Questões Militares Comentadas sobre paradigmas educacionais: pensamento moderno e contemporâneo em pedagogia

Foram encontradas 32 questões

Q2260520 Pedagogia
É fragmentado, abreviado, contém quase só núcleos de significação, compreensível apenas pelo próprio sujeito. Nele, predomina o sentido sobre o significado das palavras: no plano intrapsicológico o indivíduo lida com a dimensão do significado que relaciona as palavras às vivências afetivas e contextuais muito mais que ao seu aspecto objetivo e compartilhado. Os sentidos de diferentes palavras fluem um dentro do outro e cada palavra está tão saturada de sentido que seriam necessárias muitas palavras para explicá-la.
A que conceito de Vygotsky se refere o excerto, adaptado de Oliveira (in: La Taille, Oliveira e Dantas, 1992)?
Alternativas
Q2260514 Pedagogia
Aquino (1996) apresenta o olhar sócio-histórico sobre a indisciplina, destacando alterações geracionais trazidas pela democratização política do Brasil na década de 1980. Nesse contexto, um novo sujeito histórico, ou um novo aluno, emergiu. Dentro dessa perspectiva, a indisciplina
Alternativas
Q2260513 Pedagogia
As últimas três décadas assistiram a mudanças de paradigmas teóricos no campo da alfabetização que podem ser assim resumidas: um paradigma ________, dominante nos anos de 1960 e 1970, é substituído, nos anos de 1980, por um paradigma _________, que avança, nos anos de 1990, para um paradigma ________ . Se a transição da teoria I para a teoria II representou realmente uma radical mudança de paradigma, a transição da teoria II para a perspectiva III pode ser interpretada antes como um aprimoramento do paradigma II do que propriamente como uma mudança paradigmática.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, os termos do excerto adaptado de Soares (2004).
Alternativas
Q2260453 Pedagogia
As últimas três décadas assistiram a mudanças de paradigmas teóricos no campo da alfabetização que podem ser assim resumidas: um paradigma _________, dominante nos anos de 1960 e 1970, é substituído, nos anos de 1980, por um paradigma ________, que avança, nos anos de 1990, para um paradigma __________. Se a transição da teoria I para a teoria II representou realmente uma radical mudança de paradigma, a transição da teoria II para a perspectiva III pode ser interpretada antes como um aprimoramento do paradigma II do que propriamente como uma mudança paradigmática.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, os termos do excerto adaptado de Soares (2004).
Alternativas
Q1969500 Pedagogia
Segundo Leite (2012), a Instrução Programada é um material impresso para ser usado individualmente pelo aluno quando o objetivo for a aprendizagem de conceitos, regras, procedimentos ou princípios de determinada unidade de ensino. São características da Instrução Programada, EXCETO: 
Alternativas
Q1969486 Pedagogia
Segundo Piletti (2014), o principal objetivo da Escolástica era o de ensinar a verdade revelada através do exercício da atividade racional. Assim, assinale a opção que caracteriza a Escolástica. 
Alternativas
Q1969485 Pedagogia
Dentro das concepções liberais do século XX apresentadas por Aranha (2006), assinale a opção que caracteriza a Escola Nova. 
Alternativas
Q1969478 Pedagogia
Professores e alunos encontram em sala de aula um local privilegiado para estabelecer relações interpessoais. Segundo Gil (2013), não há como deixar de admitir que alguns alunos podem manifestar comportamentos capazes de prejudicar o bom andamento das aulas. Qual é a ação sugerida pelo autor quando há alunos que procuram chamar a atenção da turma e dominar as discussões? 
Alternativas
Q1969476 Pedagogia
Em relação à Pedagogia Hospitalar, assinale a opção INCORRETA, de acordo com Rodrigues (2012). 
Alternativas
Q1969465 Pedagogia
A educação escolar é um processo mediante o qual o aprendiz, seja ele criança, adolescente ou adulto, constrói o conhecimento na interação com outras pessoas. Segundo Goulart (2015), os tipos de interação que se dão no ambiente escolar são: 
Alternativas
Q1969464 Pedagogia
De acordo com Lopes e Macedo (2011), uma das primeiras teorizações a operar com a integração e a disciplinaridade de forma inter-relacionada é a de Basil Bernstein. Em uma perspectiva estruturalista, Bernstein analisa os processos de compartimentação dos saberes pela introdução dos conceitos de: 
Alternativas
Q1969380 Pedagogia
Uma das ações do Pedagogo, no Sistema de Ensino “Naval (SEN), é acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem quanto aos procedimentos e resultados para a busca de soluções para os problemas que ocorram, com o fito de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a avaliação, no SEN, constitui-se em processo de investigação contínuo e dinâmico da realidade acadêmica, tendo como propósito fornecer subsídios que contribuam para elevar a qualidade da capacitação oferecida ao pessoal da Marinha.
Segundo Silva (in BOTO et. al., 2020), a avaliação remete para um movimento de reformas que inclui diferentes dimensões da cultura escolar, desde a normativa, passando pela empírica e pela pedagógica. De acordo com Escolano Benito (2000), citado por Silva (in BOTO et. al. 2020), essas dimensões podem ser assim explicadas: 
Alternativas
Q1969376 Pedagogia
No que se refere ao fim das metanarrativas: o pós-modernismo, abordado por Silva (2016), analise as afirmativas abaixo.

