Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ 2008 para Farmacêutico

Foram encontradas 40 questões

Q396010 Farmácia
A RDC 67, de 08 de outubro de 2007, da ANVISA, define substância de baixo índice terapêutico como aquela que apresenta estreita margem de segurança, ou seja, a dose terapêutica é próxima da tóxica. Dentre os fármacos abaixo, o que consta na RDC 67 como de baixo índice terapêutico, baixa dosagem e alta potência é:
Alternativas
Q396011 Farmácia
A Portaria MS 344, de 12 de maio de 1998, em seu artigo 64, parágrafo 3°, determina que os órgãos oficiais credenciados junto à Autoridade Sanitária competente para dispensar o medicamento Talidomida deverão possuir um Livro de Registro de Notificação de Receita. Este Livro deverá permanecer na unidade por um período de:
Alternativas
Q396012 Farmácia
O artigo 16, parágrafo 1°, da Lei 5.991 de 17 de dezembro de 1973, define que, cessada a assistência técnica pela rescisão do contrato de trabalho, o profissional responderá pelos atos praticados durante o período em que deu assistência ao estabelecimento. A responsabilidade subsistirá pelo prazo de:
Alternativas
Q396013 Farmácia
O artigo 20 do Código de Ética Farmacêutico, Resolução CFF nº 417, de 29 de setembro de 2004, define as seguintes sanções disciplinares: advertência ou censura; multa; suspensão e eliminação. A pena de suspensão do exercício profissional pode abranger um período de:
Alternativas
Q396014 Farmácia
A Política Nacional de Medicamentos, Portaria GM n° 3.916 de 30 de outubro de 1998, tem como propósito “garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade destes produtos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais”. Segundo esta Política, os medicamentos de interesse em saúde pública são os:
Alternativas
Q396015 Farmácia
A Resolução n° 338, de 06 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Saúde, em seu Artigo 1°, define que a Política Nacional de Assistência Farmacêutica deve ser estabelecida com base no seguinte princípio:
Alternativas
Q396016 Farmácia
O artigo 27, da Portaria MS 344, de 12 de maio de 1998, estabelece que o estoque de substâncias e medicamentos de que trata este Regulamento Técnico não poderá ser superior às quantidades previstas para atender às necessidades de 6 (seis) meses de consumo, EXCETUANDO-SE o estoque dos medicamentos:
Alternativas
Q396017 Farmácia
O anexo IV da RDC n° 67, da ANVISA, de 08 de outubro de 2007, define as Boas Práticas de Preparação de Dose Unitária e Unitarização de Doses de Medicamento em Serviços de Saúde. Segundo o item 3.9, no caso de fracionamento em serviços de saúde onde há o rompimento da embalagem primária, o prazo de validade será, quando não houver recomendação específica do fabricante, de no máximo:
Alternativas
Q396018 Farmácia
A Política Nacional de Medicamentos, Portaria GM nº 3.916 de 30 de outubro de 1998, no item 3.3, descreve um modelo de assistência farmacêutica que não se restringe à aquisição e à distribuição de medicamentos. A este modelo dá-se o nome de:
Alternativas
Q396019 Farmácia
O uso irracional de medicamentos é um importante problema de saúde pública em todo o mundo, também com grandes conseqüências econômicas. Sobre as estratégicas de promoção do uso racional de medicamentos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q396020 Farmácia
A terapia de combinação anti-retroviral prolonga a vida e impede a progressão da doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Dentre as seqüências abaixo, aquela que contém um inibidor nucleosídico da transcriptase reversa, um inibidor não-nucleosídico da transcriptase reversa e um inibidor da protease do HIV é:
Alternativas
Q396021 Farmácia
Os benzodiazepínicos úteis como anticonvulsivantes têm uma meia-vida longa e sua entrada rápida no cérebro é necessária para o tratamento do mal epilético. O medicamento oral usado nos transtornos convulsivos, no tratamento adjuvante da mania aguda e em certas desordens do movimento é:
Alternativas
Q396022 Farmácia
O aumento da resistência bacteriana a antibióticos levou ao desenvolvimento de importantes agentes terapêuticos com estrutura betalactâmica: os carbapenéns. O representante desta classe de antibióticos que possui meia-vida sérica longa, permitindo a administração de dose única diária é o:
Alternativas
Q396023 Farmácia
A escolha de antimicrobianos para pacientes com insuficiência renal deve considerar a necessidade de ajuste de dose. Dentre os antibióticos de amplo espectro, aquele para o qual não se recomenda tal ajuste é:
Alternativas
Q396024 Farmácia
Os antiinflamatórios não-esteróides (AINE) são um grupo de compostos quimicamente heterogêneos, que freqüentemente não têm relação química entre si, mas compartilham certas ações terapêuticas e determinados efeitos adversos. O fármaco considerado mais bem tolerado que outros AINEs, pois apenas 5 a 15% dos pacientes apresentam efeitos gastrintestinais é:
Alternativas
Q396025 Farmácia
Desde os anos 60, a farmácia clínica tem evoluído a fim de incluir todas as atividades dirigidas à utilização racional de medicamentos, tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais de saúde. A filosofia que se iniciou na década de 90 exige do farmacêutico que:
Alternativas
Q396026 Farmácia
Os erros de medicação podem ocorrer em qualquer etapa do processo de terapia medicamentosa, seja como resultado de erros humanos ou de falhas no sistema. Neste sentido, é causa freqüente de erro de medicação:
Alternativas
Q396027 Farmácia
A meta principal dos centros de informação sobre medicamentos é a promoção do uso racional, fundamentado em informações seguras, imparciais e atualizadas. Os livros-texto, os livros de monografias e as bases de dados computadorizadas constituem fonte de informação:
Alternativas
Q396028 Farmácia
A formulação de nutrição parenteral total (NPT) é suscetível a incompatibilidades físicas, químicas e físico-químicas. A mais observada no preparo de NPT, em especial para pacientes pediátricos, é a precipitação decorrente da interação entre os eletrólitos:
Alternativas
Q396029 Farmácia
O trabalho de seleção de medicamentos, a elaboração de Formulário Terapêutico, assim como as demais atividades complementares que objetivam a promoção do uso racional e a ampliação do acesso aos medicamentos, constituem um processo dinâmico, multidisciplinar, descentralizado e participativo. Com a finalidade de conduzir esse trabalho, a Organização Mundial da Saúde recomenda a estruturação de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). Podemos afirmar que um indicador de controle e avaliação dos trabalhos da CFT é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: B
6: D
7: C
8: A
9: C
10: B
11: A
12: D
13: C
14: B
15: D
16: A
17: C
18: B
19: A
20: D