Questões de Concurso Público Prefeitura de Marcação - PB 2016 para Professor de Ciências
Foram encontradas 40 questões
“[...] todo projeto supõe rupturas e promessas. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa ante determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.
Acerca da educação inclusiva, a imagem a seguir, representa:
I. Estes três tipos de objetivos devem fazer parte do programa de todo professor.
II. Os abertos levam o aluno a definir seu próprio problema e a propor sua própria solução.
III. Os provocativos não deixam margem a muitas soluções.
IV. Os comportamentais são ricos em relação a todo processo de descoberta pessoal que a educação deve proporcionar.
I. Cada aula é um encontro curricular, no qual, nó a nó, vai-se tecendo a rede do currículo escolar proposto para determinada faixa etária, modalidade ou grau de ensino.
II. A aula, no contexto da educação escolar, é uma síntese curricular que concretiza, efetiva, constrói o processo de ensinar e aprender.
III. O Aluno precisa ir percebendo, sentindo e compreendendo cada aula como um processo vivido por ele para que, na especificidade da educação escolar, avance, como, do “senso comum” à “consciência filosófica.
I. A tendência liberal renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
II. Na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa.
III. A tendência liberal renovada apresenta-se, entre nós, em duas versões distintas: a renovada progressivista, ou pragmatista, principalmente na forma difundida pelos pioneiros da educação nova.
IV. É evidente que tanto as tendências quanto suas manifestações não são puras nem mutuamente exclusivas o que, aliás, é a limitação principal de qualquer tentativa de classificação. Em alguns casos as tendências se complementam, em outros, divergem.
V. A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada.
Plano tem a conotação de produto do planejamento. Ele é na verdade um guia com a função de orientar a prática, é a formalização do processo de planejar, com está informação responda a proposição abaixo.
I. Planejamento educacional, planejamento escolar são tipos de planejamento essenciais a educação.
II. Os tipos de planejamento essenciais à educação são quatro.
III. O PPP. Projeto Político-Pedagógico não faz parte do planejamento, a sua construção deve envolver e articular todos os que participam da realidade escolar: corpo docente, discente e comunidade.
IV. Plano é a “apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas á ação a realizar”. Plano te, a conotação de produto do planejamento.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre os projetos nas escolas, analise as afirmativas a seguir.
I. Os projetos que se organizam em torno de uma atividade pedagógica precisa, como, por exemplo, a montagem de um espetáculo em conjunto, a organização de uma jornada esportiva, a criação de oficinas abertas, a criação de um jornal; a cooperação é, então, o meio para realizar um empreendimento que ninguém tem a força ou a vontade de fazer sozinho; ela se encerra no momento em que o projeto é concluído.
II. Os projetos cujos desafios são a própria cooperação e que não têm prazos precisos, já que visam a instaurar uma forma de atividade profissional interativa (Gather Thurler, 1996a) que se assemelha mais a um modo de vida e de trabalho do que a um desvio para alcançar um objetivo preciso.
III. Os projetos são realizados e o professor domina suas implicações em termo de didática, avaliação e gestão de classe.
IV. Essas escolhas de projetos são oferecidas a não ser que correspondam a caminhos diferentes para atingir o mesmo objetivo de formação.
V. O projeto que cada aluno é capaz de alcançar os objetivos mínimos estabelecidos com a condição de individualizar seu percurso.
Com relação a LDB, as diretrizes gerais do MEC para a Educação Infantil estão centrados nos seguintes grandes eixos, analise as afirmativas a seguir.
I. A Educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica e destina-se à criança de zero a seis anos de idade, não sendo obrigatória, mas um direito a que o Estado tem obrigação de atender;
II. As instituições que oferecem Educação infantil, integrantes dos sistemas de ensino, são as creches e pré-escola, dividindo-se a clientela entre elas pelo critério exclusivo da faixa etária ( zero a três anos na creche e quatro a seis na pré-escola);
III. A Educação Infantil é oferecida para, em complementação à ação da família, proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança e promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade;
IV. As ações de educação, na creche e na pré- escola, devem ser complementadas pelas de saúde e assistência, realizadas de forma articulada com os setores competentes;
V. O currículo da Educação Infantil deve levar em conta, na sua concepção e administração, o grau de desenvolvimento da criança, a diversidade social e cultural das populações infantis e os conhecimentos que pretendam universalizar.
Com relação ao processo inclusivo, analise as afirmativas a seguir.
I. No modelo organizacional que se construiu sob a influência do princípio da integração, os alunos deveriam adaptar-se às exigências da escola e, no da inclusão, a escola é que deve se adaptar-se às necessidades dos alunos.
II. A palavra épora está sendo usado para definir a concepção essencial da inclusão escolar, isto é, a possibilidade de ver, de refletir, de analisar a escola sob todos os seus aspectos.
III. À luz de sua fundamentação axiológica, a
educação inclusiva não pode ser considerada
como em processo que permite colocar valores
em prática, sem preguismos, caridade,
filantropia, pois está alicerçada em princípios
que conferem igualdade de valor a todas as
pessoas.
I. A Educação Especial tradicionalmente se configurou como um sistema paralelo e segregado de ensino, voltado para o atendimento especializado de indivíduos com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem.
II. A política de Educação Inclusiva diz respeito à responsabilidade dos governos e dos sistemas escolares de cada país com a qualificação de todas as crianças e jovens no que se refere aos conteúdos, conceitos, valores e experiências materializados no processo de ensino aprendizagem escolar.
III. A Educação Inclusiva não significa um novo modelo de escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos.
IV. Para tornar-se inclusiva a escola não precisa formar seus professores e equipe de gestão, e rever as formas de interação vigentes entre todos os segmentos que o compõem e que nela interferem.
V. A Educação Inclusiva implica, portanto, um processo de reestruturação de todos os aspectos constitutivos da escola, envolvendo a gestão de cada unidade e dos próprios sistemas educacionais.
I. A Educação visa à promoção do homem, são as necessidades humanas que irão determinar os objetivos educacionais.
II. Já ao nascer, além de uma localização geográfica mais ou menos favorável, o homem defrontou-se com uma época de contornos históricos precisos, marcado pelo peso de uma tradição mais ou menos longo, com uma língua já estruturada, costumes e crenças definidos.
III. O homem não tem necessidades que precisam ser satisfeitas, esse fato leva a valorização e aos valores.
IV. Se o homem não fica indiferente às coisas, isso significa que ele não é um ser passivo.
V. A cultura não é outra coisa se não, por um lado, a transformação que o homem opera sobre o meio e, por outro, os resultados dessa transformação.
Com Monasta (1985), pode-se definir o profissionalismo do professor a partir de várias leituras. Lemosse (1989) propõe classificar as definições da noção de profissão em dois tipos. As primeiras são estáticas e consistem em identificar os critérios que permitem conhecer o profissional; as outras enfatizam as estratégias desenvolvidas para ascender ao estatuto de profissional. Assim, segundo o inventário crítico da literatura que ele realizou, para os primeiros autores, a profissão pode ser definida a partir dos critérios que se seguem. Trata-se de uma atividade?
I. Intelectual, que envolve a responsabilidade individual daquele que exerce;
II. Prática, na medida em que se define como o exercício de uma arte mais do que puramente teórica e especulativa;
III. Cuja técnica aprende-se ao final de uma longa formação;
IV. Erudita, não-rotineira, mecânica ou repetitiva;
V. Além disso, o grupo que exerce essa atividade é regido por uma forte organização e uma grande coerência interna.