Questões de Concurso Militar CSM 2017 para Primeiro Tenente - Farmácia
Foram encontradas 50 questões
"A Atenção Farmacêutica, um novo modelo centrado no paciente, surge como alternativa que busca melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos alcançando resuldados concretos." (FERRACINI, 2010)
Segundo o Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica, qual das alternativas abaixo corresponde a “um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e aos profissionais de saúde, que visa a resolver ou a prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico”?
A reprodutibilidade, também conhecida como precisão inter-laboratorial, revela a concordância entre os resultados obtidos em laboratórios diferentes como em estudos cofaborativos, geralmente aplicados à padronização de metodologia analítica, por exemplo, para inclusão de metodologia em farmacopéias. Se o desvio padrão de um conjunto de determinações no laboratório A é igual a 0,30 e o desvio padrão de um conjunto de determinações no laboratório B é igual a 0,20, admitindo um nível de confiança de 10%, pode-se afirmar que:
Dados:
Analise a figura abaixo referente à inibição da síntese de proteínas bacterianas.
Legenda:
mRNA: RNA mensageiro.
tRNA: RNA transportador.
30S: subunidade 30S do RNA ribossômico.
50S: subunidade 50S do RNA ribossômico.
aa: aminoácido.
Local A: local aceptor da subunidade do RNA ribossômico 50S.
Local P; local peptidil da subunidade do RNA ribossômico 50S.
Observa-se que o fármaco atua mediante ligação à subunidade ribossômica 30S e bloqueio da ligação do RNA transportador ao local A.
Qual antibiótico atua conforme o Fármaco representado na
figura acima?
Segundo Aulton (2016), a transformação de um pó em um comprimido é fundamentalmente um processo de ligação interparticuíar, isto é, a força aumentada de montagem das partículas é o resultado da formação de ligações entre elas. A natureza dessas ligações tradicionalmente é subdividida em cinco tipos, conhecidos como classificação de Rumpf. Sendo assim, assinale a opção que apresenta tipos de ligação conforme a classificação anteriormente citada.
I- Pontes sólidas.
lI- Forças de tensão capilar e superficial.
III- Forças intramoieculares.
IV- Pontes de aglutinantes.
V- Entrelaçamento dinâmico
Um laboratório de farmoquímica, na renovação de seu portfolio de produtos, deseja sintetizar um intermediário na preparação de um fármaco X. Nesse trabalho específico, será necessária a conversão de um haleto de alquila secundário em um tiol (interconversão de grupo funcional). O farmacêutico sênior da equipe comunicou o emprego de um nucleófilo forte não carregado na reação em foco.
De acordo com Solomons (2015) e as informações anteriores, assinaie a opção que apresenta o tipo de reação em questão, a classificação do solvente apropriado e um exemplo deste último.
Segundo Goodman (2012), as principais indicações para o uso terapêutico do hormônio tireoidiano consistem em terapia de reposição hormonal para pacientes portadores de hipotireoidismo e terapia de supressão de TSH em pacientes com câncer da tireóide.
Dispõem-se de preparações sintéticas dos sais sódicos dos isômeros naturais dos hormônios tireoidianos, que são amplamente utilizadas na terapia hormonal.
Sobre os fármacos que influenciam a terapia com levotiroxina oral, assinale a alternativa correta.
“Em virtude da sua quantidade e importância fisiológica, os receptores acoplados à proteína G (GPCRs) são os alvos de muitos fármacos; talvez metade de todos os fármacos usados sob prescrição (exceto antibióticos) atue nesses receptores" (Goodman & Gilman, 2012, página 52).
Desta forma, conhecer as vias de sinalização celular mediados por este receptor é fundamental para compreender os mecanismos de ação de diversos fármacos.
Sobre os GPCRs e seus efetores, assinale a opção que completa corretamente as lacunas das sentenças abaixo.
Quando o ligando está ausente, o receptor e o heterotrímero da proteína G formam um complexo na membrana com a subunidade Gα ligada ao _____ . Depois do acoplamento do ligando, o receptor e a subunidade α da proteína G sofrem uma alteração de conformação que resulta na liberação do _____ , no acoplamento do ____ e na dissociação do complexo. A subunidade Gα ativada ligada ao ___ e o dímero βy liberado ligam-se e regulam os efetores.
A subunidade α da Gs sempre ativa a ____ .
A subunidade α da GI pode inibir algumas formas da ____ .
A subunidade α da Gq ativa todas as formas da ____ .
A participação do farmacêutico nos comitês de controle de infecção é importante não somente no aspecto técnico, como está prevista legaimente no Brasil.
Segundo Gomes (2011), para a farmácia hospitalar contribuir de forma efetiva e eficaz no controle das infecções hospitalares, é recomendável que o farmacêutico tenha as seguintes atribuições, EXCETO: