Questões de Concurso Público Prefeitura de Triunfo - PE 2023 para Professor I
Foram encontradas 100 questões
A educação modela as pessoas com o objetivo de transmitir conhecimentos, pois ela deve trabalhar para a “produção de uma consciência verdadeira” (Theodor Adorno). Para isso, o planejamento educacional pode ser qualitativo, mas principalmente prescritivo e quantitativo.
A educação ambiental é concebida como preocupação dos movimentos ecológicos, com a prática de conscientização capaz de chamar a atenção para a infinitude e a distribuição do acesso aos recursos naturais, além de envolver os cidadãos em ações socioambientais apropriadas.
Maurice Tardif define o saber docente como um saber plural, formatado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.
A Psicologia da Educação é entendida como uma disciplina com autonomia científica e didática, uma vez que tem já determinados objetivos e conteúdos, princípios psicológicos que atendem aos fenômenos educativos.
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos de aprendizagens, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades / superdotação.
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas é um dos objetos de conhecimento a ser trabalhado dentro da unidade temática de números na BNCC.
O desenvolvimento da geometria e o aparecimento da álgebra marcaram uma ruptura com os aspectos puramente pragmáticos da matemática e impulsionaram a sistematização dos conhecimentos matemáticos, gerando novos campos de estudos.
O bullying não pode ser compreendido fora da dinâmica da sociedade, uma vez que esse fenômeno está atrelado a fatores políticos, econômicos e culturais.
O trabalho educativo e preventivo possibilita compreender as relações internas da escola, ou seja, como nossos educandos atuam, desenvolvem e se constituem nas práticas relacionadas ao processo educacional e se constituem dentro de contradições das relações sociais.
Os processos democráticos na tomada de decisões na escola se dão pela garantia da participação com diálogo e não na busca do consenso.
A negligência do Estado na proteção da biodiversidade e o consequente alinhamento a uma perspectiva mercantil são sintomáticos da visão neoliberal que trazem situações incompatíveis com perspectivas de desenvolvimento e manutenção dos saberes tradicionais, os quais, muitas vezes, já se encontram marginalizados e desprivilegiados politicamente.
Para Luckesi, historicamente, as ações do ensino estiveram centradas em aulas expositivas e transmissão oral dos conteúdos pelo docente, atendendo a uma sequência predefinida e livre de qualquer controle do tempo.
A Meta 8 do Plano Nacional de Educação busca promover melhorias para as populações do campo, da região de menor escolaridade no Brasil e dos 17% mais pobres do País. Essa meta tem o objetivo de elevar a escolaridade média dos indivíduos de 16 a 28 anos das suas populações de interesse de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudo até o último ano de vigência do Plano estabelecido pela Lei nº 13.005/2014.
De acordo com a BNCC, o estudo das operações fundamentais com números naturais é uma das unidades temáticas, dentre outras, a serem trabalhadas com as crianças no Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
A educação ambiental se configura como um processo paralelo e disciplinar, que deve permear todas as áreas do saber, objetivando a formação do indivíduo e de uma consciência interdependente no coletivo social.
Nas chamadas escolas novas, o princípio do controle social se fundamenta no trabalho compartilhado por todos, propiciando uma organização social, em que todos têm a oportunidade de contribuir e se sentir responsáveis pelo trabalho desenvolvido e os resultados alcançados.
De acordo com a BNCC, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, é uma competência relacionada ao ensino de História estabelecida pela BNCC para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais
No processo pessoal de aprendizagem, por provocar mudanças no comportamento, o processo de aprendizagem requer a participação total do indivíduo, em seus aspectos físicos, intelectuais, emocionais e sociais.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.