Questões de Concurso Militar PM-MG 2024 para Oficial de Saúde - Farmacêutico - Hospitalar

Foram encontradas 33 questões

Q2471179 Farmácia
Sobre a utilização de medicamentos psicoativos, constantes na Portaria Nº 344/98 (Ministério da Saúde) em instituições hospitalares, considere as seguintes afirmativas e marque a alternativa CORRETA: 
I – Em estabelecimento hospitalar que possui modelo de prescrição eletrônica e/ou privativa, subscrita por profissional em exercício no mesmo, é dispensável a notificação de receita descrita nesta portaria para medicamentos constantes nas listas C1 e C5.
II - As farmácias de unidades hospitalares, ficam dispensadas da apresentação do Balanço de Medicamentos Psicoativos e de outros Sujeitos a Controle Especial (BMPO).
III - Aos medicamentos contendo substâncias psicoativas armazenados em farmácias privativas de unidades hospitalares é facultado o uso de dispositivos de segurança adicionais, como armários com chave, pois as farmácias hospitalares já constituem um local de acesso restrito. 
Alternativas
Q2471180 Farmácia
De acordo com os Padrões Mínimos para Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, descritos pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH, 2017), é função dos serviços de saúde e da farmácia, no âmbito dos hospitais, implantar a farmacovigilância com ações voltadas à minimização dos riscos da farmacoterapia. 
Avalie as afirmativas abaixo e as classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo.
( ) Objetivando a minimização dos riscos da farmacoterapia, dentre as ações de farmacovigilância, está a análise do uso de medicamentos para indicações não aprovadas e para as quais não há base científica adequada (off label use). ( ) O serviço de farmacovigilância deve analisar as prescrições de medicamentos quanto aos parâmetros legais e técnicos, visando aumentar a efetividade da intervenção terapêutica. ( ) A notificação sistemática de reações adversas e sua análise estatística permanente permitem gerar alertas ou “sinais” sobre o comportamento dos medicamentos utilizados na população. ( ) O serviço de farmacovigilância deve realizar análise de todas as questões relevantes quanto a suspeitas de baixa qualidade e/ou inefetividade de medicamentos.
Alternativas
Q2471181 Farmácia
Em instituições hospitalares frequentemente é necessária a realização da manipulação de medicamentos a partir de uma especialidade farmacêutica, visando o preparo de outra forma farmacêutica que melhor se adeque às necessidades individuais dos pacientes.
De acordo com a RDC Nº 67/07 (ANVISA), marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2471182 Farmácia
Um colaborador da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), ao realizar o recebimento de 30 frascos do medicamento antineoplásico Cisplatina, que foi entregue pelo fornecedor numa caixa de isopor, assinou o recibo provisório e conferiu a quantidade com a nota fiscal. O colaborador armazenou os frascos em câmara fria, deixando um cair no chão, com consequente quebra.
Dados complementares: C-PLATIN® cisplatina. Embalagem contendo frasco-ampola com 50mg de cisplatina em 50mL de solução injetável (1mg/mL). Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente entre 15ºC e 30ºC e protegido da luz. Não congelar. Fonte: Bula do fabricante-Blau Farmacêutica S.A.
Considerando o exposto e os requisitos preconizados na biossegurança no manuseio seguro de medicamentos antineoplásicos descritos por ALMEIDA (2017) e as normas técnicas de recebimento e armazenamento de medicamentos em farmácias de unidade hospitalar, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2471183 Farmácia
Os modelos de gestão para a qualidade recomendam que as organizações de saúde tenham um sistema de liderança instituído. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) estabelece os padrões de liderança estratificado em níveis.
Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª coluna considerando os princípios de estratificação/classificação propostos pela ONA aplicados à gestão de Farmácia Hospitalar.

