Questões de Concurso

Foram encontradas 104 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2700887 Medicina

As intervenções sobre a população que não apresenta doenças, mas com fatores de risco para adoecer, precisam ser dirigidas a dar suporte e apoio às mudanças de estilo de vida e das “escolhas” determinadas socialmente. Podem ser estruturadas a populações ou a indivíduos, a partir da estratificação de risco, para que a rede de serviços da Saúde e de outros setores possa ofertar a atenção correta às distintas necessidades das pessoas, com custo-efetividade e qualidade assistencial. Essas medidas precisam ser efetivas, seguras e aceitas pelos indivíduos, e seu custo deve ser possível tanto para os serviços de Saúde quanto para as pessoas (em termos emocionais, físicos ou sociais) (ROSE, 2010). Desta feita, “a situação de saúde no Brasil, provocada pela transição demográfica e epidemiológica, exige que o sistema de Saúde brasileiro responda pela 'tripla carga de doenças' (FRENK, 2006)”.

( BRASIL . Estratégia para o Cuidado com Pessoa com Doença Crônica . Disponível em : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cab_n21_vigilancia_saude_2ed_p1.pdf//acesso em 21 de agosto de 2019).
Considerando a chamada “tripla carga de doenças”, analise as seguintes assertivas.
I- É caracterizada pela presença das doenças infecciosas e parasitárias tais como dengue, H1N1, malária, hanseníase e tuberculose.
II- Contribui para o aumento das doenças crônicas pelo envelhecimento das pessoas e aumento dos fatores de risco (fumo, sedentarismo, inatividade física, sobrepeso e má alimentação).
III- O aumento da violência e morbimortalidade por causas externas é fator determinante social.
Marque a alternativa que representa a resposta CORRETA.

Alternativas
Q2700878 Medicina

Entre as atribuições específicas do profissional médico que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) está a realização de encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção, a responsabilização pelo plano terapêutico de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais em tempo e lugar oportunos, de maneira a atender à necessidade do usuário.

(SILVEIRA, Milene da Silva Dantas; CAZOLA, Luiza Helena de Oliveira; SOUZA, Albert Schiaveto; e, PÍCOLI, Renata Palópoli. Processo regulatório da Estratégia Saúde da Família para a assistência especializada. SAÚDE DEBATE, RIO DE JANEIRO, V. 42, N. 116, P. 63-72, JAN-MAR 2018).
Após a leitura do texto, o que é possível afirmar em relação ao Brasil?
I- Há fragilidades quanto à regulação do acesso pelo médico da ESF, que, apesar de contribuir para a coordenação do cuidado, ainda não tem sua utilização reconhecida como uma ferramenta de gestão da clínica.
II- Investir em capacitação e qualificação do profissional no âmbito da Atenção Primária à Saúde e da regulação em saúde pode promover maior resolutividade com melhor gestão do cuidado, bem como o uso racional dos recursos disponíveis.
III- A regulação assistencial, por ser componente da Rede de Atenção em Saúde com ampla e privilegiada visão dos recursos disponíveis e da dinâmica dos serviços, deve ser considerada como grande aliada para os profissionais inseridos nas unidades de ESF.
Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.

