Questões de Concurso Público SECULT-CE 2018 para Analista de Patrimônio - Engenharia Civil

Foram encontradas 20 questões

Q941193 Arquitetura
A preservação do patrimônio cultural é de considerável importância, principalmente no que diz respeito às obras de construção civil. Nesse sentido, a engenharia civil contribui de várias formas para a preservação do bem do patrimônio histórico e artístico, sobretudo nas áreas de manutenção predial, readaptação, reabilitação, reforma, recuperação e avaliação de bens de patrimônios históricos e artísticos. Dessa forma, exige-se que, no mínimo, o profissional de engenharia tenha conhecimento dos termos básicos relacionados à área de preservação do patrimônio cultural. Assim, assinale a opção cujo termo está definido corretamente.
Alternativas
Q941194 Arquitetura

Segundo Brandi (1971) “a restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte em sua consistência física e em sua dupla polaridade estético-histórica, com objetivo de transmiti-la ao futuro”.


Sobre preservação e restauração, é correto afirmar que

Alternativas
Q941195 Arquitetura
No desempenho da atividade de avaliação de bens com valor histórico e artístico, o engenheiro deve, precipuamente, utilizar a ABNT NBR 14653 e, mais especificamente, sua Parte 7, que visa complementar os conceitos, métodos e procedimentos gerais para os serviços técnicos de avaliação de bens do patrimônio histórico e artístico. Com relação aos procedimentos metodológicos, sobretudo quanto às generalidades nas avaliações dos bens integrados e na escolha da metodologia, assinale a afirmação INCORRETA.
Alternativas
Q941196 Arquitetura
No que compete ao Estado em relação à preservação do patrimônio cultural no Brasil, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q941197 Arquitetura
A institucionalização do patrimônio cultural material como objeto de políticas públicas se deu a partir do Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. Nesse decreto, em seu primeiro parágrafo, fica definido que constitui o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Essa definição se refere ao
Alternativas
Q941198 Arquitetura

Compreende-se por Projeto de Preservação qualquer ação em benefício do bem cultural nas áreas de identificação, proteção, conservação e promoção. No que diz respeito a Projeto de Preservação, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:


( ) Os projetos deverão ser elaborados respeitando os valores estéticos e culturais do bem, com o mínimo de interferência na autenticidade do mesmo, considerando a autenticidade estética, histórica, dos materiais, dos processos construtivos, do espaço envolvente ou outras.

( ) Na avaliação do estado de conservação do sistema estrutural deverá ser verificado o comportamento estrutural da edificação, nos seus diversos componentes: fundação, pilares, vigas, paredes, sistema de contraventamento, vínculos, sistema de cobertura e outros.

( ) No levantamento físico, a planta situação representa a implantação da edificação no terreno e vizinhança, em escala de 1:200 ou 1:100, conforme as dimensões do monumento, contendo, entre outros, endereço da edificação, locação da rede pública de esgoto, água e energia elétrica.

( ) No levantamento físico, a planta de locação, que representa a implantação da edificação e seu terreno na malha urbana, deve ser apresentada na escala de 1:500 ou 1:1000, de esquemática indicando vias de acesso, orientação, edifícios de interesse histórico ou artístico da área, e outros.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Q941199 Arquitetura

Em 1972, a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco – estabeleceu a Convenção do Patrimônio Mundial para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. Outro marco internacional de grande importância foi A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, realizada em Paris, no ano de 2003.


