Questões de Concurso Comentadas sobre regime aduaneiro e tributação em comércio internacional (exterior)

Foram encontradas 31 questões

Ano: 2023 Banca: UFPR Órgão: IF-PR Prova: UFPR - 2023 - IF-PR - Comércio Exterior |
Q2182523 Comércio Internacional (Exterior)
O regime aduaneiro especial permite a importação de matérias-primas, produtos intermediários e componentes destinados à fabricação, no País, de máquinas e equipamentos a serem fornecidos no mercado interno, em decorrência de licitação internacional, contra pagamento em moeda conversível proveniente de financiamento concedido por instituição financeira internacional, da qual o Brasil participe, ou por entidade governamental estrangeira ou, ainda, pelo BNDES, com recursos captados no exterior. Quem pode utilizar esse regime?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFPR Órgão: IF-PR Prova: UFPR - 2023 - IF-PR - Comércio Exterior |
Q2182518 Comércio Internacional (Exterior)
Segundo a respectiva instrução normativa da Receita Federal do Brasil, o regime aduaneiro especial de exportação temporária será concedido somente a exportador:
Alternativas
Q2096513 Comércio Internacional (Exterior)
Acerca do despacho Aduaneiro de mercadoria importada, é correto afirmar que
Alternativas
Q2096511 Comércio Internacional (Exterior)
Segundo o Art. 675, do Regulamento Aduaneiro, aprovado pelo Decreto nº 6.759/2009, as penalidades em matéria aduaneira são aplicadas isolada ou cumulativamente.
Essas penalidades consistem 
Alternativas
Q2096509 Comércio Internacional (Exterior)
O retorno de uma mercadoria objeto de exportação fora do prazo estipulado para permanência no exterior enseja
Alternativas
Q2096507 Comércio Internacional (Exterior)
Sociedade empresária holandesa com sucursal no Brasil importa draga e acessórios próprios para a prestação de serviços de desobstrução do canal de acesso ao porto de Paranaguá. Os equipamentos devem retornar ao exterior tão logo termine o prazo concedido para sua permanência no território nacional.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2096503 Comércio Internacional (Exterior)
Constitui base de cálculo do Imposto de Exportação
Alternativas
Q2096502 Comércio Internacional (Exterior)
Nos termos da legislação em vigor, é contribuinte do Imposto de Importação
Alternativas
Q2096501 Comércio Internacional (Exterior)
A importadora Alfa contrata, com sociedade empresária alemã, a aquisição de 30 equipamentos para prospecção de água e instalação de poços artesianos em residências e condomínios. Tratando-se de cliente antigo, o vendedor concede ao importador um desconto de 3% sobre o preço normal de venda no mercado internacional. No ato de fiscalização da mercadoria, a autoridade aduaneira rejeita o desconto, cobrando os tributos sobre o preço integral.
A exigência da Receita
Alternativas
Q2096402 Comércio Internacional (Exterior)
Uma filial de sociedade empresária estrangeira estabelecida no Brasil pretende importar máquinas e equipamentos com o objetivo de participar, em consórcio com sociedade empresária brasileira, de obras de infraestrutura no país. Tais bens deverão retornar ao exterior após a realização dos trabalhos.
Nesse caso, trata-se de importação sob o regime aduaneiro
Alternativas
Q2096401 Comércio Internacional (Exterior)
O regime aduaneiro especial do REPEX consiste na
Alternativas
Q2096398 Comércio Internacional (Exterior)
Os Regimes Aduaneiros Especiais se caracterizam
Alternativas
Q1944336 Comércio Internacional (Exterior)
No modelo de negócio B2G,
Alternativas
Q1944331 Comércio Internacional (Exterior)
Nos termos da legislação em vigor, assinale a opção que indica o regime aduaneiro que permite a estocagem de materiais importados sem cobertura cambial e destinados à manutenção e ao reparo de embarcação ou aeronave pertencente a empresa autorizada a operar no transporte comercial internacional e utilizada nessa atividade, com suspensão de pagamento de impostos federais e de contribuições incidentes sobre a importação. 
Alternativas
Q1923386 Comércio Internacional (Exterior)

Uma empresa importadora entra em acordo com uma empresa exportadora, em que a última se compromete a disponibilizar determinada mercadoria. As partes combinam que a importadora deve recolher a carga, de modo a proceder com o carregamento do material adquirido. A importadora se compromete, ainda, a fazer todo o processo de importação, o que envolve o desembaraço aduaneiro para exportação e pagamento do frete e do seguro internacional. Além disso, ela se responsabiliza por qualquer evento que afete a carga durante o trajeto do país exportador até o país da empresa importadora.


Na situação descrita, o termo internacional de comércio formalizado no acordo entre as duas empresas é o

Alternativas
Q1784785 Comércio Internacional (Exterior)
Considerando a utilização do imposto de importação como instrumento tributário no comércio exterior, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1103735 Comércio Internacional (Exterior)

“Um dos principais cuidados na base do processo de internacionalização é a avaliação da capacidade exportadora da empresa e não apenas da capacidade de produção. A exportação não está vinculada às dimensões da empresa e sua capacidade de exportação seria aquele acordo com o qual a empresa tem de adequar-se às variáveis do mercado internacional.”

MINERVINI, Nicola. O Exportador – Ferramentas para atuar com sucesso no mercado internacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. p.5 (Adaptado).


Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Pode exportar a empresa que conseguiu criar uma capacidade exportadora, vendendo criatividade, design e persistência.

PORQUE

II. A capacidade exportadora ocorre por que as empresas tentam vender no mercado externo aquilo com o qual não conseguiram ter sucesso no mercado interno.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - Direito |
Q951397 Comércio Internacional (Exterior)
No que se refere ao Regulamento Aduaneiro, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q945879 Comércio Internacional (Exterior)
Para obtenção de financiamento na fase pré-embarque ou anterior à prestação de serviço, os exportadores brasileiros podem recorrer aos bancos e obter linha de crédito com taxa de juros internacional, sendo a operação formalizada por meio de contrato de câmbio. Essa operação é denominada
Alternativas
Q945821 Comércio Internacional (Exterior)
O conhecimento de embarque ou conhecimento de carga é um documento de cunho internacional que ampara a mercadoria e descreve a operação de transporte. É uma das funções do conhecimento de embarque
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: E
5: A
6: D
7: C
8: A
9: D
10: E
11: D
12: C
13: D
14: A
15: A
16: B
17: C
18: D
19: C
20: A