Questões de Concurso Público ISGH 2023 para Médico Hematologista

Foram encontradas 18 questões

Q2088518 Medicina

O Decreto nº 7.508/2011 dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. No que concerne à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), analise as afirmativas a seguir.


I. Compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS.


II. As atualizações serão consolidadas pelo Ministério da Saúde e será disponibilizada a cada dois anos, assim como a lista de tecnologias incorporadas, excluídas e alteradas pela CONITEC e com a responsabilidade de financiamento pactuada de forma tripartite, até que haja a consolidação da referida lista.


III. Os protocolos clínicos ou de diretrizes terapêuticas, quando da incorporação, alteração ou exclusão de tecnologias em saúde no SUS, e da existência de novos estudos e evidências científicas identificados a partir de revisões periódicas da literatura relacionada aos seus objetos, serão consolidados e atualizados pelo Ministério da Saúde.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2088520 Medicina
De acordo com a Lei 8.080/1990, sobre a Assistência Terapêutica e da Incorporação Tecnológica em saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2088521 Medicina

São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

(Fonte: Constituição Federal.)


Sobre a assistência à saúde na iniciativa privada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir.


I. As instituições privadas são permitidas a participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo suas diretrizes, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.


II. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo o tipo de comercialização.


III. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2088522 Medicina

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

(Fonte: Ministério da Saúde.)


Quanto às diretrizes de modelo assistencial e financiamento de Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Q2088536 Medicina

Quanto ao Código de Ética Médica – CEM, analise a afirmativa a seguir:

“Ocorrendo fatos que, a seu critério, prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional, o médico tem o dever de renunciar ao atendimento, comunicando previamente ao paciente ou a seu representante legal, assegurando-se da continuidade dos cuidados e fornecendo todas as informações necessárias ao médico que o suceder.”


Considerando a Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019, é possível afirmar que tal afirmativa é:

Alternativas
Q2088568 Medicina

O objetivo do tratamento da trombocitemia essencial é prevenir complicações trombóticas e hemorrágicas e aliviar sintomas vasomotores. O pilar do tratamento é o uso de agente citorredutor, geralmente associado à baixa dose de aspirina.

(Trombocitemia Essencial – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH, 2018.)

De acordo com as recomendações da ABHH, são consideradas indicações de tratamento citorredutor na trombocitemia essencial, EXCETO:
Alternativas
Q2088569 Medicina

O objetivo do tratamento da trombocitemia essencial é prevenir complicações trombóticas e hemorrágicas e aliviar sintomas vasomotores. O pilar do tratamento é o uso de agente citorredutor, geralmente associado à baixa dose de aspirina.

(Trombocitemia Essencial – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH, 2018.)

Considerando as recomendações da ABHH, analise as situações clínicas a seguir.


I. Paciente, 69 anos, independente do status de mutação JAK2V617F.

II. Paciente, 43 anos, hipertenso, tabagista, com mutação JAK2V617F.

III. Paciente, 33 anos, com episódios de cefaleia e acromelalgia.


A profilaxia primária de trombose com baixas doses de aspirina está recomendada em 

Alternativas
Q2088570 Medicina
As neoplasias mieloproliferativas constituem um grupo de doenças clonais das células progenitoras hematológicas, que afetam uma ou mais linhagens mieloides. A avaliação ideal da medula óssea requer a integração das informações obtidas pelo aspirado e biópsia de medula óssea, mas também da avaliação do sangue periférico. A biópsia de medula óssea oferece uma análise da celularidade, organização topográfica dos diferentes elementos celulares, além de alterações do estroma e morfológicas. Sobre o sistema de gradação de fibrose medular semiquantitativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2088571 Medicina
A imunofenotipagem por citometria de fluxo é um exame de alta complexidade, fundamental para o diagnóstico das doenças onco-hematológicas. O conjunto de testes imunofenotípicos e genético-moleculares consolidam o diagnóstico de diversos subtipos de leucemias e podem auxiliar na escolha dos regimes terapêuticos. Considerando as recomendações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, sobre a imunofenotipagem por citometria de fluxo multiparamétrica, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2088572 Medicina
A utilização de estratégias terapêuticas baseadas na manipulação das alterações epigenéticas está cada vez mais frequente na prática do hematologista. Dentro deste racional, os agentes hipometilantes têm um papel bem estabelecido, especialmente no tratamento de pacientes com Síndrome Mielodisplásica (SMD). Duas drogas – decitabina e 5-azacitidina – têm sido amplamente utilizadas no tratamento das SMD de alto risco. De acordo com as recomendações da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2088573 Medicina
Paciente, 55 anos, com diagnóstico de mieloma múltiplo, apresenta critérios de elegibilidade para Transplante Autólogo de Células-Tronco Hematopoiéticas (TACTH). Encontra-se em bom estado geral e não apresenta outras comorbidades.