I- O chamado pós-modernismo é um movimento intelectual que proclama que estamos vivendo uma nova época histórica a Pós-Modernidade, radicalmente diferente da anterior, a Modernidade. O pós-modernismo representa uma teoria coerente, um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos, epistemológicos.
Il- Em termos estéticos, o pós-modernismo toma como referência uma oposição ou transição entre, de um lado, a Modernidade, iniciada com a Renascença e consolidada com o Iluminismo e, de outro, a Pós-Modernidade, iniciada em algum ponto da metade do século XX.
Ill- O pós-modernismo empurra a perspectiva crítica do currículo para os seus limites. Ela é desalojada de sua confortável posição de vanguarda e colocada numa incômoda defensiva. O pós-modernismo, de certa forma, constitui uma radicalização dos questionamentos lançados às formas dominantes de conhecimento pela pedagogia crítica.
IV- Para o pós-modernismo, seguindo Freud e Lacan, o sujeito não converge para um centro, supostamente coincidente com sua consciência. Além disso, o sujeito é fundamentalmente fragmentado e dividido. Para a perspectiva pós-modernista, nisso inspirada nos insights pós-estruturalistas, o sujeito não é o centro da ação social. Ele não pensa, fala e produz: ele é pensado, falado e produzido. Ele é dirigido a partir do exterior: pelas estruturas, pelas instituições, pelo discurso. Enfim, para o pós-modernismo, o sujeito moderno é uma ficção.
V- O sujeito da Modernidade é unitário: sua consciência não admite divisões ou contradições. Além disso, seguindo Descartes, ele é identitário: sua existência coincide com seu pensamento. Aproveitando-se de várias análises sociais contemporâneas, entre elas a psicanálise e o pós-estruturalismo, todas elas desconfiadas do sujeito moderno, o pós-modernismo coloca em dúvida sua autonomia, seu centramento e sua soberania.
VI. Na sua vertente social, politica, filosófica e antropológica, o pós-modernismo questiona os princípios e pressupostos do pensamento social e político estabelecidos e desenvolvidos a partir do Iluminismo. As ideias de razão, ciência, racionalidade e progresso constante que estão no centro desse pensamento estão indissoluvelmente ligadas ao tipo de sociedade que se desenvolveu nos séculos seguintes.

