Questões de Concurso Público UFPI 2018 para Psicólogo
Foram encontradas 50 questões
Em diversas passagens do texto, a autora utiliza construções metafóricas em que se compara ao museu,
aproximando a tragédia acontecida na instituição de sua vivência. É o que acontece nos trechos a seguir,
EXCETO em:
Sobre a utilização das vírgulas no texto, julgue os itens a seguir.
I. Em "Brasil, é você." (linha 18), a vírgula está sendo usada para marcar vocativo, assim como em "Seu avô, Dom João VI, criou [...]" (linha 24).
II. Em " Dom Pedro " está no centro, circunspecto, um homem feito de pedra, um imperador " (linhas 24 e 25), as vírgulas separam apostos, assim como acontece em "Eu quero gargalhar, me botar louca, queimar junto" (linha 54).
III. Em " Não é só como se o British Museum estivesse queimando, é como se junto com ele estivesse também o Palácio de Buckingham‘, disse Jonathan Watts" (linhas 32 e 33), a primeira vírgula marca a separação de orações e a segunda marca a transcrição de um discurso direto, assim como acontece em "Poderiam ter salvo, e não salvaram‘, ele grita"(linha 28).
IV.Em "Quando soube que o museu queimava, eu dividi um táxi com um jornalista britânico e uma atriz brasileira com uma câmera na mão" (linhas 31 e 32), a vírgula separa orações que estão em relação de subordinação, assim como fazem as vírgulas em "Eu, que vivo com as palavras e das palavras, não consigo dizer " (linha 35).
Considerando as formas verbais do verbo " dizer " presentes no texto, indique dentre os itens a seguir, aqueles que trazem uma forma verbal que, em decorrência do efeito de sentido pretendido no texto, NÃO se apresenta como transitiva direta com objeto direto explícito.
I. "diz" (linha 27)
II. "dizer" (linha 35)
III. "disse" (linha 33)
IV. "dizem" (linha 20)
Considerando as diferenças e semelhanças entre conteúdo e objetivos dos dois textos, julgue os itens a seguir:
I. Embora os dois textos tenham viés jornalístico, o Texto 2 tem caráter mais noticioso, enquanto o Texto 1 se apresenta de maneira opinativa e crítica.
II. Em virtude dos objetivos diferentes dos dois textos, não há como afirmar que o texto 1 tenha compromisso com a verdade, já que se trata de uma crônica jornalística, enquanto o Texto 2 é, efetivamente, uma notícia calcada em acontecimentos reais.
III. Tanto o Texto 1 quanto o Texto 2 recorrem a falas de envolvidos ou espectadores dos acontecimentos, entretanto, enquanto o Texto 2 as utiliza em grande quantidade para fornecer informações que ajudem a descrever e reconstituir os fatos relacionados à tragédia, o Texto 1 traz falas pontuais que mostram um ponto de vista mais subjetivo e emocional sobre os fatos.
IV. Enquanto o texto 2 pode ser descrito como um texto de tipologia predominantemente narrativa, por seu caráter de notícia, o texto 1 é predominantemente descritivo, com pequenas passagens narrativas e opinativas.
Dinara Maciel da Luz, servidora pública federal, teve aplicada contra si, através de processo administrativo disciplinar, a pena de advertência por ter violado o inciso III do art. 117 da lei 8.112/1990 no exercício de sua função ao recusar dar fé em documento público. Mesmo advertida, a servidora no exercício de suas funções passou a violar o inciso IV constante no art. 117 da lei 8.112/1990, que trata das proibições ao servidor, desta vez opondo resistência injustificada ao andamento de documento e processo. O art. 129 da lei 8.112/1990 preceitua textualmente:
Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.
Diante deste fato de reincidência de violação da lei apresentado com relação à servidora em questão e pelo
exposto na lei 8.112/1990, conforme processo administrativo disciplinar competente, você diria que Dinara
Maciel da Luz deverá