Questões de Concurso Público Prefeitura de Laranjal Paulista - SP 2024 para Supervisor de Ensino Pedagógico
Foram encontradas 19 questões
Complete o excerto a seguir, extraído de Luckesi, com os termos correspondentes:
“Para que a avaliação educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel de instrumento dialético de diagnóstico para o crescimento, terá de se situar e estar a serviço de uma pedagogia que esteja preocupada com a(o) e não com a(o) ______________ e não com a(o) sua(seu) _____________. A avaliação deixará de ser autoritária se o modelo social e a concepção teórico-prática da educação também não forem autoritários. Se as aspirações socializantes da humanidade se traduzem num modelo socializante e democrático, a pedagogia e a avaliação em seu interior também se transformarão na perspectiva de encaminhamentos democráticos”.
Dentro das reflexões propostas por Zabala, analise as asserções posteriores e marque a alternativa correspondente.
I - A maneira de configurar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa. Desde o modelo mais tradicional de “aula magistral” (com a sequência: exposição, estudos sobre apontamentos ou manual, prova, qualificação) até o método de “projetos de trabalho global” (escolha do tema, planejamento, pesquisa e processamento da informação, índice, dossiê de síntese, avaliação), é possível observar que todos têm como elementos identificadores as atividades que os compõem, mas que adquirem personalidade diferencial segundo o modo como se organizam e articulam em sequências ordenadas.
II - Se realizamos uma análise destas sequências buscando os elementos que as compõem, nos daremos conta de que são um conjunto de atividades desordenadas, desestruturadas e desarticuladas e totalmente desconhecidas por professores e alunos.
Em conformidade com o Parecer CNE/CEB 07/2010, analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.
[ ] O foco nas experiências escolares significa que as orientações e as propostas curriculares que provêm das diversas instâncias só terão concretude se os conteúdos ministrados forem aprendidos e cobrados integralmente e no tempo predefinido.
[ ] As experiências escolares devem abranger apenas a parte explícita do currículo, desconsiderando as vivências dos alunos.
[ ] Os conhecimentos escolares devem contribuir para a formação ética, estética e política do aluno.
Para entender alguns dos aspectos relativos aos conflitos, é possível analisar as reflexões de Chrispino. Tomando-as por base em sua transcrição literal, analise as duas asserções subsequentes e marque a alternativa correta.
I - Um exemplo claro da dificuldade que temos para lidar com o conflito é a nossa incapacidade de identificar as circunstâncias que derivam do conflito ou redundam nele. Em geral, nas escolas e na vida, só percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas.
II - Daí podemos tirar, pelo menos, duas conclusões: a primeira é que se ele se manifestou de forma violenta é porque já existia antes na forma de divergência ou antagonismo, e nós não soubemos ou não fomos preparados para identificá-lo; a segunda é que toda a vez que o conflito se manifesta, nós agimos para resolvê-lo, coibindo a manifestação violenta.
Dentro dos ponderamentos de José Manuel Moran, em sua obra: “Gestão inovadora da escola com tecnologias”, analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa pertinente.
I - Na implantação de tecnologias o primeiro passo é garantir o acesso. Que as tecnologias cheguem à escola, que estejam fisicamente presentes ou que professores, alunos e comunidade possam estar conectados.
II - O segundo passo na gestão tecnológica é o domínio técnico. É a capacitação para saber usar, é a destreza que se adquire com a prática.
III - O terceiro passo é o do domínio pedagógico e gerencial. Nesta etapa, as tecnologias são utilizadas para facilitar processos que eram realizados anteriormente de forma manual.
Analise as asserções abaixo e marque, na sequência, a alternativa pertinente.
I - O planejamento não assegura, por si só, o andamento do processo de ensino. Mesmo porque a sua elaboração está em função da direção, organização e coordenação do ensino. É preciso, pois, que os planos estejam continuamente ligados à prática, de modo que sejam sempre revistos e refeitos.
II - A ação docente vai ganhando eficácia na medida em que o professor vai acumulando e enriquecendo experiências ao lidar com as situações concretas de ensino. Isso significa que, para planejar, o professor se serve, de um lado, dos conhecimentos do processo didático e das metodologias específicas das matérias e, de outro, da sua própria experiência prática.