Alternativas
Q2044935 Pedagogia
Sob a ótica de Rubem Alves, “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais!” (ALVES, Rubem. Aalegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética. 1994).
Desta forma, entendemos que:
I- Há uma relação intrínseca entre cada um de nós e o seu Outro e a nossa identidade, enquanto professor(a), reside no duplo movimento de ensinar e aprender como forma de perpetuidade. II- Ensinar Língua Portuguesa é uma ação que se estabelece na prática do ensino da gramática, estabelecendo uma relação pedagógica que se completa pelo ato de aprender regras e normas. III- O fazer educativo, situado no princípio das relações sociais, culturais e históricas, requer formas plurais de ensino, para que se instaurem processos de desenvolvimento integral, fortalecidos pelo afeto, pelo amor e pela “alegria de ensinar”.
Analise as proposições acima. É verdade o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q2044934 Pedagogia
A pedagogia dos multiletramentos nos proporciona uma “hiperconexão por meio das redes sociais e a internet não apenas modifica o processo de aquisição de conteúdos/informação por meio do professor, como também, e principalmente, catalisa processos de aprendizagem fora da sala de aula”. (GABRIEL, Martha. Educ@r a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 19).
Neste sentido, entendemos que:
( ) A adesão crescente das pessoas aos ambientes digitais e a facilidade de gerar e propagar conteúdos nesses ambientes ocasionam tendências que podem modificar o cenário social. ( ) Hoje, além das plataformas tradicionais, como TV, rádio e mídia impressa, em geral, contamos com um elenco digital, cada vez mais extenso, de tecnologias e plataformas que colaboram com o processo de ensino e aprendizagem. ( ) A pedagogia dos multiletramentos deve impedir/disciplinar o uso da internetês na internet, pois podem transformar os hábitos institucionais de ensinar e aprender.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas. O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa: 
Alternativas
Q2044931 Pedagogia
Rubem Alves afirma que escreve para lutar contra o tempo. “A escritura e a leitura fazem os mortos ressuscitar, fazem o passado acontecer de novo. Por isto, que ao ler o que aconteceu e não mais existe, nós rimos e choramos como se aquilo que aconteceu estivesse acontecendo de novo”. (ALVES, Rubem, Amáquina do tempo. Revista Educação.Ano 14. Nº165. p.58).
Neste sentido, a escrita deve ser um (a)
Alternativas
Q2044930 Pedagogia
A internet, com seu potencial comunicacional, torna-se o meio congregador para a instauração de situações de ensino interativas, convergindo em ambiente rico, estimulante e colaborativo. Nesta perspectiva, podemos afirmar que:
( ) Prevalece a intensificação das relações sociais como uma nova forma de estar em uma sociedade em rede, participante desse espaço que, em essência, é interativo. ( ) O crescimento vertiginoso das tecnologias digitais, entretanto, tem prejudicado o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. ( ) O processo de globalização que se reflete, sobremaneira na escola, aponta para a necessidade de propostas didático pedagógicas que vençam os desafios que emergem das rodas do progresso tecnológico.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas. O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa. 
Alternativas
Q2044929 Pedagogia
O humor pode ser ponto de partida para a compreensão da língua. Por isto, dentre a enorme diversidade de textos que compõem o universo linguístico, figuram os textos humorísticos, cuja finalidade é despertar o riso por parte do interlocutor.
Leia o texto a seguir:
- Estou com vontade de ganhar na loteria de novo. - O quê? Você já ganhou? - Não! Mas, já tive essa vontade antes.
Analise as proposições:
I- O discurso humorístico tem por objetivo provocar o entretenimento no interlocutor; em razão disto, não deve fazer parte da diversidade textual em sala de aula, pois impede a construção do letramento escolar. II- Acomicidade da piada acontece em razão da ambiguidade da palavra que a expressão “de novo” determina. III- O riso do texto é provocado pela interferência do sistema de ideias no enunciado, pois se sobrepõem sentidos independentes.
Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2044928 Pedagogia
O gênero textual Poema promove um trabalho bastante significativo com as práticas de linguagem, envolvendo leitura, produção oral, produção escrita, análise e reflexão sobre a língua/linguagem.
Leia o texto “Convite”, a seguir:
Poesia É brincar com palavras Como se brinca Com bola, papagaio, pião. Só que Bola, papagaio, pião De tanto brincar Se gastam. As palavras não: Quanto mais se brinca com elas Mais novas ficam. Como água do rio Que é água sempre nova, Como cada dia, Que é sempre um novo dia! Vamos brincar de poesia. (José Paulo Paes. Poemas para brincar. São Paulo: Ática,1991).
Neste sentido, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.

( ) Ler um poema é decodificar palavras, sendo suficiente, apenas, identificar os aspectos formais para a construção dos sentidos do texto e sua utilização em práticas sociais. ( ) Há uma multiplicidade de perspectivas em relação à produção e à leitura de um texto poético, pois “quanto mais se brinca com elas [as palavras] como água do rio/ é água sempre nova”. ( ) Ler um poema significa propor ao leitor um diálogo que envolva os sentidos, as emoções e o intelecto, interagindo com os contextos sócio-históricos em que se inscrevem esses enunciados e as atitudes responsivas do leitor.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é: 
Alternativas
Q2044927 Pedagogia
Se a linguagem é comunicação, pressupõe interação entre as pessoas que participam do ato comunicativo com e pela linguagem. Cada ato de linguagem não é uma criação em si, mas está inscrito em um sistema semiótico de sentidos múltiplos e, ao mesmo tempo, em um processo discursivo. (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016, p. 60).
Nesta perspectiva, considerando-se a informação da citação acima, a alternativa que responde CORRETAMENTE é: 
Alternativas
Q2044925 Pedagogia
Há inquietações no espaço social e mudanças em andamento nos debates e práticas relacionadas às questões que merecem e devem ser exploradas nas aulas de Língua Portuguesa, em pleno século XXI. (MARCUSCHI, Beth. Múltiplas linguagens e suas práticas. In: BUNZEN, Clécio e MENDONÇA, Márcia (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2013, p. 07).
Neste sentido, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.