(1) Nível 1
(2) Nível 2
(3) Nível 3
( ) modelo transparente de gestão e responsabilidades e para o desenvolvimento da organização, afirmando o compromisso com a excelência, sustentado pelos fundamentos de gestão em saúde e demonstrando maturidade institucional.
( ) a liderança classifica, identifica, promove e acompanha a interação dos processos organizacionais e avalia seu desempenho, de acordo com o modelo de gestão definido.
( ) a liderança institui o modelo de gestão, as políticas e as responsabilidades, com foco na segurança e na qualidade do cuidado e dos serviços.
Marque a alternativa que apresenta a CORRETA correlação quanto aos níveis de gestão propostos pela ONA, na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Q2471184 Farmácia
A realização de tratamentos oncológicos em instituições de saúde requer do serviço de farmácia uma infraestrutura física adequada e profissionais devidamente qualificados para realização das atividades de manipulação dos medicamentos.
De acordo com o regulamento técnico específico aplicados aos serviços de terapia antineoplásica: RDC Nº 220/2004 (ANVISA), marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2471185 Farmácia
Para o paciente O.P.O, 80 anos, com dificuldade de deglutição, foi prescrito o medicamento propranolol 40 mg comprimido. No hospital havia disponível comprimidos sem revestimento. Foi solicitado ao laboratório de manipulação de medicamentos a realização de transformação da forma farmacêutica para facilitar a administração do medicamento. Após análise de viabilidade farmacotécnica, a equipe realizou a manipulação do comprimido industrializado disponível em pó medicamentoso, sendo dispensado em sachês com o conteúdo de cada comprimido, para dissolução em água no momento da administração.
Marque a alternativa CORRETA quanto ao medicamento manipulado.
Alternativas
Q2471186 Farmácia
Conforme a United States Pharmacopeia (USP), citado por ALLEN & ANSEL (2013), os injetáveis são classificados em cinco tipos gerais.
Relacione os tipos de injetáveis da 1ª coluna com suas respectivas características na 2ª coluna.
(1) Injeção
(2) Pó para injeção
(3) Emulsão injetável
(4) Suspensão injetável
(5) Pó para suspensão injetável

(  ) É constituído de um pó, que a partir da adição de um veículo adequado, gera solução.  (  ) É a preparação líquida de um fármaco, uma solução. ( ) É uma preparação líquida de sólidos suspensos em meio líquido adequado. (  ) É uma preparação líquida de um fármaco dissolvido ou disperso em meio emulsionado.  (  ) É constituído de um pó, que com adição de veículo adequado gera uma suspensão injetável. 
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo
Alternativas
Q2471187 Farmácia
O planejamento estratégico é um instrumento que permite a uma organização explicitar os resultados que ela deseja alcançar, como, em que tempo e quem é o responsável.
Marque a alternativa INCORRETA quanto às ferramentas de gestão aplicadas à farmácia hospitalar, descritas na obra de NOVAES (2020).
Alternativas
Q2471188 Farmácia
O azul de metileno em solução hidrossolúvel tem sido usado em terapias fotodinâmicas, com laser de baixa intensidade, para lesões de mucosas oral ou feridas. O Serviço de feridas de um hospital solicitou ao laboratório de farmacotécnica o preparo de 20mL de solução de azul de metileno na concentração final de 0,005% em embalagens contendo 2mL a partir de uma solução hidrossolúvel estéril de azul de metileno a 1% (p/v), ampola âmbar contendo 2mL.
Considere que no hospital há um laboratório de farmacotécnica devidamente estruturado com sala limpa e equipamento de fluxo laminar, validados e certificados para manipulação de produtos estéreis e profissionais devidamente capacitados para realização de manipulação por técnica asséptica.
Marque a alternativa CORRETA, quanto às diluições necessárias para atender ao solicitado.
Alternativas
Q2471189 Farmácia
Foi prescrito para o paciente G.T.B: piperacilina/tazobactam 2,0g + 0,5g /100mL de cloreto de sódio a 0,9%, de 6 em 6 horas, infundir em 3 horas. 

