Questões Militares Sobre pescados em veterinária

Foram encontradas 11 questões

Q1883937 Veterinária
Sobre o controle oficial de verificação de parasitos no pescado, segundo o Manual de Procedimentos de Inspeção e Fiscalização de Pescado e Derivados em Estabelecimentos sob Inspeção Federal (SIF/DIPOA/SDA/MAPA, 2021), as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1883931 Veterinária
Sobre a inspeção post-mortem de carnes e pescado acometidos por parasitos, assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.

( ) As carcaças de ovinos e caprinos parasitados por Coenurus cerebralis (cenurose) quando acompanhadas de caquexia devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do frio ou da salga.
( ) As carcaças de suídeos acometidas de Trichinella spirallis (Triquinelose) devem ser destinadas ao aproveitamento condicional, por meio de tratamento pelo frio.
( ) Pescados com infestação por endoparasitos da família Anisakidae deverão ser condenados.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q1883930 Veterinária
O pescado é uma importante fonte de proteína de alta qualidade, possuindo um alto valor comercial e com uma grande diversidade de espécies semelhantes, o que o torna alvo para práticas fraudulentas, que podem acontecer em toda cadeia produtiva, desde o processamento à comercialização. Para se identificar fraudes no pescado e a identificação de substituições de espécies, a inspeção de produtos da pesca e aquicultura, pode utilizar diferentes estratégias e ferramentas de observação e análise.

Sobre essa temática, analise os itens a seguir:

I. A comparação entre as diferentes espécies de peixes comerciais, com base em elementos de convicção e descrição de caracteres com valores indicativos de diferenciação de espécies é utilizada como uma ferramenta de inspeção visual comparativa.
II. A observação da musculatura dos peixes, caracterizada por uma segmentação em miômeros, onde cada unidade é dividida por mioseptos e conectada ao esqueleto axial, permite identificar erros na nomenclatura das espécies de peixes durante a comercialização e, ainda, revelar substituições de espécies nas diferentes formas de apresentação, tais como filés e postas.
III. Além da identificação de espécies por meio das descrições taxonômicas, pode-se recorrer a análises moleculares de sequências de DNA.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1883929 Veterinária
Sobre a inspeção post-mortem de pescado, analise os itens a seguir:

I. Os produtos da pesca e da aquicultura infectados com endoparasitas transmissíveis ao homem podem destinados ao consumo cru desde que sejam submetidos previamente ao congelamento à temperatura de -20ºC (vinte graus Celsius negativos) por vinte e quatro horas ou a -35ºC (trinta e cinco graus Celsius negativos) durante quinze horas.
II. Os procedimentos de sangria, evisceração e descabeçamento do pescado não são autorizadas para serem realizados a bordo das embarcações pesqueiras, devendo ser feitos em estabelecimentos de beneficiamento e processamento do pescado.
III. É permitida a destinação industrial do pescado que se apresentar injuriado, mutilado, deformado, com alterações de cor, com presença de parasitas localizados ou com outras anormalidades que não o tornem impróprio para o consumo humano na forma em que se apresenta, nos termos do disposto em normas complementares ou, na sua ausência, em recomendações internacionais.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q1883928 Veterinária
Sobre a inspeção post-mortem de pescado, assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.

( )Os tipos de aproveitamento condicional que o pescado pode ser submetido são: congelamento; salga; e tratamento pelo calor.
( )os controles do pescado e dos seus produtos, realizados pelo estabelecimento, devem abranger, no que for aplicável: análises sensoriais; indicadores de frescor; controle de histamina, nas espécies formadoras; controle de biotoxinas ou de outras toxinas perigosas para saúde humana; e controle de parasitas.
( ) Os pescados devem ser avaliados quanto às características sensoriais por pessoal capacitado pelo estabelecimento, com utilização de tabela de classificação e pontuação com embasamento técnico-científico, nos termos do disposto em normas complementares ou, na sua ausência, em recomendações internacionais.

As afirmativas são, respectivamente
Alternativas
Q1883924 Veterinária
Sobre a inspeção e fiscalização do pescado, analise os itens a seguir:

I. Entende-se por pescado os peixes, os crustáceos, os moluscos, os anfíbios, os répteis, os equinodermos e outros animais aquáticos usados na alimentação humana.
II. O pescado proveniente da fonte produtora não pode ser destinado à venda direta ao consumidor sem que haja prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário.
III. O pescado oriundo de embarcações pesqueiras de produção primária e da pesca artesanal são dispensados dos procedimentos de inspeção e fiscalização.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1883922 Veterinária
Sobre a inspeção industrial e sanitária do pescado, assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.

( ) O estabelecimento é responsável por garantir a identidade, a qualidade e a rastreabilidade do pescado, desde sua obtenção na produção primária até a recepção no estabelecimento, incluído o transporte.
( ) O estabelecimento que recebe pescado da produção primária é responsável pela implementação de programas de melhoria da qualidade da matéria-prima e de educação continuada dos fornecedores.
( ) O desembarque do pescado oriundo da produção primária deve ser realizado em local sob controle higiênico-sanitário do estabelecimento ou em estabelecimento sob Serviço de Inspeção Federal.
( ) É obrigatória a lavagem prévia do pescado utilizado como matéria-prima para consumo humano direto ou para a industrialização de forma a promover a limpeza, a remoção de sujidades e microbiota superficial.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q1883920 Veterinária
Sobre a inspeção post-mortem e o aproveitamento condicional de carnes e pescados, analise os itens a seguir:

I. As carcaças dos suínos, dos caprinos, dos ovinos e dos búfalos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
II. As carcaças de lagomorfos podem ter aproveitamento parcial no caso de lesões de necrobacilose, aspergilose ou dermatofitose, após a remoção das áreas atingidas, desde que não haja comprometimento sistêmico da carcaça.
III. Os produtos da pesca e da aquicultura infectados com endoparasitas transmissíveis ao homem não podem ser destinados ao consumo cru diretamente, devendo passar por aproveitamento condicional por congelamento.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q267524 Veterinária
Na gordura do pescado, assim como na maioria das gorduras animais, o ácido graxo saturado mais abundante é o:
Alternativas
Q179261 Veterinária
Nos peixes com teores de gordura acima de 15% são encontrados níveis elevados das seguintes vitaminas na musculatura (carne):
Alternativas
Q179225 Veterinária
É correto afirmar que o V. vulnificus produz diversas exoenzimas também designadas de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: D
5: E
6: B
7: E
8: C
9: C
10: B
11: B