Questões de Concurso Público Prefeitura de Barcarena - PA 2016 para Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
Avalie as assertivas seguintes e coloque (V) para as verdadeiras e(F) para as falsas:
( ) Autores como lamamoto (1993), Neto (1992) eYasbek (1980), entre outros, denominam o período de 1936 a 1945 como a fase doutrinária confessional da profissão de serviço social.
( ) O Centro de Estudos eAção Social-CEAS, criado em 1930, foi a entidade fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do País, fundada no Estado do Rio de Janeiro em 1938.
( ) Os princípios renovadores da Igreja católica no Brasil, que incidiram sobre a formação do Serviço Social na década de 30, se operaram também por meio de espaços como os círculos operários criados durante o governo provisório de Getúlio Vargas.
( ) A Encíclica Quadragésimo Anno divulgada pelo Papa Leão XIII, em 1931, e que influenciou o serviço social no Brasil, faz uma analogia entre o pleno funcionamento do corpo humano formado por membros diferenciados e a estrutura das classes sociais que dependem uma das outras para reproduzirem-se.
Marque a sequência correta:
Considerando que as Conferências de Saúde, em todas as esferas de governo, são mecanismos de participação e controle social, leia o enunciado a seguir e marque a alternativa correta que representa esta conferência:
“Conferência Nacional de Saúde que, em seu Relatório, explicitou as diretrizes para a reorganização do sistema e estabeleceu que a mesma deveria resultar na criação de um Sistema Único de Saúde que efetivamente represente a construção de um novo arcabouço institucional, separando totalmente saúde de previdência, através de uma ampla Reforma sanitária.”
Sobre a Lei Maria da Penha (Lei n.° 11.340, de 7 de agosto de 2006), julgue as assertivas seguintes:
I- A violência sensorial, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injuria, se constitui uma das formas de violência doméstica e familiar contra mulher.
II- É vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa.
III- No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida.
IV- Na assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, o juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica, a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até um ano.
V- O Ministério Público intervirá, quando não for parte, nas causas cíveis e criminais decorrentes da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Marque a alternativa correta.