Questões de Concurso Público FUB 2015 para Técnico em Arquivo
Foram encontradas 70 questões
Acervo refere-se ao depósito de documentos, ou seja, o ato pelo qual esses documentos são colocados sob custódia de terceiros, sem que ocorra a transferência de posse.
No arquivo de uma instituição, existe um sumário que possibilita a pesquisa de todos os documentos por temas, em ordem cronológica. De acordo com a terminologia arquivística, esse sumário é considerado um catálogo.
Conforme a terminologia arquivística, o arquivista é todo e qualquer empregado que atua com a manutenção de um acervo documental.
Os documentos de um arquivo são produzidos e conservados com objetivos funcionais e a essência da documentação não é o documento propriamente dito, mas sim a informação contida nele.
Uma coleção de documentos manuscritos, reunida por uma pessoa, que contenha a história da origem do povoado de um município é denominada arquivo.
A definição da permanência de documentos em arquivos correntes e em arquivos intermediários ocorre em função da frequência de documentos acumulados; sendo assim, os documentos mais recentes devem ser mantidos em arquivos correntes e os mais antigos em arquivos intermediários.
Considerando-se que os comprovantes de matrícula dos alunos de uma instituição não estão sendo movimentados e podem ser eliminados após três anos de sua emissão, é correto inferir que eles devem ser mantidos em um arquivo transitório, denominado intermediário.
É adequado atribuir atividades de recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em uso aos empregados do setor de protocolo do arquivo de uma instituição.
Arquivos com comprovantes de recolhimento das obrigações sociais de uma empresa, relativos ao ano em curso e frequentemente requisitados pelos órgãos fiscalizadores, são denominados arquivos correntes.
É adequado manter em arquivos intermediários os documentos contábeis de uma organização raramente consultados, uma vez que os órgãos que os produziram podem solicitá-los a fim de verificar possíveis irregularidades.
Em relação ao processo arquivístico, os procedimentos de transferência, recolhimento e eliminação de documentos são etapas sequenciais obrigatórias pelas quais devem passar todos os documentos de um acervo.
Ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor, o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação.
Os documentos dos alunos formados em uma universidade em determinado ano são menos utilizados no ano seguinte. Por isso, esses documentos devem passar por um processo de transferência, no qual eles são migrados dos arquivos correntes para os arquivos intermediários.
Para realizar uma adequada gestão documental é importante consultar a tabela de temporalidade para verificar a equivalência de novos documentos com suas antigas notações.
Documentos cartográficos, filmográficos, textuais e informáticos são exemplos de classificação de documentos quanto ao gênero.
No que se refere aos estágios de sua evolução, os arquivos podem ser classificados em arquivos de primeira idade, arquivos de segunda idade e arquivos de terceira idade, ou seja, arquivos correntes, intermediários e permanentes.
Segundo a abrangência de atuação dos documentos, os arquivos podem ser classificados como especial e especializado.
Denomina-se como avaliação a organização dos arquivos correntes dispondo-os em sequência alfabética, de acordo como o método de arquivamento previamente adotado pela empresa.
Situação hipotética: Uma instituição de ensino, com unidades em várias regiões do país, possui um arquivo geral que centraliza os documentos de todas as suas unidades vinculadas. Assertiva: Nessa situação, a criação desse arquivo geral deu-se em função da classificação dos arquivos pela natureza dos documentos.
A verificação dos adequados prazos de prescrição e decadência de direitos faz parte dos princípios básicos que norteiam o trabalho de análise das comissões de avaliação.