Questões de Concurso Público Câmara dos Deputados 2023 para Analista Legislativo - Médico - Área: Medicina de Emergência - Tarde

Foram encontradas 70 questões

Q2317842 Saúde Pública
Segundo a portaria nº 2048/2002 do Ministério da Saúde, as ambulâncias são classificadas em 6 tipos: de transporte, de suporte básico, de suporte avançado, de resgate, a aeronave de transporte médico e a embarcação de transporte médico.
Assinale a opção que apresenta a definição de ambulância de suporte básico.
Alternativas
Q2317843 Saúde Pública
As Unidades Hospitalares Gerais de Atendimento às Urgências e Emergências de Tipo II são aquelas instaladas em hospitais gerais de médio porte aptas a prestarem assistência de urgência e emergência correspondente ao segundo nível de assistência hospitalar da média complexidade.
Dessa forma, devem estar presentes na unidade hospitalar profissionais capacitados para atender às urgências/emergências nas suas áreas específicas de atuação profissional.
Assinale a opção que os indica.
Alternativas
Q2317844 Saúde Pública
Segundo a normatização da atividade na área da urgência-emergência na sua fase pré-hospitalar, o médico deve exercer a regulação médica do sistema. Sobre esse procedimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Receber os chamados de auxílio, analisar a demanda e classificar as prioridades de atendimento.
II. Manter contato diário com os serviços médicos de emergência integrados ao sistema.
III. Conhecer integralmente o veículo e seus equipamentos, tanto a parte mecânica quanto os equipamentos médicos.
IV. Exercer o controle operacional da equipe assistencial.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2317845 Medicina
Paciente com AVE hemorrágico que apresenta na admissão PA 180 x 102 mmHg deve iniciar medicação para reduzir a pressão arterial.
Nesse contexto, a droga contraindicada, por risco de aumentar a pressão intracraniana, é a(o)
Alternativas
Q2317846 Medicina
Paciente de 45 anos, sexo feminino, previamente hígida, exceto por diagnóstico prévio de enxaqueca. Hoje, ela procurou a emergência em virtude de novo episódio de cefaleia, diferente dos episódios anteriores, dessa vez localizada na região temporal direita, de forte intensidade e contínua há 2 horas, acompanhada de paresia faciobraquiocrural esquerda grau 3.
Ao exame apresentava miose e ptose do olho direito. PA 140 x 80 mmHg. O diagnóstico foi realizado após ressonância magnética (RM) de crâneo.
Nesse caso, o tratamento do quadro neurológico e a prevenção de AVC isquêmico devem ser feitos com
Alternativas
Q2317847 Medicina
Paciente de 60 anos, sexo masculino, hipertenso e portador de DM tipo 2, apresentou crise tônico-clônica generalizada sem fator desencadeante aparente. O estado pós-ictal durou 10 minutos e não apresentou qualquer déficit focal. No momento está assintomático.
O eletroencefalograma, após a crise, foi normal. Passado de AVC sem sequela aparente ao exame físico, porém a RM demonstrou infarto prévio em cápsula interna esquerda.
Assinale a opção que indica a melhor conduta.
Alternativas
Q2317848 Medicina
Paciente de 25 anos, sexo masculino, portador de HIV e não aderente ao tratamento, procura a emergência com hemiparesia esquerda. Nega febre. RM demonstrou múltiplas imagens em gânglios da base com captação anelar de contraste e edema perilesional.
Considerando a hipótese mais provável, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2317849 Medicina
Paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com duas hospitalizações por exacerbação nos últimos 6 meses.
O hemograma possui policitemia, leucometria normal e sem eosinofilia.

Legenda:

LAMA – antagonista muscarínico de longa duração;
LABA - agonista beta 2 de longa duração;
SAMA - antagonista muscarínico de curta duração; e
SABA - agonista beta 2 de curta duração.

