Questões de Concurso Público IABAS 2015 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 20 questões

Q625583 Direito Sanitário

Avalie se são atribuições específicas do ACS:


I. trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea, cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados.

II. orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade.

III. desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco.

IV. estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde.


Estão corretas:

Alternativas
Q625584 Direito Sanitário

As visitas domiciliares do ACS devem ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de:

Alternativas
Q625585 Direito Sanitário

Avalie se, de acordo com a Lei 8080/90, as seguintes afirmativas são falsas (F) ou verdadeiras (V):


Imagem associada para resolução da questão A saúde é um direito eventual do ser humano, podendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Imagem associada para resolução da questão O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Imagem associada para resolução da questão O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

Imagem associada para resolução da questão São determinantes, mas não condicionantes, da saúde, entre outros: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.


As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Q625586 Direito Sanitário

“Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”


Essa é uma definição possível de:

Alternativas
Q625587 Direito Sanitário
De acordo com o Decreto 7508/11, as seguintes definições estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q625588 Direito Sanitário

Avalie se, para ser instituída, a Região de Saúde deve conter ações e serviços de:


I - atenção primária.

II - urgência e emergência.

III - atenção psicossocial.

IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar.

V - vigilância em saúde.


Estão corretas:

Alternativas
Q625589 Direito Sanitário

O Artigo 8° do Decreto 7508/11 preconiza: “O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço.”


São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os seguintes serviços, EXCETO:

Alternativas
Q625590 Direito Sanitário
De acordo com o decreto 7508/11, as seguintes afirmativas relativas ao planejamento da saúde estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q625591 Direito Sanitário

Em relação à Atenção Básica, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):


Imagem associada para resolução da questão É desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas.

Imagem associada para resolução da questão Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde.

Imagem associada para resolução da questão Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

Imagem associada para resolução da questão Considera o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral.


As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Q625592 Direito Sanitário
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, as responsabilidades comuns a todas as esferas de governo incluem as seguintes, EXCETO:
Alternativas
Q625605 Direito Sanitário

Muitas ações de saneamento promovem efeitos benéficos na saúde. Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):


Imagem associada para resolução da questão Água de boa qualidade para o consumo humano e seu fornecimento contínuo asseguram a redução e controle de: diarreias, cólera, dengue, febre amarela, tracoma, hepatites, conjuntivites, poliomielite, escabioses, leptospirose, febre tifoide, esquistossomose e malária.

Imagem associada para resolução da questão Coleta regular, acondicionamento e destino final adequado dos resíduos sólidos diminuem a incidência de casos de: peste, febre amarela, dengue, toxoplasmose, leishmaniose, cisticercose, salmonelose, teníase, leptospirose, cólera e febre tifoide.

Imagem associada para resolução da questão Esgotamento sanitário adequado é fator que contribui para a eliminação de vetores da: malária, diarreias, verminoses, esquistossomose, cisticercose e teníase.

Imagem associada para resolução da questão Melhorias sanitárias domiciliares estão diretamente relacionadas com a redução de: doença de Chagas, esquistossomose, diarreias, verminoses, escabioses, tracoma e conjuntivites.


As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Q625606 Direito Sanitário

Doença muito comum no Brasil, causada pela infestação de vermes platelmintos trematódeos parasitando as veias do fígado e intestino no ser humano.

O ciclo de vida desse invertebrado passa por um hospedeiro intermediário e por outro definitivo. Inicialmente, o ovo contido nas fezes de uma pessoa contaminada, quando depositado em ambientes aquáticos, se transforma em uma larva aquática ciliada denominada miracídio. Essa larva se instala temporariamente em um tipo específico de caramujo planorbídeo (gênero Biomphalaria), modificando-se em uma larva chamada cercaria.

As cercarias penetram ativamente através da epiderme, quando as pessoas (principalmente os ribeirinhos) usufruem de cursos d’água contaminados. Após a penetração, as larvas atingem a corrente sanguínea, por onde são transportadas até o intestino e fígado, fixando-se aí por meio de ventosas e reproduzindo-se sexuadamente.


O texto refere-se à seguinte doença:

Alternativas
Q625607 Direito Sanitário

Avalie se as afirmativas a seguir, relativas à leptospirose, são falsas (F) ou verdadeiras (V):


Imagem associada para resolução da questão O rato é o principal transmissor; isso ocorre porque a urina do rato contamina esgotos, córregos, água de chuva e lixo. Enchentes e chuvas fortes contribuem nos países tropicais e subtropicais para o contato do homem com águas e lama contaminadas pela urina do roedor, favorecendo o aparecimento de surtos da doença humana.

Imagem associada para resolução da questão O período de incubação é em média de quinze a trinta dias.

Imagem associada para resolução da questão Os sintomas incluem febre alta, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos, olhos avermelhados.

Imagem associada para resolução da questão Medidas preventivas incluem armazenar o lixo em sacos plásticos e em recipientes bem tampados, para a coleta, armazenar os alimentos em lugares protegidos dos ratos, evitar contato com águas provenientes de enchentes e esgotos.


As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Q625608 Direito Sanitário
Em relação ao HIV, vírus causador da AIDS, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q625610 Direito Sanitário

A participação da comunidade na gestão do SUS se materializa formalmente por meio das Conferências de Saúde e dos Conselhos de Saúde, instâncias colegiadas constituídas em cada esfera de governo. Em relação ao Conselho de Saúde, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):


Imagem associada para resolução da questão Tem caráter permanente e deliberativo.

Imagem associada para resolução da questão É órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.

Imagem associada para resolução da questão Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

Imagem associada para resolução da questão A representação dos usuários será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.


As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Q625611 Direito Sanitário
Em sua atuação, o ACS deve desenvolver ações de prevenção e monitoramento dirigidas a grupos específicos e a doenças prevalentes conforme protocolos de saúde pública. Nesse contexto, as seguintes ações estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q625612 Direito Sanitário

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) recomenda que cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, ___ pessoas, sendo a média recomendada de ___, respeitando critérios de equidade para essa definição.


As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

Alternativas
Q625613 Direito Sanitário
A equipe mínima de saúde da família deve ser composta pelos seguintes profissionais, EXCETO:
Alternativas
Q625614 Direito Sanitário

Avalie, com base na PNAB, se as afirmativas a seguir, relativas à Estratégia Saúde da Família, são falsas (F) ou verdadeiras (V):


Imagem associada para resolução da questão Reorganiza a atenção básica no País independentemente dos preceitos do Sistema Único de Saúde.

Imagem associada para resolução da questão Constitui estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica.

Imagem associada para resolução da questão Ameniza os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, modo a reduzir a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.

Imagem associada para resolução da questão Propicia uma importante relação custo-efetividade.


As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Q625615 Direito Sanitário
A atuação do ACS nos cuidados com os recém-nascidos é muito importante. Por esse motivo, o ACS deve saber que as seguintes vacinas devem ser ministradas aos recém-nascidos:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: B
6: E
7: A
8: B
9: A
10: D
11: A
12: B
13: D
14: B
15: A
16: D
17: C
18: B
19: C
20: A