Questões de Concurso Público STJ 2024 para Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Pedagogia
Foram encontradas 60 questões
De acordo com Bourdieu, as classes médias tendem a investir sistematicamente na escolarização dos filhos, comportamento que se explica, entre outros fatores, pelas chances objetivamente superiores (em comparação com as classes populares) de os filhos das classes médias alcançarem o sucesso escolar, bem como pelas expectativas de futuro sustentadas por esse grupo social.
Bourdieu apresenta uma visão otimista da escolarização ao afirmar que a ampliação do acesso à escola pública contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Segundo Bourdieu, os indivíduos são caracterizados por uma bagagem socialmente herdada, a qual inclui determinados componentes objetivos, externos ao indivíduo, e que podem ser postos a serviço do sucesso escolar.
A ratio studiorum negava a pedagogia tradicional.
Inspirada no movimento escolanovista e nas práticas de alfabetização de Paulo Freire, uma concepção humanista de educação difundida pela Igreja Católica emergiu no país ao longo dos anos 60 do século XX.
A partir da instituição do regime militar em 1964, implanta-se na educação brasileira uma concepção crítica de formação humana.
A pedagogia histórico-crítica surge na década de 80 do século XX como proposta contra-hegemônica, na qual a educação é entendida como mediadora da prática social.
O processo de construção e implementação do PPP deve priorizar a formulação de soluções para problemas presentes, devendo ser contemplados em outros documentos da escola os aspectos relativos a intervenções em realidades futuras.
O PPP é uma exigência para a gestão escolar e do ambiente organizacional, expressa na legislação educacional desde o período do regime militar.
O PPP fortalece a participação das organizações estudantis e da comunidade em geral na gestão das escolas.
Mensuram competências e habilidades as avaliações que exigem conhecimentos interdisciplinares e resolução de situações-problema contextualizadas aplicadas a situações práticas.
A maioria das matrizes compreende que o estudante competente é aquele que utiliza as estruturas da inteligência para estabelecer relações entre objetos, situações, fenômenos e pessoas.
Questões de avaliação que fornecem informações necessárias à resolução do problema proposto, tais como fórmulas matemáticas ou conceitos básicos, estão pautadas no ensino tradicional e na memorização.
As teorias curriculares críticas e pós-críticas se concentram majoritariamente em estudos relativos à organização e à transmissão de conhecimentos nos espaços escolares formais.
O currículo, ao selecionar e organizar o conhecimento, desempenha o papel de mediador entre os saberes acadêmicos e as experiências culturais; no entanto, a crítica pós-moderna aponta que, ao definir o que é considerado conhecimento legítimo, o currículo pode fortalecer estruturas de poder e excluir conhecimentos de grupos sociais periferizados.
A relação entre currículo e conhecimento é estática e baseada em verdades absolutas.
Embora sejam divergentes as formas de organização do currículo disciplinar, do currículo interdisciplinar e do currículo baseado em competências, os elementos centrais de todas essas abordagens são o conteúdo e o foco na especialização.
Na educação corporativa, o currículo deve ser baseado em conhecimentos exclusivamente técnicos e especializados, pois nesse caso o foco principal é a incrementação do desempenho operacional.
Conforme a teoria sociocultural de aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem são processos socialmente mediados, nos quais a interação e o uso de ferramentas culturais exercem papéis centrais.
Segundo as teorias construtivistas, o desenvolvimento cognitivo é determinado majoritariamente pela maturação biológica do indivíduo, sendo o ambiente e as interações sociais fatores que possuem pouca ou nenhuma influência sobre essa dinâmica.