Informações Complementares:
Produtos disponíveis: Tazocin® 4,5g (Piperacilina/Tazobactam 4,0g + 0,5g de pó liofilizado - frasco ampola). O fabricante recomenda reconstituir em 20mL de Água bidestilada para injeção ou solução de cloreto de sódio 0,9% (solução fisiológica) obtendo um volume final após reconstituição de 23mL. Após reconstituição manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC) por 24 horas ou sob refrigeração (2 a 8ºC) por 48 horas. Fonte: Bula Tazocin ® Pfizer.
Água Bidestilada (ABD) ampola 10mL; Cloreto de sódio 0,9% 100mL frasco sistema fechado.


Marque a alternativa CORRETA quanto ao preparo da dose unitária para atendimento por 24 horas. 

Alternativas
Q2471190 Farmácia
De acordo com ALMEIDA (2017), a ordem de infusão de medicamentos oncológicos pode influenciar nos resultados clínicos, pois o emprego de mais de um fármaco em um mesmo paciente implica em diversas interações, podendo ser prejudiciais ou benéficas. Avalie as assertivas quanto a ordem adequada de infusão dos medicamentos oncológicos que podem refletir em interações benéficas para o paciente e marque a alternativa CORRETA.
I – Em protocolos clínicos que envolvem o 5-fluorouracil e ácido folínico, infundi-se primeiramente o Ácido folínico seguido do 5-fluorouracil, pois a prévia reposição do folato contribui para otimização da resposta do 5-fluorouracil.
II - No protocolo FLOX, em que se associa 5-fluorouracil + ácido folínico + oxaliplatina, administra-se primeiro a oxaliplatina em seguida o ácido folínico e por fim o 5-fluorouracil, pois a oxaliplatina contribui para diminuição do metabolismo do 5-fluorouracil e o folínico pode potencializar a ação do 5-fluorouracil, obtendo-se assim um sinergismo benéfico.
III – Em protocolos onde se associam trastuzumabe e paclitaxel observa-se uma associação sinérgica e um padrão de resposta melhorado com a administração do anticorpo monoclonal primeiramente. 
Alternativas
Q2471191 Farmácia
A seleção ou padronização de medicamentos e produtos para saúde em hospitais constitui parte principal de um sistema eficiente de gestão de produtos farmacêuticos. Os demais processos são etapas cujas ações giram em torno dos produtos selecionados. 
Marque a alternativa CORRETA quanto aos objetivos da seleção de medicamentos propostos por NOVAES (2020).
Alternativas
Q2471192 Farmácia
De acordo com ANSEL (2013), a estabilidade de fármacos e produtos farmacêuticos é a extensão na qual um produto retém, dentro dos limites especificados e durante o período de armazenamento e uso, as mesmas propriedades e características que possuía no momento de sua fabricação.
Marque a alternativa CORRETA quanto aos tipos de estabilidade de medicamentos.
Alternativas
Q2471193 Farmácia
Existem vários métodos para realização da programação de aquisição de medicamentos e produtos para saúde, que devem ser utilizados de acordo com a necessidade, especificidade do produto e recursos disponíveis.
Sobre os métodos de programação de aquisição, proposto por MARIN (2003), realizados pela equipe de suprimento em serviços farmacêuticos, avalie as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) O método de programação pelo consumo histórico é o mais eficiente e mais utilizado na realização da programação de insumos para saúde, como por exemplo para aquisição de materiais de OPME (órteses, próteses e materiais especiais) por permitir acompanhar as diversas oscilações de consumo destes itens quando se avalia o perfil de consumo por 6 meses.
( ) O método por perfil epidemiológico não requer, obrigatoriamente, dados de consumo, sendo aplicável quando não se dispõe de informações sobre a utilização de medicamentos e quando se planeja a instalação de novos serviços.
( ) O método pela oferta de serviço reflete somente o que foi ofertado e demandado por uma parcela da população que teve acesso ao serviço, não considerando possíveis ineficiências na oferta e prestação de serviços.
( ) O método pelo consumo ajustado é recomendado para a aquisição de produtos em que há necessidade de realização de ajustes de dados de consumo devido aos equívocos de registros e/ou obtenção de dados, subnotificações epidemiológicas, não adesão a protocolos clínicos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2471196 Farmácia
A farmacoeconomia constitui uma relevante estratégia utilizada na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), principalmente em hospitais de alta e média complexidade. Em razão das inúmeras inovações tecnológicas disponíveis no mercado é fundamental possuir embasamento na decisão de incorporação dessas novas tecnologias nas instituições hospitalares.
As alternativas abaixo apresentam os principais métodos de análise farmacoeconômica propostos por ACÚRCIO (2012), EXCETO.
Alternativas
Q2471197 Farmácia
O paciente J.M.Q (idade 79 anos, peso 84Kg) estava em tratamento de uma infecção por Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina (MRSA) com vancomicina, além do cuidado de manter a máxima restrição hídrica para o paciente. Uma importante reação adversa da vancomicina é a “síndrome do homem vermelho”, que está relacionada com a rápida infusão endovenosa do medicamento, além da possibilidade de flebites no local de administração. A prescrição de vancomicina está descrita a seguir:
Prescrição médica: Vancomicina - Fr amp c/ 500mg - administrar 5 fr amp - cada frasco reconstituído em 10mL de ABD e diluir a dose a ser administrada em 200mL de SF0,9% EV – infundir em 120 minutos. Iniciar agora. (dose de ataque)
Informações complementares: Apresentação: Cada frasco ampola contém pó injetável com 500mg de vancomicina. Administração: administrar exclusivamente por infusão endovenosa a uma velocidade de no máximo 10mg/minuto. Diminui-se a possibilidade de tromboflebite usando soluções com concentração de no máximo 5mg/mL (p/v). Em casos de restrição hídrica a concentração máxima de 10mg/mL (p/v) pode ser usada. Fonte: Bula Genérico Blau® e Micromedex® Abreviaturas: Fr amp: frasco ampola, ABD: água bidestilada, SF0,9% soro fisiológico: 0,9%, EV: via endovenosa. p/v: concentração expressa em peso/volume.

