Questões de Concurso Público UFES 2016 para Engenheiro de Segurança do Trabalho

Foram encontradas 25 questões

Q2046101 Segurança e Saúde no Trabalho
Um servidor público de um órgão federal cuja jornada de trabalho é 40 horas semanais se expõe, em decorrência do exercício das atribuições de seu cargo, a ruído intermitente por aproximadamente 6 horas diárias. Além disso, utiliza hidrocarbonetos aromáticos como solventes durante aproximadamente 3 horas diárias de sua jornada laboral. O serviço de Segurança e Saúde do Trabalho desse órgão solicitou a avaliação do ruído, cujo resultado indicou uma dose projetada de 0,86. De acordo com a Orientação Normativa nº 06, de 18 de março de 2013, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o servidor que trabalha sob essas condições 
Alternativas
Q2046102 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Orientação Normativa nº 06, de 18 de março de 2013, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o laudo que fundamenta a concessão de adicionais ocupacionais NÃO deve 
Alternativas
Q2046103 Segurança e Saúde no Trabalho
Um servidor ocupante do cargo de cozinheiro permanece, durante toda a sua jornada de trabalho diária, na cozinha industrial do campus de uma Instituição Federal de Ensino, trabalhando próximo a fontes de calor. Durante os 60 minutos em que está exposto a temperaturas mais elevadas, o servidor repete sequencialmente o seguinte ciclo:
_ No posto de trabalho 1, permanece em pé, junto ao fogão, cozinhando alimentos e fazendo movimentos de mistura, durante 40 minutos, de forma ininterrupta.
_  No posto de trabalho 2, permanece em pé em um ambiente ameno, preparando e cortando materiais para cocção, durante 20 minutos, de forma ininterrupta.  

Imagem associada para resolução da questão


Limites de tolerância para exposição ao calor:
Metabolismo (Kcal/h)                    Máximo IBUTG (Índice de Bulbo                                                         Úmido e Temperatura de Globo)
      175                                                             30,5 ºC       200                                                             30,0 ºC       250                                                              28,5 ºC       300                                                              27,5 ºC
Com base nas informações acima, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2046104 Segurança e Saúde no Trabalho
Ao ser solicitado para avaliar os riscos inerentes a um novo processo, que será utilizado em um projeto de pesquisa de grande porte no setor de Engenharia Elétrica de uma instituição de ensino, o serviço de Segurança do Trabalho decidiu utilizar como técnica de análise de riscos a “Análise dos Modos de Falha e Efeitos” (AMFE). NÃO é considerada uma fase dessa técnica: 
Alternativas
Q2046105 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre os métodos de análise de acidentes de trabalho, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2046106 Segurança e Saúde no Trabalho
Ao profissional que utiliza o computador como ferramenta de trabalho, em escritórios, NÃO é indicado 
Alternativas
Q2046107 Segurança e Saúde no Trabalho
Com base no art. 57 da Lei nº 8.213/1991 e na Orientação Normativa nº 16, de 23 de dezembro de 2013, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, analise os itens de I a V, abaixo, em que são apresentados diferentes tipos de laudos para fins comprobatórios de enquadramento em condições especiais de trabalho.
I. laudo relativo a atividade diversa, salvo quando a atividade que se pretende comprovar tiver sido exercida no mesmo órgão público.
II. laudos técnico-periciais emitidos por determinação da Justiça do Trabalho em ações trabalhistas, acordos ou dissídios coletivos.
III. laudo realizado em localidade diversa daquela em que houve o exercício da atividade.
IV. laudo relativo a órgão público ou a equipamentos diversos, ainda que as funções sejam similares.
V. laudos emitidos pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
De acordo com a Lei nº 8.213/1991 e com a Orientação Normativa nº 16, de 23 de dezembro de 2013, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para fins de comprovação do tempo de serviço público prestado sob condições especiais, NÃO serão aceitos os laudos relacionados em 
Alternativas
Q2046108 Segurança e Saúde no Trabalho
Para o servidor em efetivo exercício de atividade comprovadamente especial, de acordo com a Orientação Normativa nº 16, de 23 de dezembro de 2013, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, NÃO será(serão) considerado(os/a/as) como tempo de serviço especial: 
Alternativas
Q2046109 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação às trocas térmicas nos ambientes e postos de trabalho, é INCORRETO afirmar que  
Alternativas
Q2046110 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Orientação Normativa nº 06, de 18 de março de 2013, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sobre adicionais ocupacionais, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2046111 Segurança e Saúde no Trabalho
O Decreto nº 7.602, de 7 de novembro de 2011, dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), que tem como finalidade promover a saúde e a qualidade de vida do trabalhador, bem como prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Sobre a PNSST, é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2046112 Segurança e Saúde no Trabalho
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é um órgão mundial que discute temas estratégicos sobre as relações de trabalho no mundo. Sobre a OIT e suas convenções, analise as afirmativas abaixo.
I. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência da Organização das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres tenham acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
II. De acordo com a Convenção nº 170 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a expressão “utilização de produtos químicos no trabalho” compreende toda atividade de trabalho que pode expor um trabalhador a um produto químico e abrange: a produção, o manuseio, o armazenamento e o transporte de produtos químicos, a eliminação e o tratamento dos resíduos de produtos químicos, a emissão de produtos químicos resultantes do trabalho, e a manutenção, a reparação e a limpeza de equipamentos e recipientes utilizados para armazenar produtos químicos.
III. Todos os produtos químicos deverão portar, em sua rotulação, uma marca que permita a sua identificação. Os produtos químicos perigosos deverão portar, ainda, etiquetas de fácil compreensão para os trabalhadores e que facilitem o acesso a informações essenciais sobre a classificação, os perigos que o produto químico oferece e sobre as precauções de segurança que devem ser observadas.
IV. Os trabalhadores ou seus representantes terão direito a apresentar propostas, receber informações e orientação e recorrer a instâncias apropriadas, a fim de assegurar a proteção contra riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2046113 Segurança e Saúde no Trabalho
Os fogos são classificados, de acordo com o material combustível, em cinco classes: A, B, C, D e K. NÃO é uma substância, presente em extintores, adequada para combater fogos de classe B:  
Alternativas
Q2046114 Segurança e Saúde no Trabalho
Correlacione as classes de fogo, na Coluna A, com seus respectivos métodos de extinção adequados, na Coluna B: 
Coluna A 
(1) Classe A (2) Classe B (3) Classe C (4) Classe D
Coluna B 
( ) A extinção do fogo se dá por abafamento, pela quebra da cadeia de reação química e/ou pela retirada do material combustível. 
( ) A extinção do fogo deve ser feita por meio de agente não condutor de eletricidade. 

