Freinet que são concernentes a essa concepção social são, EXCETO:
Alternativas
Q2006858 Pedagogia
A teoria das inteligências múltiplas (proposta em 1983 por Howard Gardner, pesquisador norte-americano) baseia-se na psicologia desenvolvimentalista e na neuropsicologia. Ela salienta que o ser humano é capaz de desenvolver diferentes inteligências, que funcionam independentemente, mas que estão combinadas em quase todas as atividades razoavelmente sofisticadas. São elas:
Alternativas
Q2006859 Pedagogia
Os jesuítas, em especial, tornaram-se conhecidos por suas instituições de ensino, que combinavam princípios religiosos e uma disciplina rigorosa. Os colégios jesuíticos tornaram-se famosos mundo afora e preservaram uma posição de proeminência em regiões católicas até finais da Idade Moderna. A ação dos educadores jesuítas era regrada por uma coletânea de saberes sistematizados, que consistia em diretivas rígidas:
I. Aliar as virtudes religiosas e mundanas à rotina de estudos;
II. Evitar a introdução de novas opiniões e novos conceitos sem a aprovação dos superiores da ordem;
III. Realizar repetições regulares para a fixação dos conhecimentos;
IV. Manter a ordem nos recintos do colégio;
V. Realizar preleções acerca dos autores antigos.
Marque a resposta CORRETA:
Alternativas
Q2006860 Pedagogia
José Carlos Libâneo (1985) classifica as tendências pedagógicas segundo a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, em Pedagogia Liberal (subdividida em tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (que se subdivide em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Relacione as colunas:
Coluna 1:
1 - Pedagogia Liberal Tradicional 2 - Pedagogia Liberal Renovada Progressivista 3 - Pedagogia Liberal Renovada Não Diretiva 4 - Pedagogia Liberal Tecnicista
Coluna 2:
( ) Essa tendência subordina a Educação à sociedade. A partir dela, a escola modela o comportamento humano com técnicas específicas, que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
( ) A escola centra-se na formação de atitudes e está mais preocupada com os problemas psicológicos dos alunos que com os pedagógicos ou sociais – tanto que os conteúdos escolares são considerados secundários.
( ) Nessa tendência, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, organizando-se de forma a retratar a vida. O conhecimento resulta da ação docente a partir dos interesses e necessidades dos alunos, valorizando mais os processos mentais e as habilidades cognitivas – isto é, as de conhecimento – que conteúdos organizados racionalmente.
( ) Nessa tendência, a escola tem a função de preparar os alunos intelectual e moralmente para assumir sua posição na sociedade; seu compromisso é com a cultura, já que os problemas sociais pertencem à sociedade.
Marque a sequência CORRETA:
Alternativas
Q2006861 Pedagogia
O educando recebe passivamente a doação do saber do educador, único sujeito do processo. Essa modalidade de Educação pressupõe um mundo harmonioso, equilibrado; conserva-se então a ingenuidade do oprimido, que se acostuma e se acomoda no mundo da opressão. Configura-se então a Educação exercida como uma prática da dominação, “em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. Margem para serem colecionadores ou fichadores das coisas que arquivam” (FREIRE, 1982, p. 66).
Com relação às características da concepção bancária de Freire, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) A Educação Bancária caracteriza-se pela prática libertadora, na qual o saber do professor é depositado no aluno.
( ) A narração é a técnica usada pelo educador para depositar conteúdo nos educandos e conduzi-los à memorização mecânica.
( ) Não há comunicação entre professor e aluno: o educador faz comunicados e depósitos, os quais são recebidos pacientemente pelos educandos, que passam a memorizá-los e repeti-los.
( ) Nessa distorção da visão de Educação não há saber.
( ) Os conteúdos narrados são retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se formam, sendo petrificados e sem significado. Tornam-se pura verbosidade alienada e alienante.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2060103 Filosofia
As Orientações Curriculares Para o Ensino Médio, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, em relação a área de Filosofia apresenta algumas competências e habilidades a serem desenvolvidas. Com relação a essas competências, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1
1. Representação e comunicação; 2. Investigação e compreensão; 3. Contextualização Sócio Cultural.
Coluna 2
( ) Ler textos filosóficos de modo significativos ( ) Contextualizar conhecimento filosófico tanto no plano de origem especifica quanto em outros planos. ( ) Ler de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros ( ) Articular conhecimento filosófico e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais ) Elaborar, por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
Marque a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q2060104 Filosofia
Na BNCC, o Ensino Médio está organizado em quatro áreas do conhecimento. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:
I. Linguagens e suas tecnologias. II. Matemática e suas tecnologias. III. Ciências da natureza e suas tecnologias. IV. Ciências humanas e sociais aplicadas. V. Formação técnica e profissional.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2060105 Filosofia
A respeito das proposições de Platão sobre a doxa (“opinião”, “senso comum”) e a episteme (“ciência”), classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) Pensar os problemas a partir da doxa é pensá-los à luz da filosofia. ( ) O senso comum relaciona-se ao conhecimento fragmentado da realidade. ( ) Doxa é uma reflexão rigorosa, radical e de conjunto. ( ) Episteme diz respeito à capacidade de contemplarmos os fenômenos de maneira sistematizada.
Marque a sequência CORRETA:
Alternativas
Q2060106 Filosofia
Podemos sintetizar a história da filosofia clássica em quatro períodos:
Coluna 1
1 - Período naturalista 2 - Período humanista 3 - Período sistemático 4 - Período helenístico
Coluna 2
( ) Do final do século IV ao final do século III a.C., quando a filosofia tem por tarefa reunir e sistematizar todo o conhecimento anterior sobre o mundo e o ser humano. ( ) Também chamado cosmológico ou pré-socrático, data do final do século VII ao final do século V a.C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente da origem do mundo e das causas das transformações na natureza. ( ) Também denominado antropológico ou socrático, ocorre do final do século V até todo o século IV a.C., quando o objeto principal da filosofia são as questões humanas, como a ética e a política. ( ) Também conhecido como greco-romano ou religioso, surge do final do século III a.C. até o século VI d.C. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento cristão, a filosofia interessa-se principalmente pelas questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre a humanidade e Deus.
Marque a sequência CORRETA:
Alternativas
Q2060107 Filosofia
Com efeito, assim como em Hegel, a filosofia de Auguste Comte é enformada pela ideia de uma linha evolutiva da história, possivelmente absorvida de Giambattista Vico, cuja obra ele conhecia. Para Vico, filósofo italiano que construiu a primeira filosofia da história, a história é regida por leis, sendo sujeita a um eterno ciclo de repetição de três fases. Sendo assim, relacione as colunas:
Coluna 1:
1. Fase Mítica 2. Fase Heroica 3. Fase Humana
Coluna 2:
( ) Fase que reina o direito ( ) Fase de domínio da aristocracia ( ) Fase que prevalece a força física
Marque a sequência CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: E
6: B
7: B
8: C
9: D
10: D
11: E
12: A
13: C
14: B
15: D
16: E
17: E
18: C
19: D
20: A