Seu tratamento nesse momento, deve incluir, além de SABA quando necessário, o uso de
Alternativas
Q2317850 Medicina
Um paciente portador de asma, com 1 sintoma diurno a cada 2 meses e sem sintomas noturnos, prova de função respiratória com volume expiratório forçado em 1 segundo (VEF1) normal e sem exacerbações ao ano, deve ser tratado com
Alternativas
Q2317851 Medicina
Pacientes com pneumonia comunitária geralmente precisam de cobertura para Streptoccoccus pneumoniae e germes atípicos. Porém, em alguns casos é necessária a cobertura para outros germes, como a Pseudomonas aeruginosa.
Para esse caso, assinale a opção que indica uma situação de risco.
Alternativas
Q2317852 Medicina
Na diferenciação entre o pneumotórax primário e o secundário, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2317853 Medicina
Paciente com derrame pleural unilateral.
Durante a investigação, a análise do líquido pleural apresentava proteína de 0,4 mg/dL e LDH pleural de 20 mg/dL. As dosagens séricas revelaram proteína sérica de 4,0 mg/dL e LDH sérico 200 mg/dL (normal 125 a 220 mg/dL).
Assinale a opção que apresenta uma causa compatível com esse líquido.
Alternativas
Q2317854 Medicina
Paciente de 30 anos, sexo feminino, com queixa de tosse com hemoptoico, emagrecimento e febre.
Radiografia de tórax com imagem de pneumonia em segmento 6 à esquerda e derrame pleural. Realizada a toracocentese diagnóstica sem complicações, com a saída de líquido amarelo citrino.
O achado do líquido pleural é compatível com o diagnóstico mais provável de
Alternativas
Q2317855 Medicina
Paciente de 65 anos do sexo masculino, portador de hipertensão arterial sistêmica (HAS), dá entrada na emergência com dor lombar súbita de forte intensidade à direita. Fez uso de dipirona em casa sem melhora da dor.
Ao exame físico: PA 162 x 94 mmHg, FC 104 bpm, TA axilar 36.4oC. Ausculta respiratória e cardíacas sem alterações. Presença do sinal de Giordano positivo à direita. Exames complementares: ureia 64 mg/dL; creatinina 1,6 mg/dL (exame anterior há 1 mês com creatinina de 1,7 mg/dL); hemograma: Hto 40%; Hb 14,5 g%; leucometria 8.000/mm3 com diferencial normal; plaquetometria 200 mil/mm3. EAS com hematúria e nitrito negativo. Tomografia de abdome sem contraste demonstrou cálculo de 3 mm em porção distal de ureter direito sem hidronefrose.
Para esse caso, assinale a opção que indica a melhor conduta. 
Alternativas
Q2317856 Medicina
Paciente de 60 anos, internado por estafilococcia MRSA, em uso de vancomicina, apresenta, após 5 dias de tratamento, ureia de 80 mg/dL, creatinina de 4,0 mg/dL. O débito urinário diário era de 1,8 L.
Ao exame estava lúcido e orientado, hipocorado +/4+, ausculta cardíaca com ruído na borda esternal esquerda que aumentava após a aplicação de pressão do diafragma do estetoscópio e com o paciente inclinado para a frente. O eletrocardiograma (ECG) demonstrava elevação difusa de ST. Ausculta respiratória normal. Sem turgência jugular patológica. Exames demonstraram K 6,0 mEq/L e pH 7,25 com HCO3 de 20 mEq/L.
Para o caso, neste momento, a conduta mais adequada do emergencista é indicar diálise devido ao(à)
Alternativas
Q2317857 Medicina
Paciente de 80 anos, sexo feminino, hipertensa, internada por pneumonia comunitária tratada, tendo ficado 30 dias na UTI em ventilação mecânica, com cateter vesical e cateter nasoenteral.
Atualmente está no quarto, sem febre, apenas com acesso venoso periférico e em reabilitação motora. Possui exame de urina de elementos anormais e sedimentoscopia (EAS) com presença de hifas e piúria sugestivo de candidíase.
Assinale a opção que indica a melhor conduta. 
Alternativas
Q2317858 Medicina
Paciente com cirrose hepática Child C por esteatohepatite, diagnóstico prévio de varizes de esôfago, em uso de carvedilol e espironolactona regular. É internada com hematêmese de grande volume, PA 80 x 45 mmHg, FC 120 bpm. Feita ressuscitação volêmica com boa resposta.
O tratamento inicial para o sangramento deve, se possível,
Alternativas
Q2317859 Medicina
Paciente com cirrose hepática e hemorragia digestiva alta, sem peritonite bacteriana espontânea, deve receber como antibiótico profilático intravenoso, por 7 dias,
Alternativas
Q2317860 Medicina
Paciente 65 anos do sexo feminino, portador de fibrilação atrial, apresenta dor súbita, de forte intensidade na região periumbilical, acompanhada de náuseas e vômitos.
Ao exame: lúcida e orientada, anictérica, hipocorada +/4+ e desidratada +/4+. Ritmo cardíaco irregular em 2 tempos. Ausculta respiratória normal. O abdome está distendido, com peristalse diminuída e doloroso à palpação sem irritação peritoneal. Hemograma com leucocitose e desvio para à esquerda.
Para o caso, assinale a opção que indica a melhor conduta diagnóstica.
Alternativas
Q2317861 Medicina
Paciente dá entrada na emergência com dor abdominal de forte intensidade em barra com irradiação para o dorso há 3 dias, após libação alcóolica.
Realizado TC de abdome que evidenciou aumento do pâncreas com grande área sem captação de contraste sugerindo necrose. O paciente está hemodinamicamente estável.
Após o resultado da TC de admissão,
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: E
5: E
6: D
7: E
8: C
9: A
10: A
11: D
12: B
13: C
14: C
15: A
16: E
17: D
18: A
19: B
20: D