( ) A extinção do fogo exige, para cada tipo de metal combustível, equipamentos, técnicas e agentes extintores especiais, que formam uma capa protetora e isolam o metal combustível do ar atmosférico. 
( ) A extinção do fogo se dá por resfriamento, principalmente pela ação da água, que é o mais efetivo agente extintor, e por abafamento, como ação secundária. 

A sequência numérica CORRETA que preenche os parênteses da Coluna B, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q2046115 Segurança e Saúde no Trabalho
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e com a promoção da saúde do trabalhador. De acordo com a Norma Regulamentadora 5, do Ministério do Trabalho e Emprego, NÃO é uma atribuição da CIPA: 
Alternativas
Q2046116 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Norma Regulamentadora 4, do Ministério do Trabalho e Emprego, para cumprimento das atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho em tempo integral, a empresa poderá contratar mais de um médico do trabalho, desde que a jornada diária de trabalho de cada um deles seja de, no mínimo,  
Alternativas
Q2046117 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Norma Regulamentadora 6, do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata do Equipamento de Proteção Individual (EPI), é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2046118 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora 7 (NR 7), do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) com o objetivo de promoção e preservação da saúde dos trabalhadores. De acordo com essa NR 7, os exames médicos periódicos de trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho, que impliquem o desencadeamento ou o agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, daqueles que sejam portadores de doenças crônicas devem ser repetidos: 
Alternativas
Q2046119 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora 9 (NR 9), do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores. Com base na NR 9, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2046120 Segurança e Saúde no Trabalho
Conforme a Norma Regulamentadora 10 do Ministério do Trabalho e Emprego, nas instalações elétricas e em serviços em eletricidade deve ser adotada sinalização adequada de segurança, destinada à advertência e à identificação dos riscos. NÃO é necessário sinalização de segurança para as seguintes situações: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: A
6: E
7: D
8: C
9: C
10: D
11: C
12: E
13: C
14: E
15: E
16: B
17: D
18: C
19: A
20: C