Questões de Concurso Público Prefeitura de Morungaba - SP 2025 para Professor de Educação Básica II - Educação Especial - Edital nº 1
Foram encontradas 25 questões
I - O estudo da plasticidade neural demonstra que o ser humano é ilimitado e que, apesar das condições genéticas ou neurológicas, o ambiente tem forte intervenção nesses fatores.
II - Logo, uma criança com atraso no desenvolvimento motor, ou com uma paralisia cerebral, quando incluída em ambiente escolar inclusivo, tem inúmeras razões para se sentir provocada a desenvolver habilidades que não desenvolveria em um ambiente segregado.
Flexibizações e adaptações curriculares, que consideram o significado __________e ___________ dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o projeto pedagógico da escola, respeitada a frequência obrigatória.
I - A partir do processo de democratização da educação é evidenciado o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino passam a centralizar o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola.
II - A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
I - O currículo é específico para o atendimento à educação especial, sendo elaborado de forma paralela ao definido pelas diretrizes curriculares nacionais.
II - A escolarização formal, principalmente na educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental, transforma o currículo escolar em processo constante de revisão e adequação.
III - Os métodos e técnicas, recursos educativos e organizações específicas da prática pedagógica são considerados elementos que permeiam os conteúdos curriculares.
IV - O currículo, especificamente na educação fundamental, transforma-se na síntese básica da educação.
V - Os currículos devem ter uma base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada voltada para o atendimento das limitações dos alunos com deficiências.
I - Deficiência física é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo.
II - Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurobiológico que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Alunos com TEA podem apresentar dificuldades na compreensão de linguagem, na interação social e na flexibilidade de pensamento.
III - Dificuldades de Aprendizagem é um transtorno neurobiológico que afeta a atenção, o controle impulsivo e a hiperatividade.
IV - Os transtornos de saúde mental, como ansiedade, depressão e transtorno de déficit de atenção, podem afetar significativamente o bemestar emocional e o desempenho acadêmico dos alunos.
I - não vinculadas a uma causa orgânica específica.
II - relacionadas a disfunções
III - relacionadas a limitações
IV - relacionadas a deficiências
Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente, àqueles que necessitarem, medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias _________________ relativas ao tratamento, habilitação ou reabilitação para crianças e adolescentes, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas.
I - A BNCC afirma, de maneira implícita, o seu compromisso com a escola em tempo integral, reconhecendo que a educação básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica ratificar as visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva.
II - Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos alunos e, também, com os desafios da sociedade contemporânea, de modo a formar pessoas autônomas, capazes de se servir dessas aprendizagens em suas vidas.