De acordo com as recomendações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o esquema preferencial para o tratamento inicial de indução de pacientes elegíveis à TACTH é:

(Considere: Dara – daratumumabe; V – bortezomibe; T – talidomida; D – dexametasona; C – ciclofosfamida; MEL – Melfalano.)

Alternativas
Q2088574 Medicina
Paciente, 55 anos, com diagnóstico de mieloma múltiplo, apresenta critérios de elegibilidade para Transplante Autólogo de Células-Tronco Hematopoiéticas (TACTH). Encontra-se em bom estado geral e não apresenta outras comorbidades.
De acordo com as recomendações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o esquema-padrão de quimioterapia antes do TACTH é:
Alternativas
Q2088575 Medicina
O prognóstico dos pacientes com mielofibrose primária é baseado no modelo denominado Sistema Internacional de Pontuação de Prognóstico (International Prognostic Scoring System – IPSS), utilizado para estimar a sobrevida a partir do diagnóstico. São considerados fatores avaliados pelos IPSS, EXCETO:
Alternativas
Q2088576 Medicina
A trombocitemia essencial é uma neoplasia mieloproliferativa crônica, de comportamento relativamente benigno, apesar de seu curso clínico se caracterizar pela ocorrência de distúrbios microvasculares e/ou complicações trombóticas/hemorrágicas. A mutação da enzima quinase Janus 2 (JAK2), JAK2V617F, é identificada em cerca de 50% dos pacientes. Outros pacientes apresentam uma mutação no gene da calreticulina (CALR). De acordo com as orientações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, sobre a comparação entre tais mutações, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2088577 Medicina

A mielofibrose primária é uma neoplasia mieloproliferativa originada da transformação neoplásica de célula hematopoiética pluripotente, assinalada por fibrose medular. O seu tratamento é complexo e inclui eritropoetina; hidroxiureia; interferon; corticosteroides; imunomoduladores; e, inibidores da JAK. Considerando as recomendações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, analise as afirmativas a seguir.


I. O ruxolitinibe está indicado como tratamento de primeira linha em pacientes com mielofibrose primária de alto risco.


II. A lenalidomida e a pomalidomida apresentam maior tolerabilidade com uma menor taxa de abandono por intolerância à droga em relação a talidomida.


III. O uso de interferon-alfa pode induzir resposta hematológica, redução da esplenomegalia e melhora da sintomatologia, principalmente entre indivíduos que se apresentem na fase proliferativa da doença.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2088578 Medicina

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das mais graves complicações da doença falciforme, sendo uma causa significativa de morbimortalidade. A base fisiopatológica para ocorrência do AVC ainda não se encontra completamente elucidada, estando provavelmente implicados múltiplos fatores.

(Anemia Falciforme – Hidroxiureia e Prevenção Primária de Avc – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH, 2018.)


De acordo com as recomendações da ABHH, o melhor fator preditivo para a ocorrência de um AVC em pacientes com diagnóstico de anemia falciforme pode ser avaliado através de:

Alternativas
Q2088579 Medicina

Paciente HNT, 33 anos, sexo masculino, tem o diagnóstico de beta-talassemia maior. Comparece em consulta ambulatorial de rotina. Nega outras comorbidades. Tem antecedente de esplenectomia há quatro anos. No momento encontra-se assintomático e em bom estado geral. Seu nível de hemoglobina (Hb) atual é de 8,0 g/dL. Considerando o caso clínico, analise as afirmativas a seguir.


I. A necessidade de transfusão em pacientes esplenectomizados é, geralmente, maior do que em pacientes não esplenectomizados.


II. O tratamento recomendado para beta-talassemia maior envolve transfusões regulares de hemácias, dependendo das necessidades de cada indivíduo, a fim de manter o nível de Hb pré-transfusional, em indivíduos sem comorbidades, entre 9 e 10,5 g/dL.


III. A meta média de Hb pós-transfusional deve ser de 12 g/dL, com um valor máximo entre 14 e 15 g/dL.


Considerando as recomendações das Diretrizes sobre a beta- -talassemia maior, da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2088610 Medicina

Em relação ao Código de Ética Médica – CEM, analise as afirmativas a seguir.


I. Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica.


II. Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.


III. Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.


IV. Praticar procedimento de procriação medicamente assistida sem que os participantes estejam de inteiro acordo e devidamente esclarecidos sobre o método.


Considerando a Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019,são normas diceológicas apenas o que se afirma em 

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: A
5: B
6: B
7: A
8: B
9: B
10: B
11: D
12: A
13: B
14: D
15: A
16: A
17: D
18: C