Questões de Concurso Público PC-DF 2012 para Perito Criminal - Biológicas

Foram encontradas 23 questões

Q233678 Farmácia
Com relação aos conceitos gerais da farmacologia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233679 Farmácia
A respeito dos bloqueadores neuromusculares, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233680 Farmácia
Quanto à excreção de uma droga, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233681 Farmácia
Acerca da maconha, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233682 Farmácia
A respeito do álcool etílico, frequentemente consumido como droga recreativa legal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233683 Farmácia
Assinale a alternativa que contempla corretamente os conceitos básicos de farmacologia.
Alternativas
Q233684 Farmácia
Quanto à anfetamina, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233685 Farmácia
O comprometimento renal e hepático, como frequentemente observado em pacientes idosos, pode levar as drogas a apresentarem
Alternativas
Q233686 Farmácia
Com relação aos parâmetros de farmacocinética, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233687 Farmácia
No que se refere à interação droga-receptor, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233688 Farmácia
Em relação a drogas que atuam no sistema nervoso central e seus efeitos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233689 Farmácia
O uso de plantas com fins medicinais é uma prática comum e extremamente difundida em todo o mundo. A obtenção adequada dos princípios ativos de uma planta depende diretamente da natureza do solvente e do processo de extração empregado. Assinale a alternativa que apresenta a técnica extrativa que utiliza o solvente previamente aquecido vertido sobre a planta, geralmente rica em componentes voláteis, sendo esta mistura posteriormente mantida em repouso por alguns minutos antes de ser filtrada.
Alternativas
Q233690 Farmácia
Um juiz foi encontrado morto em sua casa, sem nenhum sinal de agressão ou violação de sua residência. Durante a perícia no local, os policiais encontraram medicamentos manipulados para insuficiência cardíaca e antidepressivos. A análise pericial indicou a presença de quantidade excessiva de digoxina no tecido cardíaco.

Considerando o texto e com relação a essa substância, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233691 Farmácia
                                                      Imagem 079.jpg

Um grupo de jovens, com sinais de agitação, pupilas dilatadas e alucinações, perturbava a ordem pública nas redondezas de um hospital. A polícia foi chamada, e eles foram conduzidos até a delegacia para averiguações. Com eles, os policiais encontraram uma garrafa com um líquido amarelado, que foi encaminhado para análises periciais. O laudo emitido atestou a presença da substância hioscina, mostrada na figura, no material apreendido.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a classe de metabólitos vegetais a que pertence tal substância.
Alternativas
Q233692 Farmácia
Durante sua rotina laboratorial, o técnico procedeu da seguinte forma: colocou, em um tubo de ensaio, 3 mL do extrato alcoólico da amostra recebida, de cor amarelada. Em seguida, adicionou alguns fragmentos de Mg metálico ao extrato e cuidadosamente gotejou 1 mL de HCl concentrado nesse tubo. Observou que houve o desenvolvimento de coloração vermelha.

Com base no resultado encontrado pelo técnico, assinale a alternativa que apresenta o nome correto da reação que ocorreu nessa análise e a classe de compostos identificada.
Alternativas
Q233693 Farmácia
As plantas aromáticas são ricas em estruturas secretoras de essências ou óleos essenciais, amplamente utilizados na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia. Tais compostos diferem dos óleos fixos principalmente por sua alta volatilidade e composição química. Assinale a alternativa que apresenta a classe de compostos químicos presente nos óleos essenciais.
Alternativas
Q233694 Farmácia
Dos diversos metabólitos secundários produzidos pelos vegetais, muitos são de grande importância terapêutica. Os glicosídeos constituem uma classe de compostos com ampla variedade de ações. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classe de glicosídeos que possuem ação catártica estimulante e atuam sobre a musculatura lisa do cólon, estimulando a secreção de água e eletrólitos para o intestino grosso.
Alternativas
Q233695 Farmácia
A cocaína, alcaloide extraído da planta Erythroxylum coca, é uma substância com alto poder de indução de dependência em seus usuários. Existem diversas formas e padrões de uso desse alcaloide, condicionados à sua forma química (sal ou base livre), que geram características distintas em relação principalmente à toxicocinética nos usuários. Essa característica de conversão da cocaína da forma de sal para base livre (ou o contrário) é o conceito utilizado para os processos de extração e refino. Essa ideia também é utilizada com finalidade forense, para identificação preliminar de materiais suspeitos de conter cocaína. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233696 Farmácia
                                   Imagem 080.jpg

Legenda:

A – cromatograma da amostra suspeita

B – cromatograma de ponto de 50 mg/L de MHS–2.238 da curva de calibração

P.I. – padrão interno

Observação: a área dos picos está expressa ao lado de cada um.

Os cromatogramas contidos na figura representam a eluição de uma droga sintética hipotética, aqui denominada MHS-2.238, e um padrão interno compatível. O cromatograma A é de uma amostra apreendida com traficantes, e o cromatograma B é referente ao padrão cromatográfico da substância MHS-2.238, na concentração de 50 mg/L. Considere que o método seja linear entre 1 e 5.000 mg/L e que este ponto seja representativo do restante da curva. Além disso, considere as condições cromatográficas a seguir: cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE – HPLC) com detector de UV (ajustado em 254 nm); coluna C18 (fase reversa); e fluxo isocrático de fase móvel composta por metanol:água (65:35). Com base nessas informações e na figura, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q233697 Farmácia
Agentes anticolinesterásicos são substâncias capazes de inibir a ação da enzima acetilcolinesterase, com variado grau de toxicidade para os seres humanos.
Esses compostos vêm sendo desenvolvidos e utilizados desde o século XIX. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram empregados como gases de guerra (Tabum e Sarin). Atualmente, são usados como medicamentos (fisostigmina e neostigmina), no controle e no combate a pragas (acaricidas, nematicidas e fungicidas), tanto na agricultura como na pecuária, além de inseticidas de uso domiciliar. Hoje, existe no mercado grande número de compostos cujos princípios ativos são organofosforados e(ou) carbamatos, principais responsáveis pelas intoxicações provocadas por anticolinesterásicos.
Devido ao uso desses produtos, tanto em ambiente de trabalho (atividades relacionadas com agricultura, pecuária, indústria de pesticidas, comércio de produtos agroveterinários, empresas de dedetização etc.) como no domicílio, o acesso a eles é muito fácil, tornando bastante frequente a intoxicação acidental, principalmente em crianças e trabalhadores que lidam diretamente com essas substâncias, além da intoxicação proposital, nas tentativas de autoextermínio.

A. Andrade Filho e C. Romano. Anticolinesterásicos.
In: Toxicologia na prática clínica. Belo Horizonte:
Folium, 2001, p.53 (com adaptações).

Com relação aos agentes anticolinesterásicos e às intoxicações relacionadas a essas substâncias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: E
5: E
6: A
7: B
8: X
9: C
10: D
11: E
12: E
13: D
14: C
15: D
16: B
17: A
18: E
19: A
20: B