Acerca dos marcos internacionais citados acima, é correto afirmar que

Alternativas
Q941200 Arquitetura
Sabendo-se que o Projeto de Intervenção no patrimônio edificado é constituído pelas etapas identificação e conhecimento do bem, diagnóstico e proposta de intervenção, que são inter-relacionadas, é correto afirmar que
Alternativas
Q941201 Arquitetura
Assinale a opção que NÃO corresponde a um dos princípios aos quais os estudos, projetos, obras ou intervenções em bens culturais tombados devem obedecer.
Alternativas
Q941202 Arquitetura
A ABNT NBR 9050:2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Em relação ao que preceitua o normativo de acessibilidade, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Q941203 Arquitetura
Considerando a Portaria nº 420, de 22 de dezembro de 2010, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados para a concessão de autorização para realização de intervenções em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de entorno, é correto afirmar que
Alternativas
Q941204 Arquitetura
Anteriormente à produção de projetos de recuperação de estruturas tradicionais e contemporâneas, deve-se investigar a causa das manifestações patológicas, através de procedimentos do campo da engenharia diagnóstica relacionados a vistorias, inspeções, auditorias, perícias e consultorias, a fim de determinar os mecanismos que deram origem aos problemas que necessitam de tratamento adequado e específico. Considerando-se as inspeções em estruturas de concreto, a norma ABNT NBR 16230 estabelece os requisitos para a qualificação e certificação de pessoal para inspeção de estruturas de concreto. Dessa forma, quanto às comprovações exigíveis de escolaridade e experiência profissional para os candidatos à categoria de inspetor, assinale a opção que corresponde ao requisito mínimo.
Alternativas
Q941205 Arquitetura
No desempenho das atividades de análise de projetos de recuperação de estruturas tradicionais e contemporâneas, o profissional de engenharia ou arquitetura deve ter conhecimento dos normativos técnicos de referência. Considerando o projeto e execução de estruturas de concreto armado, assinale a opção que corresponde à norma brasileira regulamentadora dos procedimentos que devem ser adotados.
Alternativas
Q941206 Arquitetura
Vários materiais, a exemplo da madeira, da cerâmica, do aço e do concreto, são utilizados nos mais diversos sistemas construtivos tradicionais e contemporâneos, tais como construções em madeira, alvenaria convencional, alvenaria estrutural, prémoldados de concreto, paredes de concreto moldadas in loco, drywall, wood framing, steel framing, e com os mais variados arranjos estruturais (vigas, treliças, pórticos, cascas, placas, etc.). Geralmente, para cada sistema construtivo existem normativos específicos que devem ser de conhecimento obrigatório do engenheiro. Dessa forma, assinale a opção cujo código está corretamente relacionado com o título do normativo que regulamenta o uso do sistema construtivo ou de seus componentes.
Alternativas
Q941207 Arquitetura
No que diz respeito ao tema acessibilidade a edificações e espaços públicos e mobilidade urbana, considerando que a Norma ABNT NBR 9050:2015 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos não é uma norma de acessibilidade específica para a parcela da população idosa, assinale a opção que corresponde a um documento normativo que pode ser considerado uma tentativa de suprir deficiências da NBR 9050 em relação à população idosa.
Alternativas
Q941208 Arquitetura
Considerando o diagnóstico e aplicações técnicas de materiais, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Q941209 Arquitetura
Acerca dos materiais, especificamente para pinturas e tratamentos, utilizados em obras de restauração, consolidação e conservação de edificações, é correto afirmar que
Alternativas
Q941210 Arquitetura
Por vezes, no desempenho das funções sob a responsabilidade do analista de patrimônio da área de engenharia civil, faz-se necessária a análise de projetos das várias disciplinas ou sistemas componentes de serviços e obras de construção civil. Para realizar a análise de projetos é indispensável à consulta aos normativos correspondentes ao sistema ou disciplina a ser analisado. No entanto, há sistemas que não possuem normas específicas vigentes para orientar, estipular padrões de desempenho, apresentar requisitos exigíveis, orientar a instalação, ou determinar as diretrizes necessárias à produção de projeto, ou apresentar procedimentos de execução. Dentre os sistemas passíveis de projetos ou procedimentos de construção civil listados a seguir, selecione aquele que NÃO possui normativo específico vigente e/ou em revisão (Normas Técnicas Brasileiras – NBR’s) na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a produção, confecção do seu projeto, orientação de procedimentos, dimensionamento ou instalação.
Alternativas
Q941211 Arquitetura
No que diz respeito à compatibilização de projetos, existem várias metodologias, procedimentos e ferramentas que auxiliam o profissional de engenharia nas tarefas de análise e compatibilização. Considerando-se que é necessário o conhecimento geral do engenheiro sobre tais instrumentos disponíveis, assinale, dentre as opções apresentadas a seguir, a que NÃO corresponde a uma ferramenta considerada instrumento de auxílio à compatibilização de projetos.
Alternativas
Q941212 Arquitetura
Em sendo a gestão de projetos um conjunto de princípios, práticas e técnicas aplicadas para liderar grupos de projetos e controlar programação, custos, riscos e desempenho para se alcançar as necessidades do cliente final, considera-se que a gestão de projetos requer duas etapas fundamentais, quais sejam:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: C
5: A
6: B
7: C
8: D
9: B
10: D
11: A
12: C
13: D
14: B
15: D
16: A
17: B
18: D
19: B
20: A