Questões de Concurso Público UFF 2009 para Engenheiro de Segurança do Trabalho

Foram encontradas 38 questões

Q75293 Segurança e Saúde no Trabalho
O artigo 192 da Consolidação das Leis do Trabalho foi originalmente concebido para os casos de insalubridade provocados por substâncias tóxicas oriundas da matéria-prima ou que surgem a partir das alterações físico-químicas provocadas pelo processo de trabalho. Também foi concebido para o caso de ambientes de trabalho naturalmente insalubres, como minas subterrâneas cheias de gases tóxicos, ou ambientes em que há riscos de explosão. Afinal, quando a CLT entrou em vigor, Na década de 1940, ainda não havia consciência dos riscos em que incorrem os fumantes passivos - na verdade nem estava prevista a insalubridade causada por agrotóxicos, sejam fertilizantes, sejam pesticidas. Atualmente, porém, muitos juristas consideram que o tabagismo passivo está incluído na insalubridade e dá direito, principalmente, ao:
Alternativas
Q75294 Segurança e Saúde no Trabalho
Na Consolidação das Leis do Trabalho, considerada a altura livre do piso ao teto, os locais de trabalho deverão ter de pé-direito, no mínimo:
Alternativas
Q75295 Segurança e Saúde no Trabalho
Na Consolidação das Leis do Trabalho, o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de.
Alternativas
Q75296 Segurança e Saúde no Trabalho
Na Consolidação das Leis do Trabalho, o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, de:
Alternativas
Q75297 Segurança e Saúde no Trabalho
Na Consolidação das Leis do Trabalho, o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher, é de:
Alternativas
Q75299 Segurança e Saúde no Trabalho
A umidade relativa é uma variável importante no conforto térmico. A umidade relativa do ar, numa determinada temperatura, é a razão entre o número de gramas de vapor d'água existente em Imagem 003.jpg de ar e a quantidade máxima de gramas de vapor d'água que Imagem 004.jpg de ar pode conter, quando está saturado naquela temperatura. Com o aumento da temperatura, a quantidade máxima de vapor d'água que Imagem 002.jpg de ar pode conter irá:
Alternativas
Q75300 Segurança e Saúde no Trabalho
A temperatura do ar nos ambientes internos geralmente cresce do piso para o teto. Se essa diferença é suficientemente grande, poderá ocorrer desconforto em virtude da sensação de calor na altura da cabeça e/ou em razão da sensação de frio nos pés. Com base nisso, segundo as normas ASHRAE 55 e ISO 7730, para atividades leves Imagem 007.jpg a diferença entre as temperaturas do ar medidas na altura da cabeça (1,10 m do solo para pessoas sentadas e 1,70 m para as pessoas em pé) e na altura dos pés (0,10 m do solo) é limitada em:
Alternativas
Q75301 Segurança e Saúde no Trabalho
No Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão, as caldeiras são classificadas em três categorias: A, B e C. As caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a:
Alternativas
Q75302 Segurança e Saúde no Trabalho
O acidente sofrido pelo segurado fora do local e horário de trabalho, na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa, para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, é considerado acidente:
Alternativas
Q75303 Segurança e Saúde no Trabalho
A vida em sociedade exige regras de comportamento fundamentais para a sobrevivência ditadas pelo Direito. Assim, as regras do direito são coercitivas. O ato ilícito é a manifestação ou omissão de vontade que se opõe à lei, pode gerar responsabilidade penal ou civil, ou ambas, concomitantemente. Se a ação ou omissão for voluntária ou intencional, o ato ilícito é doloso. Se a ação ou omissão for involuntária, mas o dano ocorre, o ato ilícito é culposo. Culpa é uma conduta positiva ou negativa segundo a qual alguém não quer que o dano aconteça, mas ele ocorre pela falta de previsão daquilo que é perfeitamente previsível. A forma de culpa que consiste na falta involuntária de observância de medidas de precaução e segurança, de consequências previsíveis, que se faziam necessárias no momento para evitar um mal ou a infração da lei, é um ato culposo praticado por:
Alternativas
Q75304 Segurança e Saúde no Trabalho
Existe um submodelo que avalia os "erros humanos" como causas dos acidentes de trabalho. Implica mecanismos de controle de riscos, baseando-se na experiência e no desenvolvimento de habilidades automáticas, na confiança em si e no sistema e na metacognição, ou seja, nos conhecimentos relativos ao que sabe e ao que sabe que não sabe. Trata de ajustes da ação e das representações (do plano) que orientam a sua execução durante a sua realização propriamente dita. Este submodelo é conhecido como:
Alternativas
Q75305 Segurança e Saúde no Trabalho
Riscos devem ser eliminados, neutralizandose seus efeitos de todas as formas, porém o melhor caminho é sempre aquele que atenda às necessidades da empresa, ou seja, proteção dos trabalhadores e do seu patrimônio, sem que haja necessidade de:
Alternativas
Q75306 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma vez identificados e mensurados os riscos nos ambientes de trabalho pela Engenharia de Segurança do Trabalho, a Medicina do Trabalho passa a controlar a saúde dos trabalhadores expostos, evitando, com isso, o desenvolvimento de doenças nos trabalhadores. Quando não é possível a eliminação do risco em um ambiente de trabalho, o PPRA e o PCMSO devem prever sistemas que possam controlá-los de forma que, em nenhuma circunstância, esses riscos sejam responsáveis por agravos à saúde dos trabalhadores expostos. Esses sistemas são denominados de:
Alternativas
Q75307 Segurança e Saúde no Trabalho
Pensar acerca do desempenho de sistema homem-máquina complexo, ou pensar em sistemas em si, implica formar conceitos sobre como o sistema é constituído e de como as interações entre as partes, ou componentes, devem ser apropriadamente descritas. Em síntese, estabelecer um modelo de sistema para análise de acidentes. O que significa que o sistema homem-máquina é visto como sendo composto de seres humanos, de máquinas e da interação entre eles. Tais modelos são comumente baseados no princípio da:
Alternativas
Q75308 Segurança e Saúde no Trabalho
Como se deduz, são imensuráveis, em termos de extensão e proporção, as consequências dos acidentes do trabalho. Mas o importante, diante de todos os aspectos que possam ser apresentados, é que as pessoas se inteiram dessa realidade, interessando-se pela aplicação correta das medidas de prevenção do acidente, para não se tornarem vítimas. Quando se tem em vista as consequências advindas do acidente do trabalho, pode-se considerá-lo como:
Alternativas
Q75309 Segurança e Saúde no Trabalho
Existem condições de ambiente cuja correção não é da alçada do acidentado. Essa condição compreende máquinas, equipamentos, materiais, métodos de trabalho e deficiência administrativa. E é denominada condição:
Alternativas
Q75310 Segurança e Saúde no Trabalho
As substâncias químicas podem estar na forma de gases, vapores, líquidos, fumos, poeiras e névoas ou neblinas. Dentre os efeitos dos riscos químicos no organismo, existe um que causa alteração da capacidade respiratória devido a uma alteração no pulmão da pessoa (decorrente da inalação de poeiras), conhecido como:
Alternativas
Q75311 Segurança e Saúde no Trabalho
Existe um tipo de radiação que está presente principalmente nas seguintes operações: na solda elétrica, na fusão de metais à temperatura muito alta, nas lâmpadas germicidas e nos geradores de ozona. Seus efeitos são térmicos, causando queimaduras, eritemas (vermelhidão) na pele, e também inflamação nos olhos (conjuntivite). Os efeitos são retardados, aparecendo com maior força 6 a 12 horas após a exposição. Essa radiação é a:
Alternativas
Q75312 Segurança e Saúde no Trabalho
Nesta medida de controle dos Riscos Ambientais, separa-se a operação ou equipamento do restante, seja no tempo, seja no espaço. Separar no tempo quer dizer fazer a operação fora do horário normal do resto do pessoal; separar no espaço significa colocar a operação à distância, longe dos demais. O número de pessoas expostas ficará bastante reduzido e aqueles que devem ficar junto à operação irão receber proteção especial. Esse tipo de controle é denominado:
Alternativas
Q75313 Segurança e Saúde no Trabalho
O tempo de contato com a corrente é muito importante na gravidade dos acidentes, porque determinadas intensidades de corrente produzem contrações musculares que levam à asfixia e à fibrilação ventricular, o que, por tempo prolongado, causa acidente fatal, ou então dificulta a recuperação. Estima-se em menos de 2 minutos o tempo de choque em que as contrações musculares levam à asfixia. Uma tensão de 37,5 volts poderá causar um acidente fatal em determinadas condições. O choque elétrico poderá provocar a morte aparente da vítima a partir da quantidade de miliamperes correspondente a:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: B
5: C
6: D
7: A
8: B
9: E
10: D
11: E
12: C
13: B
14: A
15: A
16: E
17: C
18: C
19: D
20: D