Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2013 para Técnico em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 20 questões
I. Formação integral do estudante.
II. Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente.
III. Educação em direitos humanos como princípio nacional norteador.
IV. Sustentabilidade ambiental como meta universal.
V. Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.
I. identificação do curso. II. justificativa e objetivos. III. requisitos e formas de acesso. IV. perfil profissional de conclusão. V. organização curricular. VI. critérios de aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores. VII. critérios e procedimentos de avaliação. VIII. biblioteca, instalações e equipamentos. IX. perfil do pessoal docente e técnico. X. certificados e diplomas.
1. DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006. 2. DECRETO Nº 5.154, DE 23 DE JULHO DE 2004. 3. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
( ) Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. ( ) Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. ( ) Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
I. A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios.
II. A inserção, no referido sistema educacional, das escolas especiais, privadas e públicas.
III. A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino.
IV. O oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência.
V. O acesso de alunos portadores de deficiência aos benefícios conferidos aos demais educandos, inclusive material escolar, merenda escolar e bolsas de estudo.
VI. A matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. Os números serão utilizados mais de uma vez.
1. PESQUISA QUALITATIVA
2. PESQUISA QUANTITATIVA
( ) Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito.
( ) É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários).
( ) Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação.
( ) Mostra aspectos subjetivos e atinge motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea.
( ) Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo.
( ) É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para interpretação.
I. Identificar o problema que o aluno, a turma, a série e a escola apresenta. II. Obter os dados que mais claramente descrevem o problema, valendo-se da participação da equipe da secretaria para coleta e organização dos dados. III. Analisar os fatos, suas possíveis causas e soluções. IV. Repetir anualmente os problemas dos anos anteriores.
( ) Podem não estar presentes no repertório comportamental atual do indivíduo, necessitando, portanto, serem desenvolvidas.
( ) Possuir um bom repertório de habilidades sociais garante um desempenho socialmente competente. ( ) Deve ser considerada dentro de um determinado marco cultural e implica a especificação de três componentes: uma dimensão comportamental (tipo de habilidade),e uma dimensão situacional (o contexto ambiental).
I. duas ou mais pessoas. II. pessoas que são psicologicamente conscientes umas das outras. III. pessoas que interagem. IV. pessoas que têm uma meta em comum.
I. parte da necessidade de se conhecer a realidade escolar, busca explicar e compreender ceticamente as causas da existência de problemas bem como suas relações, suas mudanças e se esforça para propor ações alternativas (criação coletiva).
II. tem um compromisso mais amplo do que a mera eficiência e eficácia das propostas conservadoras.
III. é um ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico e imprime uma direção às ações dos educadores e dos educandos.
I. possibilita identificar, analisar e entender a realidade institucional utilizando-se de indicadores internos e externos.
II. é uma técnica sócio quantitativa, coletiva, dinâmica e que promove a sinergia entre os componentes do grupo investigado.
III. considera a instituição como um todo, atendendo ao princípio da globalidade e integração de forma associada, permitindo uma visão geral e abrangente da instituição.
I. A escola possui a vantagem de ser uma das instituições sociais em que é possível o encontro das diferentes presenças.
II. A escola é um espaço sócio cultural marcado por símbolos, rituais, crenças, culturas e valores diversos.
III. A escola, enquanto espaço sócio cultural multifacetado, a construção da sua identidade é muito pobre.