Questões de Concurso Público Prefeitura de Formiga - MG 2020 para Médico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q1816054 Veterinária
A contaminação biológica ocorre quando micro-organismos indesejáveis, como bactérias, fungos, vírus ou parasitas estão presentes no alimento. Os micro-organismos, também conhecidos como micróbios ou germes, não são visíveis a olho nu, são amplamente distribuídos e representam os principais contaminantes biológicos dos alimentos. Para sobreviver e se multiplicar, eles precisam de, EXCETO:
Alternativas
Q1816055 Veterinária
O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos (VE-DTA) é instituído e constituído de acordo com as áreas de competência e níveis governamentais pelos órgãos que desenvolvem atividades de:
I. Vigilância Epidemiológica. II. Vigilância Sanitária. III. Vigilância Ambiental. IV. Defesa e Inspeção Sanitária Animal. V. Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal. VI. Laboratório de Saúde Pública. VII. Laboratório de Defesa Sanitária Animal. VIII. Laboratório de Defesa Sanitária Vegetal. IX. Educação em Saúde. X. Assistência à Saúde. XI. Saneamento.
Correspondem às atividades que compõem o VE-DTA
Alternativas
Q1816056 Veterinária
Durante a inspeção sanitária do leite, algumas análises de qualidade devem ser realizadas. Segundo a Instrução Normativa nº 68, de 12 dezembro de 2006, que oficializa os Métodos Analíticos Oficiais Físico-Químicos, para Controle de Leite e Produtos Lácteos, em conformidade com o anexo desta Instrução Normativa, é determinado que sejam utilizados nos laboratórios nacionais agropecuários:
Alternativas
Q1816057 Veterinária
“Consiste na descrição completa e sequencial de todas as operações rotineiras e específicas relativas à produção, armazenamento, distribuição e transporte de produtos, desde a aquisição da matéria-prima até a expedição do produto acabado.” Trata-se de:
Alternativas
Q1816058 Veterinária
As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Oesophagostomum sp (esofagostomose) devem ser condenados quando houver:
Alternativas
Q1816059 Veterinária

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) podem ser causadas por:


I. Toxinas.

II. Bactérias.

III. Vírus.

IV. Parasitas.

V. Substâncias tóxicas.


São considerados agentes causadores de DTA:

Alternativas
Q1816060 Veterinária
Durante a inspeção de carcaças com infestações pelo Cysticercus bovis, a rotina de inspeção obedecerá às seguintes normas, EXCETO:
Alternativas
Q1816061 Veterinária
“RNA vírus, arbovírus do gênero Flavivírus e família Flaviviridae. No Brasil, o principal vetor e reservatório silvestre é o mosquito do gênero Haemagogus janthinomys.” A afirmativa se refere à seguinte doença:
Alternativas
Q1816062 Veterinária
São doenças de notificação compulsória, EXCETO:
Alternativas
Q1816063 Veterinária
“Produto cárneo industrializado, obtido da emulsão de carne de uma ou mais espécies de animais de açougue, adicionados de ingredientes, embutido em envoltório natural, ou artificial, ou por processo de extrusão, e submetido a um processo térmico adequado.” Trata-se de:
Alternativas
Q1816064 Veterinária
Na inspeção ante mortem, quando houver suspeita de carbúnculo hemático, além das medidas já estabelecidas, à inspeção cabe o seguinte procedimento:
Alternativas
Q1816065 Veterinária
O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de potente neurotoxina e se apresenta sob três formas: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal. Suas medidas de controle incluem ações de educação em saúde, estratégias de prevenção e imunização. A imunização para botulismo é recomendada para:
Alternativas
Q1816066 Veterinária
“Ao analisar o leite in natura em laboratório são observadas suas características sensoriais e realizada a preparação das amostras. Dentre as características sensoriais tem-se: aspecto: líquido opaco; cor: branca ou levemente amarelada; odor: característico; sabor: característico. Sobre a preparação da amostra do leite in natura, deve-se homogeneizar a amostra a _____ ou, se necessário, ______________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1816067 Veterinária
“Zoonose transmitida por carrapatos e causada por uma espiroqueta, caracterizada por pequena lesão cutânea, expansiva, única ou múltipla, do tipo mácula ou pápula de coloração avermelhada no local em que o carrapato sugou o sangue, denominada de eritema crônico migratório.” Corresponde ao agente da descrição anterior:
Alternativas
Q1816068 Veterinária
Devem ser condenadas as carcaças que apresentem lesões generalizadas de actinomicose ou actinobacilose. Entretanto, é permitida a rejeição parcial nos seguintes casos, EXCETO:
Alternativas
Q1816069 Veterinária
“Doença parasitária intestinal, frequentemente assintomática. As formas sintomáticas apresentam inicialmente alterações cutâneas, secundárias à penetração das larvas na pele e caracterizadas por lesões urticariformes ou maculopapulares, ou por lesão serpiginosa ou linear pruriginosa migratória (larva currens). A migração da larva pode causar manifestações pulmonares, como tosse seca, dispneia ou broncoespasmo e edema pulmonar (síndrome de Loeffler).” Corresponde ao agente da descrição anterior:
Alternativas
Q1816070 Veterinária
São condenados os bovinos, ovinos e caprinos que, no exame ante mortem, revelem temperatura retal igual ou superior a:
Alternativas
Q1816071 Veterinária
“Geralmente adquirida pela picada de carrapato infectado; a transmissão ocorre quando o artrópode permanece aderido ao hospedeiro por, no mínimo, de 4 a 6 horas. A doença não se transmite de pessoa a pessoa e seu período de incubação é de 2 a 14 dias (em média, 7 dias).” As afirmativas se referem a:
Alternativas
Q1816072 Veterinária
Nos produtos cárneos industrializados, são permitidos o uso de aditivos com diversas funções como acidulantes, antioxidantes e realçadores de sabores, todos com limites máximos de quantidade. Refere-se a um aditivo da categoria realçador de sabor:
Alternativas
Q1816073 Veterinária
As carcaças de animais acometidos por actinomicose ou actinobacilose, apresentando afecções extensas do tecido pulmonar, em processo agudo ou crônico, purulento, necrótico, gangrenoso, fibrinoso, associado ou não a outras complicações e com repercussão no estado geral da carcaça devem ser:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: D
6: A
7: A
8: D
9: D
10: B
11: C
12: D
13: A
14: A
15: B
16: D
17: B
18: D
19: B
20: B