Visando promover o uso efetivo e seguro do medicamento e considerando a máxima restrição hídrica e a prevenção de flebites ao paciente apresentado é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2471198 Farmácia
Os sistemas de distribuição de medicamentos e produtos para saúde consistem no suprimento destes itens às unidades assistenciais do hospital em quantidade e qualidade corretas e no tempo oportuno. Considerando os sistemas de distribuição existentes, julgue cada assertiva abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a afirmativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo.

( ) No sistema de distribuição por dose individualizada os medicamentos são separados especificamente para cada paciente, para um determinado período, de acordo com a prescrição médica.
( ) No sistema de distribuição de medicamentos coletivos os pedidos são feitos em nome dos pacientes. A farmácia envia os medicamentos para serem estocados nas unidades de enfermagem. Não há participação direta do farmacêutico em todas as etapas do processo.
( ) Os sistemas híbridos de dispensação mesclam métodos centralizados e descentralizados de dispensação, com o uso de automação e/ou sistemas manuais. Apesar de serem mais seguros, requerem estudos mais elaborados para planejar a implantação.
( ) No sistema de distribuição por dose unitária, os medicamentos que não podem ser fracionados em dose unitária e que também não se encontram disponíveis comercialmente em doses já fracionadas (cremes, pomadas, colírios, etc.) devem ser dispensados para cada setor em suas embalagens originais, conforme apresentação oferecida pelo laboratório fabricante, disponível no mercado. 
Alternativas
Q2471199 Farmácia
Os medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância apresentam risco inerente elevado de lesar o paciente quando existe falha no processo de sua utilização, exigindo das instituições hospitalares ações para prevenção de erros com estes medicamentos. Dentre as recomendações/ações de segurança que devem ser realizadas para a prevenção de erros de medicação envolvendo estes medicamentos, descritas pelo Guia de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar e Serviços Saúde (NOVAES, 2020) é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2471200 Farmácia
O Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos do Ministério da Saúde/ANVISA preconiza as práticas seguras para prescrição de medicamentos, dentre as quais é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: C
6: D
7: B
8: C
9: B
10: C
11: A
12: A
13: A
14: D
15: C
16: D
17: A
18: D
19: B
20: C