Questões de Concurso Público ISGH 2023 para Médico Diarista - Clínica Médica
Foram encontradas 18 questões
O Decreto nº 7.508/2011 dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. No que concerne à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), analise as afirmativas a seguir.
I. Compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS.
II. As atualizações serão consolidadas pelo Ministério da Saúde e será disponibilizada a cada dois anos, assim como a lista de tecnologias incorporadas, excluídas e alteradas pela CONITEC e com a responsabilidade de financiamento pactuada de forma tripartite, até que haja a consolidação da referida lista.
III. Os protocolos clínicos ou de diretrizes terapêuticas, quando da incorporação, alteração ou exclusão de tecnologias em saúde no SUS, e da existência de novos estudos e evidências científicas identificados a partir de revisões periódicas da literatura relacionada aos seus objetos, serão consolidados e atualizados pelo Ministério da Saúde.
Está correto o que se afirma em
São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
(Fonte: Constituição Federal.)
Sobre a assistência à saúde na iniciativa privada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir.
I. As instituições privadas são permitidas a participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo suas diretrizes, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
II. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo o tipo de comercialização.
III. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
Está correto o que se afirma em
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
(Fonte: Ministério da Saúde.)
Quanto às diretrizes de modelo assistencial e financiamento de Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a afirmativa INCORRETA.
Quanto ao Código de Ética Médica – CEM, analise a afirmativa a seguir:
“Ocorrendo fatos que, a seu critério, prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional, o médico tem o dever de renunciar ao atendimento, comunicando previamente ao paciente ou a seu representante legal, assegurando-se da continuidade dos cuidados e fornecendo todas as informações necessárias ao médico que o suceder.”
Considerando a Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019, é possível afirmar que tal afirmativa é:
Sobre a abordagem dos derrames pleurais, assinale a afirmativa correta.
Homem, 69 anos, trazido ao pronto atendimento com o relato de que há dez dias, aproximadamente, vem apresentando tosse seca, com piora nos últimos dias. Demonstra fraqueza e baixa aceitação alimentar associadas. Segundo o acompanhante, nas últimas 24 horas, o paciente começou a apresentar ideias confusas e evoluiu com sonolência. História pregressa de diabetes, hipertensão e etilismo; não faz uso de medicações. Sinais vitais: Pressão arterial: 80 x 40 mmHg; FC: 105 bpm; FR: 28 irm; temperatura axilar 37° C; saturação de oxigênio de 88% em ar ambiente. Ao exame: desidratado, hipocorado, acianótico, anictérico. Neurológico: sonolento, pupilas isofotorreagentes, sem sinais de meningismo. Ausculta cardíaca: ritmo regular, bulhas normofonéticas, sem sopros. Ausculta respiratória: murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar direita, presença de roncos de transmissão difusos. Abdômen globoso, timpânico à percussão, ausência de massas palpáveis, sem sinais de peritonismo. Membros inferiores: edema 2+/4 bilateralmente, ausência de sinais de trombose venosa profunda, tempo de enchimento capilar > 5 segundos. Considerando o caso clínico hipotético, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Deve-se proceder com a ressuscitação volêmica do paciente, de preferência com soluções cristaloides, como o ringer lactato; porém, de forma cautelosa devido a esta solução aumentar consideravelmente o lactato sérico do paciente.
( ) Somente está indicada a prescrição de droga vasoativa após o término da ressuscitação volêmica com 30 ml/kg de solução cristaloide, estando associada à resolução mais rápida do quadro.
( ) Caso seja necessário proceder com a intubação orotraqueal deste paciente, a sequência rápida com fentanil e midazolan está associada a melhores desfechos, frente, por exemplo, à indução com etomidado.
A sequência está correta em
Sobre o manejo clínico desta paciente, analise as afirmativas a seguir.
I. É adequada a redução da pressão arterial entre 20 a 25% na primeira hora, preferencialmente com um venodilatador venoso.
II. O quadro pode ser manejado com VNI, pois este método ventilatório diminui a pré e a pós-carga ventricular esquerda, melhorando, assim, o seu débito cardíaco.
III. Apresenta sinais clínicos de hipoxemia e deve receber suplementação de oxigênio com o objetivo de obter uma saturação necessariamente maior que 94%.
Está correto o que se afirma apenas em
Sobre o manejo dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos hipertensos de risco cardiovascular baixo ou moderado, a meta de tratamento é alcançar valores inferiores a 140 x 90 mmHg.
II. No hipertenso com doença arterial coronariana, a meta terapêutica é obter uma pressão arterial menor que 130 x 80 mmHg, mas a pressão arterial diastólica deve ser mantida com valores acima de 70 mmHg.
III. O tratamento da hipertensão nos indivíduos diabéticos deve procurar manter valores menores que 130 x 80 mmHg, evitando-se a redução acentuada da pressão arterial para valores inferiores a 120 x 70 mmHg.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao Código de Ética Médica – CEM, analise as afirmativas a seguir.
I. Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica.
II. Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
III. Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.
IV. Praticar procedimento de procriação medicamente assistida sem que os participantes estejam de inteiro acordo e devidamente esclarecidos sobre o método.
Considerando a Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019,são normas diceológicas apenas o que se afirma em