Assinale a opção correta.  
Alternativas
Q1969371 Pedagogia
De acordo com Kenski (2012), assinale a opção que apresenta o termo criado em 1975 por Benoit Mandelbrot para descrever uma classe de formas caracterizadas pela irregularidade, mas que, ao mesmo tempo, evocam O padrão regular? 
Alternativas
Q1969368 Pedagogia
De acordo com Bacich, Moran e Florentino (2021), as escolas no Brasil começaram a fechar em março de 2020. Em alguns casos, a implementação de propostas para chegar até os alunos teve início em junho, com adiantamento de férias e recessos no período de março a maio. A implementação de propostas de Ensino Remoto Emergencial teve início com foco na entrega de conteúdo via rádio, televisão, redes sociais, materiais impressos e ambientes virtuais de aprendizagem, com ou sem o uso de plataformas adaptativas. Os formatos, digitais ou “analógicos”, foram os mais variados e sua organização partiu por vezes da curadoria das redes e em outras da gravação/transmissão independente dos docentes. De fato, os professores foram fundamentais para evitar que os alunos ficassem completamente alijados do contato com a escola. Eles avançaram rapidamente ao longo desse período de isolamento social, aprenderam novas formas de usar recursos digitais, buscaram estabelecer conexões com os estudantes e se reinventaram. No entanto, um problema atravessou essas iniciativas, afetando as avaliações das práticas adotadas. Assinale a opção que apresenta corretamente esse problema citado pelos referidos autores. 
Alternativas
Q1969367 Pedagogia
Segundo Jean-Claude Forquin (1993, apud SOUZA, 2015), qual acepção que entende a cultura como “um patrimônio de conhecimentos e competências, de instituições, de valores e de símbolos, constituído ao longo de gerações e característico de uma comunidade humana particular?  
Alternativas
Q1969358 Pedagogia
o discutir a autonomia da escola, Veiga (1998 apud OLIVEIRA, MORAES e DOURADO, 2014) destaca quatro dimensões consideradas básicas para o bom funcionamento de uma instituição educativa e que, segundo ela, devem ser relacionadas e articuladas entre si. Assinale a opção que apresenta essas dimensões, segunda a autora.  
Alternativas
Q1969356 Pedagogia
De acordo com Ribeiro (2011), quanto maior for a capacidade das escolas de oferecer ensino de qualidade capaz de superar as desvantagens de origem social dos alunos, maiores serão as chances do sistema diminuir as desigualdades de oportunidades educacionais e, consequentemente, promover:  
Alternativas
Q1969355 Pedagogia
De acordo com Saviani (2011), logo depois de empossado, em novembro de 1930, uma das primeiras medidas do governo provisório foi criar o Ministério da Educação e Saúde Pública. Para ocupar a nova pasta foi indicado Francisco Campos, integrante do movimento da Escola Nova que havia dirigido, juntamente com Mário Casasanta, a reforma da instrução pública em Minas Gerais em 1927-1928. Já no primeiro semestre de 1931 o Ministro da Educação e Saúde Pública baixou um conjunto de sete decretos, conhecidos como Reforma Francisco Campos. Assim sendo, de que trata o Decreto n. 20.158, de 30 de junho de 1931?  
Alternativas
Q1969353 Pedagogia
Morin (apud MORAES, 2015) em seu livro “A inteligência da complexidade”, apresenta os operadores cognitivos como princípios-guia para um pensar complexo.
Assim, correlacione cinco desses princípios-guias abordados por Morin (apud MORAES, 2015) aos seus respectivos conceitos e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

PRINCÍPIOS
I- - Hologramático
II- Retroativo
lIl- Recursivo
IV- Dialógico
V- Da autoecoorganização

CONCEITOS
() Ajuda a conectar o conhecimento das partes ao conhecimento do todo, pois é impossível conhecer o todo sem conhecer as partes e conhecer as partes sem conhecer o todo. Assim, o todo poderia ser maior ou menor do que a soma das partes.
() Ajuda a compreender o fato de o indivíduo que produz a sociedade ser por ela, ao mesmo tempo, produzido em termos de cultura, linguagem e os mais diferentes códigos socialmente presentes.
() Revela-nos que a totalidade organizada retroage sobre as partes e estas sobre o todo. Ele só funciona como um todo desde que as partes funcionem como partes. Esse princípio nos informa a necessidade de trabalhar com saberes integrados, transversais, conectivos e contextualizados.
() Une aspectos, fenômenos, eventos ou noções que, apesar de aparentemente antagônicos, são, na verdade, complementares e indissociáveis em uma organização qualquer.
() Pedagogicamente, esse princípio ajuda-nos a compreender o que se poderia denominar como coerência estratégica. Coerência no sentido de que, se o todo está contido nas partes, e as partes, no todo, os meios estão igualmente contidos nos fins, e os fins, nos meios.
() Também compreendido como explicitador da relação autonomia/dependência. Dependência porque o sujeito só pode ser autônomo a partir de suas relações com o contexto onde vive e com os fluxos que o nutrem.
() Rompe com a casualidade linear. Ele nos informa que toda causa age sobre o efeito e este reatroage informacionalmente sobre a causa, a partir de processos autoecorreguladores que acontecem no sistema.  
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: E
5: B
6: E
7: E
8: D
9: B
10: B
11: A
12: E
13: D
14: E
15: E
16: A
17: D
18: E
19: E
20: C