( ) O caráter inovador e plural dos estudos sobre esta área é de significativa relevância para o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os desafios postos à educação formal na contemporaneidade. ( ) As concepções de práticas letradas como estruturantes de propostas pedagógicas são muito importantes para integrar a escola ao contexto sócio-histórico e para viabilizar um currículo articulado e flexível. ( ) O corriqueiro ensino de conteúdos, mesmo descontextualizados, está vinculado a questões concretas do cotidiano dos alunos e lhes permitem refigurarem os seus conceitos sobre língua/linguagem.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:
Alternativas
Q2044924 Pedagogia
AEscola e, em geral, o consenso da sociedade ainda se ressentem das heranças deixadas por uma perspectiva de estudo dos fenômenos linguísticos cujo objeto de exploração era a língua enquanto conjunto potencial de signos, desvinculada de suas condições de uso e centrada na palavra e na frase isoladas (ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra Escola Possível. São Paulo: 2009, p.26).
Nessa visão centrada sobre o ensino de língua portuguesa, podemos afirmar que:
I- O foco das atenções se restringia ao domínio da morfossintaxe, com ênfase no rol das classificações e de suas respectivas nomenclaturas. II- Os efeitos de sentido pretendidos pelos interlocutores e as finalidades comunicativas presumidas para os eventos verbais eram prioridade no processo de ensino e aprendizagem. III- As relações entre língua e seus contextos de uso tinham mais visibilidade, implicando em maior produção e expressão da cultura de cada comunidade e colocando os interlocutores em interação.
É VERDADE o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2044923 Pedagogia
A língua é um instrumento de interação social, específico dos membros de determinadas comunidades, a partir da qual a linguagem articulada, como atividade própria do homem, expressa as representações do mundo por ele construídas, revelando aspectos históricos, culturais e sociais do seu viver.
Neste sentido, analise as proposições a seguir e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) O ser humano é cercado de linguagens por todos os lados ou, ainda, ele é a própria linguagem, pois expressa a si mesmo e o mundo onde vive, criando-o e recriando-o. ( ) As várias nuances da língua/linguagem, no tocante às suas diversas funções, exige de cada usuário habilidades específicas, quanto ao uso e compreensão da linguagem. ( ) O ensino de Língua Portuguesa não deve ultrapassar o âmbito da escola e é neste espaço que o professor(a) deve ser visto como o “Senhor da Verdade”.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:
Alternativas
Q2044922 Pedagogia
O papel social da Escola, considerando como um dos focos norteadores as transformações que ocorrem no mundo, exige algumas reflexões, dentre elas:
I- Redimensionar o fazer escolar, a fim de que haja uma interação efetiva entre a escola e a vida. II- Procurar novas formas de acessar o conhecimento para que possa ensinar a ler e escrever de forma crítica, contribuindo para a formação da cidadania e da ética. III- Conceber uma Escola, cuja prática pedagógica do(a) professor(a) sinaliza para um desempenho no ensino de língua, com base numa lógica transmissiva e unidirecional.
Em face do exposto é VERDADE o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2044921 Pedagogia
Ensinar/aprender uma língua é usar uma linguagem, é poder fazer uso de um discurso, é ter uma voz, tecida pelos fios dialógicos e ideológicos, de muitas outras vozes. Desta forma, o ensino de Língua Portuguesa pode colaborar para a construção da cidadania!
Diante do exposto, compete à Escola, como um todo, a responsabilidade de considerar o lugar da língua no funcionamento geral da sociedade. Neste sentido, o Professor de Língua Portuguesa deve proporcionar aos alunos(as) o desenvolvimento:
I- Das competências, estratégias e habilidades em leitura e escrita requeridas, tanto pela efetiva inserção social, quanto pelo pleno exercício da cidadania. II- Da capacidade de refletir sobre a língua e, em decorrência, monitorar o próprio desempenho (oral ou escrito), nas diferentes situações de comunicação. III- De um corpo de conhecimentos sobre a língua e a linguagem capaz de motivar a construção de atitudes e valores éticos bem fundados.
Acerca do exposto, é VERDADE o que se afirma em: 
Alternativas
Q2044879 Psicologia
Muitos teóricos concordam que existe uma relação entre pensamento e linguagem, mas divergem ao explicar essa relação. Atente à assertiva abaixo e responda o que se pede.
O papel da linguagem no desenvolvimento e à relação entre linguagem e pensamento são considerados processos interdependentes desde do início da vida. Aaquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento.
Esta afirmação corrobora a perspectiva de: 
Alternativas
Q2044878 Psicologia
Um usuário solicita de um psicopedagogo, que atua em uma Instituição de saúde, um documento que comprove que ele está em atendimento psicopedagógico, discriminando os dias e horários em que comparece à Instituição. Considerando a sua estrutura e finalidade, o documento a ser elaborado é um (a): 
Alternativas
Q2044877 Psicologia
Segundo a concepção de Enrique Pichon Rivière, os grupos operativos se subdividem em:
Alternativas
Q2044874 Psicologia
Para Freud, as principais fases do desenvolvimento psicossexual são: 
Alternativas
Q2044873 Psicologia
Segundo Piaget, há três etapas sucessivas na evolução do pensamento, da pura assimilação à adaptação ao real, são elas:
Alternativas
Q2044872 Psicologia
Das principais teorias que procuram compreender e explicar o processo de aprendizagem, a Teoria da Gestalt entende a aprendizagem: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: E
5: A
6: A
7: D
8: D
9: B
10: C
11: C
12: D
13: C
14: B
15: D
16: A
17: C
18: D
19: B
20: E